Com certeza você já deve ter notado que o uso de bigodes diferentes estão voltando com tudo no universo masculino, certo! Só uma retomada na história: eram muito tradicionais e requisitados nos anos 60 e 70, depois disso, nos anos 90 caíram no esquecimento e, depois disso, no início dos anos 2000 foram substituídos pelas barbas.
Porém, felizmente, eles estão voltando e marcando presença nas produções de muitos homens modernos e cheios de personalidade. Cada um dos tipos existentes evidência uma época e uma fase no tempo, agregando não somente no estilo dos homens atualmente, mas também uma marca da masculinidade.
Mas, a grande questão é, afinal, é possível utilizar um bigodão no dia a dia sem parecer que saiu de um filme dos tempos antigos? A resposta é “sim”! Não estou me referindo a aqueles bigodes encerados hipster estilo gentleman. Estou falando sobre os bigodes despretensiosos, modernos e honestos.
No entanto, antes de começarmos, é preciso ficar ciente que: o bigode é uma faca de dois gumes. Ou seja, mesmo que ele adicione personalidade, distinção e equilíbrio em suas características, pode te fazer parecer um pouco forçado. Por isso, é preciso reconhecer se realmente combinam com o seu estilo, não é atoa, aliás, que são considerados verdadeiras joias raras – não é para qualquer um, não. Se você está pronto para deixá-lo crescer, separei 10 tipos mais comuns para te ajudar a encontrar o seu!
Como saber meu tipo de bigode? Conheça os estilos!
Não há uma regra específica para decidir o tipo de bigode adequado, ainda mais com os diversos estilos, formatos e sobreposições. Vale dizer que não existe uma ciência responsável por nomear os bigodes, porém, reuni aqui algumas opções mais caricatas e, ao mesmo tempo, modernos. Vamos conhecê-los?
1- Lampshade Mustache (Bigode abajur)
Começaremos pelo bigode conhecido como abajur, o qual recebe o nome pela sua forma trapezoidal: sim, realmente se parece com um abajur. Esse modelo é muito representado como um stache de policial, devido as regras de barbear para os militares.
O Lampshade não devem parecer espessos ou cortados, não podem se estender além da borda do lábio. Suas bordas são mais altas do que a parte inferior do nariz, sem deixar que os fios toquem a parte do lábio superior.
2- Bigode Morsa (Walrus)
Esse estilo de bigode é extremamente famoso em desenhos animados, marcado pelo personagem Leôncio do desenho Pica-Pau. O modelo é chamado por Morsa, pois, é similar aos bigodes de uma morsa. É uma opção natural penteado para baixo, que pode cobrir o lábio inferior envolvendo o lábio superior.
Não é um estilo prático e nem fácil de cuidar. Combina super bem com cabelos maiores e é ideal para homens com um grande volume de pelos, se possível, sem falhas.
3- Bigode Chevron
Esse é o chevron, que é super fácil e simples de fazer e cuidar. Não é um modelo com um grande volume, como o morsa, mas não fica para trás em impor respeito e autoridade. O que difere os dois modelos é que, no chevron, o corte acompanha o lábio superior, o evidenciando.
Esse bigode combina super bem com homens de cabelos raspado ou calvos, com rosto mais arredondado. Lembre-se de sempre mantê-los limpos e hidratados.
4- Bigode Handlebar
Em busca de uma opção super caricata e um tanto quanto característica? O Handlebar têm tudo isso! O estilo une com maestria o moderno e o tradicional, é o famoso”mustache”, sabe? A incomparável “voltinha” nas pontas necessita de um volume razoável de pelos e combina super bem com rostos finos.
Porém, não é uma opção que combina com todos o estilo, invista no visual e opte por uma produção que acompanhe a personalidade peculiar do bigode.
5- Bigode Lápis (Pencil Mustache)
Clássicos dos clássicos de Hollywood, o bigode lápis era muito comum entre os anos 1930 e 1940. Porém, Brad Pitt o trouxe de volta para os holofotes em Bastardos Inglórios, o que fez com que o estilo voltassem para as trends. Mas, já ressalto que não é um bigode para homens casuais que amam um calça jeans e camiseta. Combina melhor com a formalidade e trajes finos, como smoking e terno.
6- Ferradura
O bigode ferradura é para homens ousados e que não tenham medo de adicionar personalidade nas produções. Como o próprio nome já diz, o estilo é em formato de ferradura, com só a parte do queixo raspada. Para esse modelo, será necessário cultivar também a barba, criando uma espécie de cavanhaque.
7- Bigode âncora
O bigode âncora oferece um efeito mais sutil, mas sem abrir mão da personalidade. O estilo combina perfeitamente com formatos de rostos mais arredondados: não precisa ser muito fino, nem muito grosso. A ideia aqui é deixar o bigode crescer com a parte de baixo do queixo também, conferindo um formato de âncora.
8- Bigode beardstache
O Beardstache é caracterizado como uma versão mais moderna e descolada do chevron. É uma opção mais aparada e delimitada, por isso, requer bastante cuidado em manter. É o tipo perfeito para você que está em busca de um tipo de bigode e cavanhaque juntos. Mas, não se esqueça de mantê-los hidratados, limpos e razoavelmente baixos.
9- Bigodinho
Outra versão do chevron, mais atualizada e de tamanho reduzido. O bigodinho é um dos tipos mais populares nos últimos anos, sendo ideal para homens que não contam com uma barba muito cheia, deixando apenas o bigodinho style. Para esse estilo, use seus acessórios masculinos!
10- Dali
Para finalizar com chave de ouro, trouxe o bigode dali! Esse estilo, desenvolvido pelo pintos Salvador Dali, é fininho, com uns fios esticados em formatos pontudos e cantos da boca raspados – ousado e característico!
Qual o melhor tipo de bigode e cavanhaque?
O tipo mais moderno para homens que buscam por bigode e cavanhaque é o beardstache. Essa opção é super funcional, ou seja, você não precisa necessariamente contar com um grande volume de pelos. Mas, assim como as outras, requer cuidados em manter e cuidar do seu formato super delimitado.
Como fazer o bigode ferradura?
Para fazer o bigode fechadura, siga os seguintes passos:
- Apare todos os pelos em torno do bigode em 3 a 5mm e escolha uma posição mais comprida para o redor da boca;
- Faça uma linha reta que segue o canto externo dos lábios até o queixo;
- Faça um linha reta que segue o canto interno do lábio inferior até o queixo;
- Uniformize a extremidade superior;
- Raspe os pelos entre as duas colunas;
- Remova todos os pelos que sobrarem, incluindo pescoço, bochechas e queixo.
Como fazer o bigodinho?
É possível fazer o famoso bigodinho fininho seguindo as seguintes etapas:
- Faça a barba normalmente, deixando a área do bigode;
- Estilize o bigode no formato escolhido;
- Apare os pelos do contorno do nariz;
- Ajustes as pontas e lugares que não estão simétricos.
Como deixar o bigode curvado?
Para garantir as tão desejadas “voltinhas” na extremidades do bigode, basta utilizar uma cera de bigode. Com ela, você irá fixar os pelos, enrolar e modelá-los seguindo o estilo escolhido.
Com essa gigantesca variedade, fica muito mais fácil escolher um tipo de bigode ideal para você. Essas dicas também são essenciais para cabeleireiros, afinal, precisam estar atualizados nas tendências do universo masculino. Deseja conhecer mais sobre a moda masculina? Continue acompanhando os conteúdos da Vorax Acessórios!