Barba Van Dyke: tenha um bigode e cavanhaque de respeito

Entre as muitas tendências e estilos de barba que surgiram ao longo dos anos, a barba Van Dyke destaca-se como uma escolha clássica e sofisticada para homens que desejam um visual distinto. Isso porque se trata de um design característico de épocas passadas, mas cheio de estilo e personalidade.

Gostou da ideia? Então siga no texto que elaborei para vocês aprenderem tudo sobre a barba Van Dyke: desde sua história fascinante até dicas práticas de manutenção e estilo para quem quer ostentar um cavanhaque de respeito.

Boa leitura!

O que é uma barba Van Dyke?

A barba Van Dyke é uma barba com bigode separado de um cavanhaque bem definido no queixo. Essa aparência única é inspirada no famoso pintor flamengo do século XVII, Anthony Van Dyck, que era conhecido justamente por retratar homens com esse estilo de barba distinto.

Desde então, a barba Van Dyke se tornou um símbolo de elegância e charme masculino, acompanhando o homem moderno em diversos estilos masculinos.

Como fazer uma barba Van Dyke?

Para deixar sua barba no estilo Van Dyke, é preciso tomar cuidados que vão do crescimento da barba até o design do barbear e, claro, a conservação tanto da forma, quanto da saúde dos pelos. Preparei um passo a passo que pode facilitar bastante sua vida ao simplificar o processo:

  1. Crescimento da barba: permita que sua barba cresça até uma altura razoável. Minha indicação é de manter entre 1 a 2 centímetros de comprimento para garantir que haja pelos suficientes para esculpir o estilo desejado;

  2. Definindo o bigode: nessa etapa é importante contar com uma boa tesoura de barba ou, então, um cortador elétrico para aparar o bigode. Esse cuidado garante que o bigode fique bem separado do cavanhaque. Imagine, como parâmetro para a divisão, uma linha que se estende da extremidade de cada lábio;

  3. Esculpir a barba: siga definindo a linha da mandíbula e do queixo, criando uma forma mais angulada para desenhar o cavanhaque. Cuide para manter as linhas limpas para obter o visual clássico desejado, dando, assim, destaque às formas características.

Vale ressaltar que uma barba Van Dyke não é um único estilo. Fique à vontade para explorar diversos formatos de cavanhaque e bigodes para encontrar o estilo que mais te agradar e mais valorizar seu rosto!

Dicas para Cuidar da Barba Van Dyke

Para cuidar da sua barba Van Dyke é essencial realizar uma lavagem completa regularmente. Lembre-se que não se trata daquelas barbas cheias e muito volumosas que podem esconder algum aspecto ou imperfeição.

O segredo da Van Dyke está no aspecto e no design elegantes e sempre bem alinhados, o que torna recomendada a lavagem com shampoo específico para manter os pelos limpos e saudáveis. De quebra, o processo ainda ajuda a prevenir a coceira e a caspa na pele sob a barba. Além da lavagem, uma boa hidratação também vai muito bem, com óleos e bálsamos próprios para manter os pelos macios, hidratados e livres de pontas duplas.

Use também uma escova de cerdas naturais para desembaraçar e alinhar os pelos da barba. Dessa forma, você não somente tem a ferramenta certa para distribuir uniformemente os produtos de cuidados faciais, como também para manter a barba alinhada no dia a dia.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, está o cuidado de aparar bigode e cavanhaque com frequência. Mantenha a forma e o comprimento desejados com cortes regulares a cada uma ou duas semanas e tenha sempre um legítimo Van Dyke como sua marca registrada.

Essas e outras dicas estão disponíveis no meu outro post focado em 5 dicas para cuidar da barba todos os dias. Confira e tenha um cuidado completo!

A barba Van Dyke é muito mais do que apenas uma tendência passageira: é um estilo atemporal que confere uma aura de sofisticação e masculinidade até hoje. Com os cuidados e a atenção adequados, qualquer homem pode dominar esse visual icônico para elegância à sua aparência, sendo possível ainda encontrar o estilo de bigode e cavanhaque ideal para cada caso. Siga as dicas e técnicas de estilo para ter aquela barba responsa e impressionar!

Conte sempre com o blog da Vorax Acessórios para seguir acumulando tudo o que é importante para estruturar a postura e o visual ideal de um homem moderno! Veja, por exemplo, dicas de como causar uma boa primeira impressão — aspecto que pode te ajudar demais para conhecer novas pessoas, conquistar alguém especial, fechar negócios e muito mais.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022