Cuidados com a barba : um guia de cuidados e estilos

Cultivar uma barba de respeito é uma tarefa que exige dedicação, mas a satisfação de transformar seu estilo faz tudo valer a pena! A cultura da barba voltou com tudo, e ficou muito mais fácil ter os melhores cuidados com a barba, vale a pena conferir nosso guia!

Dicas para crescer a barba

escovando-a-barba

Vamos pelo início! Um bom cuidado com a barba começa no momento do crescimento do fio!  E tem muita questão em jogo nesse momento: por ser baseado especialmente no volume de testosterona, os homens têm diferentes padrões.

Mas, para todo caso existe uma solução, e cada vez mais existem fármacos e tônicos potentes para estimular o crescimento dos fios. Compostos como Minoxidil devem ser aplicados na dosagem certa, com um veículo suave para evitar o ressecamento e outros efeitos colaterais, jamais administre ele sem prescrição de um dermatologista.

Aposte em tônicos mais naturais que estimulem o crescimento sem ressecar a pele, pelo contrário: eles dão a hidratação necessária para os fios crescerem com qualidade.

Escolha um formato de corte e mantenha-o

tipos-de-barbas-masculinas

É importante escolher vai ser o formato de sua barba. Existe uma enorme variedade de estilos e formatos:

1. Barba tradicional

dicas-para-barba-crescer

Entre o volume curto e médio, esse tipo de barba segue e acentua o formato do rosto, então se você quer criar um efeito mais renovador, aposte em um modelo com mais detalhes.

2. Cavanhaque

Ótimo para dar uma esticada na face, especialmente para rostos mais arredondados, ele pode vir acompanhado de bigode ou ser o tradicional goatee, também, com o o van dyke, empresta uma pegada clássica, ou uma barba de encaixe, como a balbo, que é mais expandida mas não fica conectada por costeletas.

3. Com efeitos

As barbas degradê tem feito muito sucesso por criar uma transição suave, ótima para combinar com o cabelo, a famosa “barba na régua”, que dá bastante destaque ao rosto, mas exige manutenção constante.

4. Barba cheia

Retomando sua popularidade, a barba cheia vem em diferentes formatos: quando mais afunilada e triangular, chamamos de modelo lenhador, mas os tipos mais arredondados e quadrados também dão um estilo único para a silhueta do rosto.

5. Bigode

barba-bigode

Para dar aquele ar de perspicácia, o bigode tem muita variedade, do corte em ferradura, tradicional no estilo rock até os bigodes mais modelados e extremos nunca passam despercebidos!

Para escolher o seu tipo de barba, considere, antes de tudo, o seu formato de rosto:

Rosto quadrado

São privilegiados pelas barbas que acompanham o formato do rosto, da barba por fazer ao estilo tradicional, ou até equipada por um bigodinho.

Rosto oval

Um estilo mais universal, fica bem com quase tudo, mas evite costeletas muito grandes para não prejudicar o formato singular desse tipo de rosto.

Rosto redondo

Se quer esticar mais a silhueta, use cavanhaques, se for para ter uma barba mais cheia, prefira o estilo lenhador, que dá uma alongada natural com a linha central mais afunilada.

Rosto diamante

Esse formato de rosto fica bem com barbas suspensas  e também com as clássicas costeletas. Barbas arredondadas, bem preenchidas também se beneficiam desse modelo de rosto.

Prepare a pele

Para deixar sua barba crescer, além de bem tonificada, a pele precisa estar bem limpa, saudável. Considere hidratar desde o primeiro momento sua pele e não deixe de ir fazendo a manutenção.

As quatro primeiras semanas são determinantes no crescimento da barba, e é natural que você tenha novas sensações na pele e que a oleosidade aumente, uma dica é resistir ao impulso de ficar coçando para evitar fios encravados e inflamações.

Enquanto os fios ainda não têm comprimento, você pode usar sabonetes neutros para o rosto para manter os cuidados com limpeza de pele, dê preferência àqueles com efeito calmante para a pele e, junto do tônico, trate os primeiros fios com os balms, que são soluções mais cremosas e espalháveis, para dar aquele gás na hidratação.

Cuidados com a barba no dia a dia

aparando-fios-da-barba

Com o corte escolhido e a barba crescendo, chega a hora de adotar sua rotina de cuidados do dia a dia:

Alinhe os fios

Não deixe de escovar e pentear seus fios. A escovação pode ser feita de uma a duas vezes no dia, com uma escova suave, de pelos de javali, com ela você vai ir alinhando, direcionando os fios no sentido do formato escolhido para a barba, senão você corre o risco de fios mais achatados ficarem espetados ou rebeldes.

Tenha sempre um pente suave no bolso para ir deixando a barba penteada no dia a dia, evite cerdas muito finas, que repuxem ou entortem o fio.

Para criar uma “memória elástica” na modelagem dos fios, não deixe de usar pomadas modeladoras, que hidratam, delineiam e perfumam os fios.

No caso do bigode, é importante usar uma cera específica, que molde os fios e evite que fiquem caindo na boca.

Lave bem os fios com produtos especiais para barba

produtos-específicos-para-a-barba

Apesar de serem vizinhos, cabelo e barba são bastante diferentes: a barba costuma ser mais espessa e bem menos oleosa, por isso agentes usados para aumentar a espuma e a maleabilidade do cabelo e remover toda a oleosidade, como o sulfato e os parabenos.

Na verdade, remover a oleosidade vai deixar sua barba ainda mais rebelde e quebradiça.

Use apenas produtos específicos para a barba. Shampoos convencionais não abrem nem hidratam a cutícula dos fios de maneira adequada, e os condicionadores de cabelo tampouco conseguem fechar bem os fios e segurar a hidratação.

Já o couro cabeludo do rosto precisa ter um pH bem controlado, para evitar as temidas caspas e coceiras. Esfolie ocasionalmente o couro do rosto, e lave a barba com água quente, para relaxar os fios e abrir os folículos.

A chave de manter o cuidado com a barba está no uso de óleos para os fios. Eles são turbinados com princípios ativos e têm ótimos perfumes.

Para usar da forma correta, aplique algumas gotas na mão e vá aplicando da base até as pontas dos fios, depositando o excesso nas pontas.

Faça a manutenção da barba

manutenção-da-barba

Apare os fios com regularidade e mantenha a linha da barba bem nítida. Não deixe de usar uma boa espuma, para evitar sensibilidades, e ainda mais importante é ter uma loção pós-barba que acalme os efeitos da fricção da lâmina.

Não deixe os fios irem ficando rebeldes, especialmente se quiser preservar um formato mais definido, assim você “educa” a barba a enrolar em uma certa altura do fio.

Dicas de estilo para barba

barba-na-régua

A barba abre muitas possibilidades de estilo. Com a cabeça raspada, barbas mais agressivas como a barba cheia e quadrada, o cavanhaque e bigodes mais extremos deixam o visual no ponto.

Para dar um contraste na barba grande, cabelos bem delineados mantém um formato mais coeso no rosto. Agora, se você for cabeludo, evite barbas arredondadas, para não criar um excesso de informação capilar.

Com barbas longas, use colares com pingentes para destacar o fim da extensão da barba. Já e rostos mais definidos, com barbas suspensas, agregue um brinco, alargador ou piercing no nariz para não deixar essa faixa muito neutra.

Piercing no lábio pode criar um efeito centralizador somado com a barba. As modificações corporais dialogam muito bem com barbas.

E aí,  definiu melhor o seu estilo? Aqui na Vorax nós temos todos. Acompanhe nosso blog para curtir mais artigos e dicas sobre a vida do homem moderno!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022