Guia do look masculinos para casamento: 5 dicas essenciais!

Quando somos convidados para um casamento ou outro evento elegante — como formaturas, aniversários de 15 anos, etc. —, as dúvidas sempre aparecem: como se vestir adequadamente para esses momentos? Precisa ir de terno? Tem como usar acessórios masculinos? Como usar cada um?

Pensando em tirar todas essas dúvidas, eu preparei este guia completo para você montar o seu look masculino para casamento! Ficou interessado? Então continue a leitura:

Look masculino para casamento: 5 dicas!

Abrangendo as diversas perguntas sobre o assunto, eu separei 5 dicas gerais que vão acabar atendendo cada uma delas da melhor forma, trazendo informações realmente úteis para montar um look masculino para casamento. Então, aqui vou te ajudar a escolher a roupa certa. Veja abaixo.

Imagem de noivo e padrinhos usando look para casamento posando para foto

1. Siga o que foi proposto no convite

O jeito mais fácil de saber por qual caminho seguir, é conferindo o que os donos da festa estão esperando. Normalmente essa informação vem no convite, dizendo se você precisa ir com traje casual, esporte fino ou traje completo.

Estilo casual: pode ser apenas uma calça de sarja — em um corte mais esportivo ou de alfaiataria —, uma camisa, cinto, tênis e acessórios, como as correntes. Um jeito bem bacana de equilibrar o visual é dobrando a manga da camisa, porque quebra a formalidade e ajuda a deixar tudo mais casual.

Esporte fino: remete o equilíbrio entre o fino e o casual, dessa forma você fica livre para usar calça de alfaiataria e blazer, como também pode trocar por uma sarja esportiva. A gravata se torna opcional e o sapato social se torna uma melhor pedida. Agora, se o convite pede um traje completo, você precisa usar a calça, colete e blazer de mesmo tecido e cor, trazendo um visual bem mais formal e elegante.

Imagem de noivo usando blazer completo para casamento

Dica de ouro: se não tem nada de escrito no convite, é bem melhor entrar em contato com quem te convidou, porque além de mostrar interesse e dedicação ao evento, você ainda tem uma resposta mais certeira sobre o traje pedido.

2. Leve em conta o horário do casamento

Outro direcionamento que o convite pode te dar é quanto ao horário. Esse ponto já não se trata de uma regra, mas como uma dica para se arrumar de forma mais certeira, porque cada momento do dia combina melhor com um tipo específico de roupa:

Imagem em destaque de noivo se preparando para casamento

Que roupa o homem deve usar em casamento de noite?

Em casamentos no período da noite, o mais recomendado é procurar combinações de roupas escuras, independentemente do traje pedido no convite. Dessa forma, mesmo que você não precise de um terno, a sua roupa casual fica muito mais bem pensada quando é combinada em tons escuros, como preto, cinza e azul marinho.

Imagem de noivo abotoando colete preparação para o casamento

Que roupa o homem deve usar em casamento de dia?

Já quando falamos de look masculino para casamento de dia, sendo terno completo, esporte fino ou casual, os variados tons de bege, azul e branco são uma opção bem comum, porque carregam um visual mais leve e equilibrado para o horário da cerimônia. Além disso, seja qual for o horário do evento, a combinação de cores nas roupas masculinas fazem a diferença.

3. Se arrume com base no local da festa

De manhã ou de noite, uma festa de casamento pode ser feita em salões, chácaras, fazendas, praias e diversas outras opções, e cada uma delas carrega um conceito diferente. Uma festa em um rancho costuma ser um pouco mais informal do que as feitas em salões, mas isso você precisa entender pelo convite e pelos noivos — se ficar em dúvida, não tenha medo de perguntar e tirar suas dúvidas!

Imagem de festa de casamento convidados dançando

Quando pensamos em uma festa na praia, uma bermuda de alfaiataria se torna muito bem-vinda e pode deixar o visual ainda mais elegante do que se estivesse usando uma calça. As combinações, das mais formais às mais simples, possibilitam trazer esse ar diferente, usando acessórios como chapéus, brincos e colares. Ah, lembre-se também de tomar cuidado sempre o tamanho ideal das correntes masculinas quando decidir incluir uma no seu visual!

Imagem de noivo se olhando no espelho se arrumando para casamento

4. Abotoe o blazer da forma correta

Agora que já falei sobre como escolher o visual, vou falar um pouco sobre a finalização. Até porque, quem nunca ficou em dúvida em como abotoar um blazer que atire a primeira pedra, não é mesmo? Pois é, essa é uma questão importante que faz muita diferença, mas a resposta é mais simples do que parece.

Quando o seu blazer tiver apenas um botão, ele precisa ficar fechado sempre que você estiver em pé — então, quando for se sentar, você pode soltar caso queira —. Já nos modelos de dois botões, o primeiro precisa sempre estar abotoado e o segundo sempre aberto. Por fim, quando o blazer tem três botões, o primeiro é opcional, o segundo é sempre abotoado e o terceiro é sempre aberto.

Imagem de pai do noivo abotoando roupa para casamento

Bem simples, não? Esse tipo de instrução é ótima para nos ajudar a manter o visual na medida certa.

5. Se for alugar ou comprar, confira o caimento

Para finalizar este guia, lembre-se de provar e observar muito bem as peças, seja quando for comprar ou alugar. Isso porque uma roupa pode até ser elegante, mas quando o caimento não combina, perde completamente a sofisticação. Por isso, quando estiver provando camisas e calças slim, cuide para que elas fiquem rentes ao corpo, mas não apertadas.

Imagem de noivo se arrumando para casamento

Já quando for comprar/alugar algo de corte regular, lembre-se de deixar tudo, o caimento precisa ser o equilíbrio certo entre o largo e o rente. Esses cuidados fazem a diferença no resultado final do seu look masculino para casamento.

De qualquer forma, espero que este conteúdo tenha te ajudado, por isso, lembre-se de compartilhar ele com seus amigos que também estão em dúvida sobre suas roupas para eventos importantes. Aqui no blog você encontra diversos conteúdos sobre moda masculina, focados completamente em te ajudar no dia a dia, até mesmo com dicas para montar look de inverno masculino.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022