Conforme o tempo passa e a idade aumenta, é cada vez mais comum notar a redução do seu ciclo de amigos, e principalmente, a dificuldade em fazer amigos novos — um processo quase que natural, se considerarmos que com o amadurecimento, a rotina e as prioridades mudam, o que tende a nos afastar de algumas pessoas. Seja por escolha própria ou não.
Tudo isso nos faz pensar que fazer amigos na infância era mais fácil. Afinal, todos compartilhavam as mesmas vontades e encontrar tempo de sobra não era problema.
Com a chegada da vida adulta, a sensação é que está cada vez mais difícil estabelecer vínculos e que entre os compromissos e obrigações não há tempo ou energia para conhecer pessoas e alimentar relações novas.
Se você também acha que o trabalho, o relacionamento e os filhos ocupam o seu tempo, mas sente falta da conexão que uma amizade verdadeira proporciona, veja as dicas que preparamos e saiba como fazer amigos depois de adulto!
1. Esteja aberto
O primeiro passo para fazer amigos na vida adulta é assumir uma postura mais aberta. Isso vale tanto para as pessoas em si quanto para as situações e eventos que possam surgir.
Permita-se participar de momentos de confraternização que você costuma pular, como um almoço com os colegas de trabalho, uma troca de ideias no happy hour, convites para experimentar exercícios e atividades novas e tudo de novo que pode te fazer passar mais tempo com pessoas diferentes, estreitando relações.
Para fazer mudança, é preciso dedicação. Aceite mais convites e seja também a pessoa que convida. Procure estar mais presente e mostre que se importa com as pessoas.
2. Marque encontros com amigos do passado
Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, vale muito a pena resgatar alguns amigos do passado de quem você sente falta e marcar encontros para se atualizar.
Existem sempre alguns amigos que temos um carinho muito especial, mas que a rotina e o tempo fizeram com que vocês se afastassem.
Para criar esses encontros, você pode convidar um grupo antigo de amigos que estudou junto, trabalhou ou até mesmo morou no mesmo lugar. Deixe-os livres para convidar quem quiserem, ampliando as possibilidades. Assim o evento se torna mais entusiasmante e interessante para todos.
Aproveite para se preparar conferindo nosso post que ensina como causar uma boa impressão com 6 dicas práticas!
3. Comece novos hobbies
Grande parte de conhecer novos amigos tem a ver com frequentar lugares novos e conhecer pessoas diferentes. Por isso, uma rotina que não muda há muito tempo pode prejudicar o processo.
Na intenção de conhecer amigos e pessoas novas, vale a pena iniciar um hobbie novo, praticar um esporte diferente, fazer um curso ou até mesmo trocar de academia. Procure frequentar lugares diferentes e aproveite para começar novos hábitos.
Tenha em mente que o meio influencia muito no seu estilo de levar a vida, por isso conhecer pessoas praticando os mesmos hobbies que você pode até se tornar uma motivação a mais.
4. Aproxime-se dos colegas de trabalho
Quando não for possível iniciar novas atividades, se aproxime das pessoas que já fazem parte do seu dia a dia, mas que você ainda não conheceu.
Considerando que seu trabalho certamente é o local onde você passa a maior parte do seu tempo, por que não se dedicar mais a conhecer as pessoas que fazem parte do seu convívio?
Dê uma chance para as pessoas que você ainda não conhece e aproveite a conveniência de encontrá-las todos os dias para criar e fortalecer essas conexões!
Aproveite e confira nosso post com dicas para acertar no presente do seu amigo homem!
5. Abra sua casa para receber pessoas
Para saber como fazer amigos depois de adulto, também é preciso se esforçar. Pode ser que não marcar compromissos, dedicar tempo para conhecer pessoas e principalmente recebê-las na sua casa seja muito mais confortável.
Mas é preciso transformar sua conduta para que algo mude.
Portanto não desanime se os convites não surgirem mesmo depois que você adotou uma postura mais aberta. Tome você a atitude e convide as pessoas das quais você gostaria de aproximar para um almoço, um churrasco ou um café na sua casa!
6. Seja você mesmo
Em muitos momentos, mesmo que inconscientemente, somos pegos nos moldando aos gostos e ao estilo de outra pessoa só para agradar. Esse é um caminho perigoso e desgastante, pois não dá para construir relações sustentando um personagem.
Por isso, seja você mesmo desde o início! Não tenha medo de discordar e expor suas opiniões. Você não precisa pensar sempre igual a outra pessoa para se aproximar dela. É nos conflitos de ideais que se pode discutir de forma madura e evoluir.
Pessoas com a coragem de serem elas mesmas costumam ser mais honestas e passam uma sensação de confiança que cativa as pessoas ao seu redor.
Por isso, ser autêntico é a melhor forma de aproximar pessoas que se identificam com você — e já serve como um filtro para afastar quem não vive o mesmo momento e ideais parecidos.
7. Priorize qualidade e não quantidade
Fazer amigos depois de adulto pode ser tão desafiador quanto manter essas amizades — especialmente em grandes grupos.
Por isso, priorize qualidade e não quantidade. Invista seu tempo e sua energia em conhecer poucas pessoas, mas aquelas que você realmente sente que vale a pena se aproximar e está disposto a se esforçar para conhecer de forma mais profunda.
Seguindo essas dicas você certamente vai sentir as possibilidades se abrindo e novas pessoas se aproximando. Curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhar o post com aquele amigo que precisa ver isso!
Para conferir mais dicas sobre relacionamento interpessoal e dicas de moda para homens, continue de olho no blog da Vorax!