Moda masculina dos anos 60: dicas de como usar

Moda masculina dos anos 60: dicas de como usar

A moda masculina dos anos 60 inspirou não apenas os estilos de roupas, mas também a arte e a música daquele período, que deixaram de lado o aspecto clássico vigente até então, direcionando para o lado descolado e rebelde que o rock proporcionava.

As roupas masculinas, na época, ficaram mais coladas ao corpo, o uso do jeans se tornou mais e mais frequente, e as jaquetas passaram a fazer parte do look extravagante, que estava em alta. Além disso, a barba já não era feita diariamente, e os cabelos dos homens passaram do curto ao comprido.

As vestimentas também exigiram um jogo de combinações de cores e modelos intensos, que pretendemos montar no texto de hoje. Mas, antes de apresentarmos os looks, que tal entendermos um pouco sobre o contexto sociocultural daquela década? Continue a leitura e saiba mais sobre o contexto sociocultural, o estilo hippie e, por fim, como combinar.

Contexto sociocultural dos anos 60

Imagem de jovens sentados na grama em um festival de música nos anos 60

A moda masculina dos anos 60 foi fortemente influenciada pelos diversos movimentos sociais do período, marcados pela intensa crítica ao conservadorismo. Nada passou despercebido: cabelo, roupa, teatro, acessórios, linguagem, economia e cultura.

A juventude moldou-se como uma forma de autoafirmação, fazendo com que a vestimenta se transformasse em um símbolo de consumo e de identidade de um grupo social que buscava a liberdade.

Os looks, ainda, se tornaram uma forma de reivindicar o que tanto queriam: igualdade salarial entre os gêneros, emprego e a garantia de direitos civis e maior liberdade cultural. Todo este conjunto visava um objetivo em comum: a revolução cultural – os hippies foram um grande exemplo disso. Saiba mais sobre essa tribo no tópico abaixo.

Hippies

Cabelos longos, barbas que não mais eram feitas, pés no chão ou pisando em sandálias, tudo isso remetia ao anseio pela liberdade. A moda masculina deste grupo potencializou o uso da calça jeans, dos cabelos floridos e das roupas que se inspiravam em grupos como Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Beatles.

Enquanto isso, no Brasil, o movimento Tropicália sofria com os ataques da ditadura militar, questionando a cultura e a arte vigente. Cada vez mais as roupas coloridas tomaram conta da moda brasileira dessa época.

Como usar a moda masculina dos anos 60

Duas imagens dos anos 60 com homens vestindo peças de roupa da época

A moda masculina na década de 60 trabalhava vestimentas com cortes estreitos, colados ao corpo. As jaquetas de couro e os ternos também eram frequentemente utilizados. A camisa polo ganhou vez, com cores vivas e vibrantes. Isso porque a palavra de ordem era a criatividade, que junto com a liberdade de expressão ditou a tendência cada vez mais abundante em todas as esferas culturais.

A calça, por exemplo, precisava acompanhar a silhueta, sobreposta por um blazer. Se fosse o caso, os homens poderiam até optar pela peça da parte inferior com um tecido formal, associada a um blazer em tweed. Para os pés, as botas Chelsea ganharam a vez, formando uma mistura de texturas.

As lendárias calças boca de sino extremamente largas fizeram par com as botas Chelsea com salto, sempre com uma camisa de brim e uma jaqueta sem franjas com tecido camurça. As golas eram altas e o penteado, caso não fosse com o cabelo comprido, seria um alto topete na franja.

Mas, como seria essa combinação na prática? Veja:

Dicas de como usar as peças da época

Com todos estes elementos apontados aqui no nosso conteúdo, agora fica ainda mais fácil pensarmos em compor um look masculino dos anos 60. Vamos a algumas ideias:

Calça com cintura baixa

Você certamente se lembrou que as calças masculinas da década de 60 tinham bocas enormes e eram muito mais justas na parte de cima da perna. Então, aqui está a primeira dica de como usar: ela deve ter a cintura mais baixa e pode ser utilizada com um cinto.

Você pode combinar um terno modelo slim, e adicionar uma maleta marrom com alças curtas e uma gravata também encurtada. Já que tocamos na parte de acessórios, que tal finalizar o look com um óculos do estilo aviador com lente arredondada e degradê?

Se você for mais adepto das calças jeans, aposte neste mesmo estilo boca de sino, com um tênis all star cinza escuro ou preto, camiseta branca e jaqueta de couro sobrepondo o look. Aqui, o ideal é somar um óculos de sol com armação alaranjada ou colorida e lentes bem escurecidas.

Jaqueta de couro

Imagem de homens nos anos 60 usando jaqueta de couro

Por falar nelas, as jaquetas de couro são o mais puro símbolo da moda desta época. Componha o visual com uma calça jeans e adicione a sua jaqueta preta de couro.

Para mandar bem no look, a sua peça não precisa necessariamente ser de couro, pois as jaquetas jeans também estão garantidas em se tratando de um look cheio de estilo. Finalize a composição com uma camisa colorida manga longa por baixo, calça boca de sino aveludada e, por fim, uma bota de bico arredondado. Ah! Não se esqueça do relógio!

Aqui também podemos incluir como sugestão, a opção das jaquetas Nehru, que em épocas de frio intenso, eram bastante utilizadas.

Paletó

Imagem de quatro modelos usando roupa social e paletó

A gente quase não ouve mais falar dele, mas o paletó sem colarinho foi tendência durante este período, principalmente inspirado nos Beatles.

Ao longo dessa década, o paletó se tornou um pouco mais comprido em relação aos usados pelos homens na década anterior, porém mais justo na região da cintura.

Além disso, o seu corte era produzido levando em consideração linhas muito mais retas, afunilando para a cintura, e, em alguns casos, com a parte da frente um pouco mais comprida em relação a de trás.

Bota Chelsea

Imagem dos integrantes da banda Beatles usando bota chelsea

A bota Chelsea, ou Chelsea Boots, ganhou inúmeras cores e até um apelido: bota de jeca. Ela era bastante utilizada com estampas geométricas, típicas dessa década.

Apesar de terem se tornado ícone nos anos 60, as botas Chelsea remontam, na verdade, da era Vitoriana, ou seja, foram projetadas pelo sapateiro Joseph, funcionário exclusivo da rainha Victoria.

Na época, eram bastante utilizada para fins de atividades à cavalo e caminhadas. Portanto, sua justificativa de criação ocorreu tanto pela facilidade de uso, como pelo conforto que ela proporcionava.

Estampas

Duas imagens em destaque do cantor Elvis Presley usando roupa com estampa

Essa era a ordem da vez: usar camisas e camisetas com estampas coloridas e vivas, quase sempre associadas às calças jeans.

Ao longo da década de 60, as principais estampas que eram utilizadas nas camisas masculinas eram multicoloridas, desenhos simétricos, de bolinhas com aquele tom psicodélico de muitas flores e também listras tanto horizontais, quanto verticais.

De início, as principais estampas utilizadas eram o branco e o preto, mas posteriormente, os tecidos compostos de poás ficaram cada vez mais coloridos e chamativos, refletindo fortemente os objetivos e anseios daquele período.

Acessórios

Duas imagens em destaque do cantor Elvis Presley usando acessórios

Os óculos de sol masculinos não poderiam faltar! Ele era quase uma peça essencial, e, em conjunto com cintos e grandes fivelas, fizeram história nos anos 60, assim como os relógios quadrados.

E você, gosta da moda inspirada em calças com bocas enormes e estampas coloridas modelo slim? Gostou das nossas dicas? Então aproveite compartilhe este conteúdo com outra pessoa que assim como você, é adepto do lado vintage da moda.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

2 comentários em “Moda masculina dos anos 60: dicas de como usar”

  1. Dicas interessantes! É uma boa fonte de inspiração para procurar um look diferente para ocasiões mais ousadas e sóbrias ao mesmo tempo. Curti!

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

Este post contém 2 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022