Tatuagens com significado: escolhendo os melhores temas

Está procurando tatuagens com significados bacanas? Então, você chegou ao post certo! Muitos temas têm um poder simbólico universal, que ajudam a fortalecer o propósito que firmamos ao fazer aquela tattoo.

No post de hoje, preparamos alguns significados especiais para você escolher com mais propriedade o próximo rabisco que vai eternizar. Para isso, é com começarmos pelo básico, não é mesmo? Olha só:

O significado da tatuagem

O básico é entender o que a tattoo em si significa. Bom, a tatuagem é tão antiga quanto podemos imaginar, e em diferentes povos, dos nativos americanos ao egípcios, desenhar no corpo trazia poder e afirmação de propósitos importantes para a vida.

Cada dia mais a tatuagem se torna uma atividade mais aceita e querida pela sociedade, muito empregada não apenas como uma bela forma de criar um efeito estético, mas também como maneira de gravar eternamente um propósito, um compromisso ou um ideal de forma simbólica, cifrada.

Tatuagens com significado de força

A força para persistir é uma das coisas que mais buscamos em nossas vidas, e ter um símbolo junto ao corpo – algo que possamos olhar sempre para nos lembrar dessa luta, para nos encher de propósito – pode ajudar e muito na missão!

Geralmente criaturas mitológicas e elementos da natureza são os principais escolhidos para representar a força. Veja algumas opções: ‘

1. Leão

Tatuagem masculina de leão

Na Europa Medieval, todos os centros nobres eram guardados por estátuas imponentes de leões, que traziam proteção e lembravam a voracidade mesmo nos tempos de paz.

2. Âncora

 

Tatuagem masculina de âncora

Uma tatuagem com significado de força e estabilidade; os marinheiros usavam muitas tattoos, e a âncora, além da permanência de se ancorar em um porto, também significa a grande resiliência do barco, que singrou os mares e resolveu criar vínculos e compromissos com um lugar.

3. Ohm

Tatuagem masculina Ohm

Símbolo hindu da criação, o Ohm é o ideograma primeiro, o som da criação que reverbera desde sempre e existirá para sempre, é o tom meditativo mais popular e, mais que força para continuar soando na vida, é uma tatuagem com significado por indicar a busca por estabilidade.

4. Dragão

Tatuagem masculina Dragão

O dragão existe em diferentes mitologias: na Chinesa, o dragão é cheio de poder, sabedoria e boa vontade de realização; na cultura japonesa ele significa equilíbrio. Para os celtas ele é tão importante que está até em sua bandeira, simbolizando a pujança, a força e a vontade.

5. Pirâmide

Tatuagem masculina Pirâmide

Significa estabilidade na base e ascensão ao infinito no topo, podendo ter diferentes diagramações, como com 2 triângulos, que é um símbolo viking para construção de realidade. Esse tipo de tattoo pode facilmente ser combinado com anéis e outros artigos temáticos para fortalecer seu poder para quem curte a geometria sagrada.

Tatuagens com significado de superação

Tatuagens com significado de superação geralmente marcam momentos de nossa existência que achamos importante registrar, geralmente envolvendo símbolos cíclicos e metamorfoses:

6. Máximas latinas e kanjis

Tatuagem masculina máxima latina

Escritas também são muito poderosas, no ocidente, a tradição das máximas e aforismas durante a fase dourada renderam diversas frases incríveis, comovini, vidi, vici”, proferida por César, significando “Vim, vi e venci”. Uma época onde a filosofia estóica foi dominante.

Já os kanjis, tanto na China quanto no Japão, têm poder artístico e simbólico grande, encerrando um sentido em poucos traços. Mas vale a pena conhecer bem as regras gramaticais para escolher esse tema sem cometer gafes.

7. Contornos de ondas e montanhas

Tatuagem masculina de contorno ondas e montanhas

A viagem por sobre uma montanha sai de um ponto e regressa à latitude antiga, mas do outro lado, significa ir longe e, de tão longe, regressar depois das adversidades. Já as ondas significam a ciclicidade do mar, hora bravio, hora manso, mas que sempre regressa.

8. Carpa

Tatuagem masculina Carpa

A Carpa nada contra a corrente para sobreviver, tem força e graciosidade. Quando está apontada para cima, significa superação, e com tons alaranjados, significa comprometimento com a família e o grupo.

Tatuagens com significado de recomeço

As tatuagens com significado de recomeço geralmente trazem símbolos que parecem frágeis mas sempre renascem sobre qualquer adversidade:

9. Ponto e vírgula

Tatuagem masculina ponto e vírgula

Gramaticalmente, o ponto e vírgula simbolizam algo que foi interrompido mas não terminado, e é muito comum, especialmente no pulso, como símbolo de algo que está sendo retomado após uma fatalidade, por exemplo.

10. Plantas

Tatuagem masculina plantas

Plantas têm sazonalidades, e todos os anos florescem. Por isso as árvores e mesmo as flores, que parecem frágeis, têm um enorme poder de adaptação e recomeçam todos os anos.

11. Aves

 

Tatuagem masculina aves

Outro símbolo de superação são as aves, que significam a transitividade e a liberdade, já que migram e podem parecer distantes por um tempo, mas sempre regressam trazendo os presságios da primavera.

12. Cobra

Tatuagem masculina cobra

A cobra sempre foi um símbolo de sabedoria e resiliência, e na América Nativa era tida como divindade. Ela troca de pele, é paciente e seu corpo cria símbolos circulares, como a lemniscata, o famoso símbolo do infinito.

13. Fênix

Tatuagem masculina fênix

Outra criatura da mitologia cheia de poderes é a fênix, que queima em esplendor e depois renasce de suas próprias cinzas, une simbologias das aves e da cobra, também. Criaturas que botam ovos, em geral, têm esse significado do recomeço, do primórdio infinito.

14. Cruz

 

Tatuagem masculina cruz

A cruz se tornou um símbolo forte para o calvário que Jesus enfrentou para então ressuscitar e ascender aos céus, e se tornou um tema religioso e símbolo poderosíssimo. Tatuar rosários e cruzes estilizadas é uma tradição na busca por proteção durante as cruzes que carregamos em nossas vidas.

Além de tatuagens com significado de recomeço, a cruz também é muito popular em colares e pulseiras.

Com essa diversas ideias, cheias de tradição e criatividade, fica mais fácil criar aquele estilo que mais tem a ver com você, não é? No blog da Vorax você encontra uma série de publicações sobre lifestyle e moda masculina, continue nos acompanhando por aqui! Até mais!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022