Barba lenhador: conheça os detalhes e como cuidar dela

Dentre os diversos tipos de barba, a barba lenhador é um dos estilos preferidos dos homens que curtem ter um volume marcante no rosto. Uma barba robusta com uma estética rústica e masculina que pode ser o ponto de partida para criar um novo visual.

Neste post, mergulhamos nos detalhes da barba lenhador, compartilhamos cuidados essenciais, sugestões de cortes de cabelo e penteados para combinar e ideais de acessórios masculinos para finalizar o look, confira!

Quais os detalhes da barba lenhador?

A barba lenhador é conhecida por seu aspecto volumoso e selvagem, com pelos faciais longos e bem densos. Ganhou esse nome, pois era muito utilizado por lenhadores em regiões frias, onde a presença de uma barba mais fechada ajudava a manter o rosto aquecido.

Hoje esse tipo de barba é sinônimo de masculinidade e confiança! Sua essência está na naturalidade dos pelos, mas, é importante destacar que ela exige alguns cuidados para não criar um visual desleixado ou acabar ficando rala nas pontas.

A barba lenhador cobre o queixo e parte das bochechas e pode ser um recurso visual para os homens que querem disfarçar o rosto com formato redondo ou evidenciar o formato quadrado.

Tipos de barba lenhador

A barba lenhador pode variar no comprimento dos fios e na combinação com bigodes. Assim, você pode ir cultivando o crescimento da sua barba e estilizando da maneira que te agradar. Veja algumas variações:

  • Arredonda com bigode;

  • Barba longa alisada;

  • Barba lisa e com bigode;

  • Aparada nas laterais e lisa;

  • Natural e volumosa na parte inferior, estilo degradê;

  • Fios bem espessos, volumosa e comprida;

  • Barba lenhador curta com bigode discreto.

Como cuidar da barba lenhador?

Embora a barba lenhador tenha uma estética “desarrumada”, alguns cuidados são essenciais para mantê-la saudável e estilizada. Então se você optou por este corte de barba, veja algumas dicas:

1. Higienize sua barba com frequência

Lavar a barba diariamente é fundamental para manter a higiene da área do rosto. Você pode usar um shampoo próprio para barba e repetir a lavagem após as refeições, durante o banho e na rotina da manhã. Dessa forma, você também evita o acúmulo de impurezas e controla a oleosidade dos fios.

2. Seque bem os fios

A barba úmida pode ser ambiente para proliferação de fungos que podem prejudicar a saúde da pele do rosto. Então, lembre-se sempre de, após a higienização, secar bem os fios com uma toalha ou até mesmo com um secador de cabelos.

3. Frequente uma barbearia

Aparar a barba de forma ocasional é importante para manter o comprimento que deseja e evitar pontas duplas. Mesmo que você tenha esse cuidado em casa, recomendo que você frequente um barbeiro de confiança para que ele dê um toque profissional.

4. Adquira produtos específicos para a barba

Assim como o cabelo, cada tipo de barba tem uma necessidade de cuidado que pode ser controlado com o uso de produtos específicos, como shampoo, balm e óleos hidratantes. Antes de comprar os seus, conheça o tipo de fio da sua barba, por exemplo, se é muito oleosa ou muito seca.

Cortes de cabelo para complementar a barba lenhador

Complementar uma barba lenhador com um corte de cabelo apropriado é crucial para criar um visual coeso e equilibrado. Versátil, esse tipo de barba vai bem tanto com cabelos curtos quanto com cabelos longos. Veja algumas sugestões:

1. Corte undercut

O corte undercut conta com as laterais raspadas e os fios do topo da cabeça mais longos. Cria um contraste interessante com a barba lenhador, realçando a robustez do visual.

2. Corte caesar

A aparência desalinhada e texturizada do corte caesar é uma escolha contemporânea que forma um estilo casual com a barba lenhador.

3. Cabelo longo e bagunçado

Optar por um corte de cabelo mais longo e bagunçado cria uma harmonia visual com a barba lenhador, pois ambos os elementos têm uma aparência mais selvagem e volumosa.

4. Tranças e dreadlocks

Tranças ou dreadlocks podem ser uma opção ousada para quem busca um visual mais estilizado, combinando bem com a natureza robusta da barba lenhador.

Acessórios masculinos para finalizar o look

Se você quer investir em um estilo lenhador completo para combinar com a barba, é possível incluir alguns acessórios no dia a dia, como:

  • Botas ou sapatos em couro: botas ou sapatos de couro, preferencialmente em tons mais escuros, complementam o visual lenhador, proporcionando uma base sólida e estilizada;

  • Acessórios em couro: cintos, pulseiras, colares e outras peças em couro adicionam um toque boêmio e autêntico no look;

  • Óculos de sol tipo aviador: um par de óculos de sol com um design vintage pode completar o visual lenhador, proporcionando proteção contra o sol enquanto adiciona estilo;

  • Anéis masculinos: anéis de metal ou madeira, podem ser usados para acentuar os dedos, adicionando um toque de personalidade no visual com a barba lenhador.

E aí, gostou de saber mais sobre a barba lenhador? Aqui no blog da Vorax, você encontra sempre conteúdos relacionados ao universo masculino, continue acompanhando!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022