13 tipos de barba para se inspirar e mudar o visual!

Está cada vez mais comum encontrarmos homens que se cuidam e que se preocupam com a aparência, não é mesmo? A barba faz parte do visual masculino e, em conjunto com outros aspectos como roupas, acessórios e cortes de cabelo, ajudam a expressar a personalidade de cada um.

Os tipos de barba exploram diversos formatos e alturas de fios que vão desde os mais clássicos, como o bigode, até os mais modernos, como a barba degradê. Além do gosto pessoal, a escolha também pode ser influenciada pelo formato do rosto e pelo que cada homem deseja transmitir.

Se você está pensando em mudar o visual, hoje vim mostrar para vocês alguns tipos de barba para se inspirar.

Confira!

Quais são os principais tipos de barba atualmente?

Mais do que uma questão de higiene e cuidado, a barba é um símbolo de masculinidade. A seguir, veja quais são os tipos de barba que estão em alta:

Barbas para rosto redondo

Diversos modelos de barba valorizam o rosto redondo, principalmente aqueles desenhados que conseguem deixar o contorno da face com aparência angulosa e bem delineada.

Outra opção são os formatos que cobrem boa parte das bochechas e do queixo, olha só as recomendações para o formato:

1. Barba lenhador

Um dos tipos clássicos de barba é o lenhador. Elas são bem cheias e compridas, geralmente complementadas com um bigode igualmente marcante. A barba combina com homens de atitude, que curtem um estilo viking e aventureiro.

Mas não se engane! Apesar do visual rústico desgrenhado, é preciso cuidar dos pelos e apará-los com frequência para não deixar a barba rala na ponta. Por ser uma barba completa, que esconde o queixo e boa parte das bochechas, o formato valoriza os rostos redondos.

2. Barba arredondada

A barba com base redonda tende a ser cheia, cobrindo boa parte da bochecha e completamente o queixo. Além de se encaixar naturalmente em homens com rosto redondos, é também uma opção para aqueles que querem disfarçar pontos angulosos da face.

3. Barba encaixada

Para quem tem um estilo mais discreto, a barba encaixada segue o formato natural do rosto, trazendo um contorno nas extremidades. Conta com menos pelos na área das bochechas e laterais sempre finas e aparadas.

4. Barba quadrada

A barba quadrada é aquela bem aparada com base reta. É necessário ter um grande volume de pelo para atingir o formato definido. Ela ajuda a deixar a região do maxilar mais definida, ajudando a equilibrar rostos redondos e dar ainda mais destaque para faces angulosas.

Normalmente, ela é feita no barbeiro e precisa de uma manutenção com mais frequência para não perder o formato e ficar com a aparência de descuidada.

5. Barba desenhada

A barba desenhada pode assumir diversos formatos. Combina com rostos mais definidos, pois, em geral, o desenho seguirá o contorno do seu queixo.

É uma escolha para homens de personalidade forte e que se preocupam com a aparência. Afinal, é um tipo de barba que requer cuidados diários e visitas frequentes ao barbeiro. O profissional fará os desenhos com a navalha, que pode ser desde o degradê a curvas bem definidas com as costeletas em evidência.

6. Barba Van Dyke

A barba Van Dyke apresenta aquele mustache curvado para cima, além dos pelos em formato comprido e levemente pontiagudo no queixo.

É um formato artístico, que mescla tradição com modernidade. O modelo ganhou popularidade nos últimos anos e já foi adotado por muitas celebridades e jogadores de futebol, como Johnny Depp, Pierce Brosnan e David Beckham.

Barbas recomendadas para rosto quadrado

O rosto quadrado possui um maxilar bem definido, rosto amplo e proeminente. Os tipos de barba que quebram as linhas retas e dão mais curvas são os mais recomendados, confira!

7. Barba com costeleta

A barba com costeleta foi bastante popularizada pela mídia, como no Rei do Rock, Elvis Presley, além, claro, do clássico personagem Wolverine.

O tipo de barba foi modernizado e atualmente está mais sutil. É um estilo autêntico que combina com homens estilosos, que gostam de um diferencial único na aparência. Se você quer investir em um belo par de costeletas, o modelo combina com rostos quadrados e definidos, visto que o detalhe da barba oferece muito destaque ao maxilar.

8. Barba âncora

Este tipo de barba apresenta uma tira vertical abaixo dos lábios e uma curta seguindo o desenho do queixo, lembrando o formato de uma âncora.

É um formato relativamente fácil de manter, combinando perfeitamente com homens modernos e confiantes.

9. Barba com cavanhaque

A barba com cavanhaque — aquela com pelos concentrados em formato triangular no queixo — é um tipo moderno e cheio de estilo para adotar.

O modelo é ideal para rostos quadrados, pois causa a sensação de alongamento, deixando o queixo mais afinado e pontudo.

10. Barba degradê

A barba degradê é aquele estilo desenhado que começa com pelos bem aparados na bochecha e terminam com uma barba cheia no queixo, formando uma transição gradativa.

É perfeito para suavizar os ângulos do rosto quadrado e deixá-los mais masculinos. Porém, para manter o degradê não é tão simples, é preciso visitar o barbeiro semanalmente.

Barbas para rostos ovais

O rosto oval não possui muitos ângulos e não tem pontos mais evidentes. Porém, há diversas opções de barbas para criar esse destaque, confira algumas para se inspirar:

11. Barba cheia com bigode curto

Bem aparado nas bochechas e com pelos maiores no maxilar. Apesar de seguir o contorno natural do seu rosto, é possível apostar em desenhos para valorizar a sua face.

Então, se você tem um rosto oval, a opção precisa ser considerada. É claro que pode mudar com a quantidade de pelos em cada região, mas se for possível, vale tentar.

12. Barba de 3 dias

Também conhecida como curta de 3 dias, este formato de barba é simplesmente aquela barba por fazer. Os pelos ainda estão relativamente curtos, e geralmente espalhados desde a bochecha até o pescoço, concentradas no queixo.

Vale mencionar que o estilo requer uma atenção na manutenção para que você não fique com uma aparência desleixada!

13. Bigode clássico

Nada mais masculino e autêntico do que uma barba com bigode clássico!

É um estilo tradicional que nunca sai de moda e passa a imagem de confiança e originalidade. Requer diversos cuidados, além de aparo praticamente diário.

13. Bigode ferradura

O bigode ferradura é um estilo distinto de bigode que abraça a boca e estende-se até o queixo, se assemelhando ao formato de uma ferradura.

Ele pode ser usado sozinho ou combinando com outros estilos e barba. É usado por homens que tem um visual mais ousado e rústico.

Gostou de conhecer alguns tipos de barbas? Escolhe a sua preferida e leve a proposta para seu barbeiro! E se você está na jornada de aprimorar o autocuidado e estilo pessoal, aproveite e veja 10 dicas de como ficar mais bonito naturalmente.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022