Como apertar anel: veja o passo a passo completo!

Saiba como apertar anel sem precisar sair de casa!

Nada pior do que usar anéis largos, que vivem caindo dos dedos, não é? Mas saiba que caso você tenha escolhido o tamanho errado do acessório ou, até mesmo, com o tempo ele tenha ficado largo ou apertado, basta fazer os ajustes necessários e pronto, você tem o seu item de volta.

Então, se por acaso você é daqueles que amam o “faça você mesmo” ou não queira levar seus anéis até um joalheiro, é possível apertá-los utilizando alicates e silicone. Ficou curioso para descobrir o passo a passo? É só continuar a leitura e conferir o guia que eu, Bruno Camacho, preparei. Veja agora!

E por falar em anéis… confira também 4 dicas de acessórios para homens que vão te inspirar. Te espero por lá!

Técnicas para diminuir um anel: confira o passo a passo

É natural que o tamanho do dedo mude com o tempo, seja por inchaço, ganho ou perda de peso. Com isso, os anéis acabam se tornando desproporcionais. Mas, quando isso acontece, o que fazer? O mais comum é levar o acessório até um profissional para que ele que faça os ajustes que são necessários, sem comprometer a qualidade da peça.

No entanto, joalheiros costumam ser caros e, por vezes, buscamos soluções mais práticas e temporárias. Por isso, selecionamos algumas técnicas que vão te ajudar a apertar e aumentar o tamanho do seu anel sem precisar sair de casa. E aí, está preparado para colocar a mão na massa e fazer seus próprios ajustes? Vamos começar!

Apertando com silicone: materiais para utilizar

O processo para diminuir o tamanho do anel utilizando silicone é bem simples, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Escova de dente para limpar o anel;
  • Silicone;
  • Mexedor de café ou algum item similar;
  • Papel toalha.

Já está com todas as ferramentas em mãos? Agora é só seguir o passo a passo que preparei para essa técnica:

Passo 1: Limpe profundamente a peça

Para começar, é necessário fazer a limpeza completa do anel para retirar todos os resíduos. Você pode mergulhar a peça em um recipiente com água quente e detergente neutro. Com o auxilio de uma escova macia, basta esfregar todo o metal e suas pedras, caso tenha.

Após essa limpeza, é importante secar por completo o anel antes de partir para o próximo passo. Indicamos que não seja utilizados produtos que tenham cloro, acetona e alvejante para que o aro do metal não seja comprometido.

Passo 2: Aplique o silicone no interior do anel

Agora é hora de fazer a aplicação do silicone no anel. Você pode fazer a aplicação com auxilio de um mexedor de café ou com uma pazinha, o indicado é que seja utilizado o silicone transparente, para não interferi no design da peça, assim como os usados em aquários ou em alimentos.

O silicone será aplicado na base do anel em pequena quantidade e em uma camada firme e compacta, a menos que a peça esteja muito larga. Para esse passo, é importante garantir uma suavidade na camada, para que não cause atrito ou irritações na pele. Para isto, com o mexedor de café, deixe o interior do anel uniforme e liso.

  • Se for necessário, com um papel toalha, retire todo o excesso de silicone que tenha ficado fora do acessório e deixe-o limpo até alcançar um resultado satisfatório.

Passo 3: Deixe o silicone secar

Para finalizar, é só deixar o silicone repousar entre 24 a 48 horas, vale lembrar que o tempo dependerá do tipo de produto utilizado. É importante deixar o anel em um canto sem ser usado para que o silicone não se desloque pelo interior da peça. Agora é só aproveitar seu anel com o tamanho perfeito para você!

Descubra mais sobre os significados dos anéis nos dedos masculinos e saiba quais opções escolher. Não perca!

Apertando com alicate: materiais para utilizar

O método de apertar anel usando alicate é o mais popular e prático. Para fazê-lo você precisará de:

  • Alicate;
  • Pincel marcador;
  • Lixa para metais;
  • Polidor de unhas.

Pouca coisa, né? Todos esses materiais são acessíveis e podem ser encontrados facilmente em lojas de cosméticos – que é o caso do polidor de unhas. Já nos estabelecimentos que vendem ferramentas e produtos no geral você encontra os demais itens. Com todos os instrumentos separados, é hora de executar o passo a passo:

Passo 1: Marque o centro do anel

Você pode começar a diminuir o tamanho do seu anel destacando o centro do aro a, esse processo será mais prático caso você esteja o utilizando. Se a peça possuir pedrarias, basta alinhá-las a região superior do seu dedo e assim definir o ponto central utilizando o pincel marcador. Indicamos que essa marcação seja feita com uma caneta de cor preta, para garantir um contraste com o metal, ouro ou prata.

Passo 2: Faça o corte na marcação

Esse passo é bem simples. Com a ajuda de um alicate, é preciso fazer um corte exato no centro do aro que foi definido. É possível utilizar moldes próprios de joalherias que tenha os dentes cortantes para facilitar o processo.

Passo 3: Faça a lixação das bordas que foram cortadas

Agora é hora de lixar as bordas e garantir aquele resultado profissional para o anel. Para o terceiro passo, é indicado utilizar lixas que são específicas para os trabalhos com metais e de forma lenta e precisa, lixe as bordas que foram cortadas pouco a pouco.

Passo 4: Aperte as duas bordas

O quarto passo consiste no fechamento do anel para finalizá-lo. Dessa forma, com o auxilio do alicate, faça a aproximação dos dentes, unindo as duas portas. Vale ressaltar que para fazer esse fechamento é necessário um cuidado redobrado para não perder o formato circular da peça, ou seja, mantenha uma pressão contínua com o alicate.

  • Antes de fechar o anel, é importante experimentá-lo. Caso ainda esteja muito largo, basta lixar mais um pouco das bordas que foram cortadas.

Passo 5: Faça o polimento e finalização das bordas

O último passo é bem simples: com o polidor de unhas, adquira uma suavidade nas bordas cortadas para que não arranhem ou machuquem a pele do dedo.

Uma outra alternativa para fazer essa finalização é utilizando os maçaricos a gás e soldas próprias de joalheiros, dessa forma, seu trabalho ficará mais prático e com um acabamento impecável.

E aí, curtiu o post? Já sabe como apertar o anel sem precisar sair do conforto de sua casa? É simples e fácil, não é? Conta aqui para mim se essas informações foram úteis para você!

Continue aqui no blog Vorax e explore todos os conteúdos relacionados a moda masculina e fique por dentro de todas as tendências desse universo. Te vejo no próximo post!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022