Corte pompadour: conheça os detalhes do estilo

O corte Pompadour já foi muito usado antigamente até mesmo por grandes artistas e agora voltou a ser pedido nas barbearias. Esse estilo tornou-se uma nova aposta para um visual charmoso, elegante e moderno.

Conhecido pelo seu topete bem construído e modelado, geralmente utilizando uma pomada para dar aquele efeito brilhoso e bonito. Esse corte possui algumas variações, são elas: pompadour clássico, razor faded, ducks ass, elephant trunk e outros. Esse corte também é perfeito para quem quer adotar o estilo lenhador.

Está interessado em saber mais sobre esse corte? Continue nesse post para ver as diferentes formas do corte pompadour e entender como e onde ele surgiu esse estilo.

O que é o Corte Pompadour?

O corte pompadour surgiu no século XVII e levou esse nome por conta da Madame de Pompadour, uma cortesã francesa emblemática daquela época.

Ela era lembrada por conta do seu penteado que tinha um topete volumoso e extravagante. Naquela época, o topete era considerado um penteado elegante, destinado às pessoas com alta classe social.

Ao final da década de 50 a versão masculina começou a aparecer. O penteado podia ser visto por grandes nomes da época. Grandes nomes como o cantor de rock Elvis Presley, o ator James Dean e o escritor/compositor Johnny Cash, aderiram a esse corte, que começou a ser considerado o penteado do rock’n’roll pelos jovens.

Conheça 5 modelos de corte Pompadour

A maior característica desse corte são os fios alongados ao topo da cabeça e seu topete. Temos algumas variações desse penteado, podendo ser mais moderno ou mais clássico. Veja a algumas formas de aderir a esse estilo:

1. Pompadour Clássico

O modelo clássico tem característica de fios mais longos no topo da cabeça, formando um topete alto. Conta com as laterais mais curtas formando curvas laterais penteadas para trás. É um corte que não tem repartição ao meio, ao contrário de outros tipos de topete.

2. Razor Faded Pompadour

É um corte com as laterais e a parte de atrás mais curtas, possuindo um efeito degradê (faded).

Pode ser feito com as laterais raspadas ou cortadas com tesoura, o importante é fazer o efeito degradê. Considerado um corte mais jovial e descontraído, é uma excelente opção para quem quer aderir ao estilo de homem moderno.

3. Elephant Trunk Pompadour

Esse modelo de corte é muito parecido com o Pompadour Clássico, mas se diferencia pelo grande comprimento na parte superior e na franja que cria a característica desse penteado, sendo feito um cacho posicionado à frente da testa.

Para um bom penteado Elephant Trunk Pompadour, a utilização de escova de secadora, pentes arredondados e spray de cabelo, são indispensáveis.

4. Pompadour Ducks Ass

Traduzido para o português, rabo de pato. Ele tem esse nome, pois o cabelo é penteado da frente pelas laterais para trás com uma divisória ao meio. Para uma marcação melhor, é utilizando um pente garfo. A finalização perfeita desse penteado conta com o auxílio da pomada em gel.

5. Mullet Pompadour

Esse corte junta dois clássicos, o mullet e o pompadour. Ele tem como características principais os fios alongados ao centro da cabeça, começando da parte frontal indo até a parte de trás, podendo na maioria das vezes passar a altura da nuca.

As laterais são mais curtas ou até raspadas, para evidenciar e criar esse efeito do mullet.

Como é feito esse corte?

Lembre-se de ir em um barbeiro, pois ele terá todos os conhecimentos devidos para fazer o corte pompadour.

Nesse modelo, o recorte começa primeiro pelas laterais, usando uma tesoura. Desta forma, a tesoura vai acompanhando os movimentos dos fios, para fazer o topete.

Como cuidar do pompadour?

Como qualquer corte, o pompadour também precisa de alguns cuidados para manter esse estilo. O tempo exato varia de acordo com o tempo em que seu cabelo cresce, mas normalmente, a manutenção deve ser de entre 15 ou 30 dias.

Para manter o visual por mais tempo, opte por não deixar as laterais tão curtas, porque conforme crescer o cabelo, mais evidente fica e mais rápido será a manutenção. Assim, o visual se manterá por mais tempo.

Como arrumar meu penteado pompadour no dia a dia?

Para manter um belo topete, o segredo está na finalização. É necessário utilizar o secador e um pente com dentes mais espaçados, desta forma você conseguirá ir moldando o topete no formato certo. P

ara auxiliar na fixação, é necessário o uso de uma pomada ou spray capilar, além de deixar os fios moldados em maior evidência.

Quando passar a pomada, é importante ter cuidado com a quantidade de produto. O uso exagerado de pomada pode deixar os fios com aspecto pesado, oleoso e até causar caspas.

Antes desses preparos, é o cabelo limpo e bem lavado, fará a diferença, para deixar o cabelo brilhoso e bonito na finalização.

Todo mundo pode adquirir o corte pompadour?

O corte Pompadour combina com todos que querem adquirir, por haver diversos modelos de pompadour e você pode escolher o que mais combina com seu estilo, formato de rosto e cabelo.

O Razor Faded Pompadour é uma ótima escolha para cabelo afro, além de deixar estiloso.

Agora o Clássico, é um corte para cabelos lisos, pois esse tipo de fio é o que mais se adapta ao penteado.

A sugestão para quem quer adquirir esse corte, é deixar o cabelo do topo da cabeça crescer por mais tempo, desta forma, o seu barbeiro conseguirá trabalhar melhor para deixar o corte mais bonito e trabalhado.

Mulher também pode fazer esse corte?

Esse corte surgiu em inspiração a uma mulher, então com certeza pode.

Hoje, é um corte mais popular entre homens, mas os dois sexos podem adquirir o pompadour, principalmente as mulheres que querem aderir a um novo visual.

O importante é sempre escolher um profissional que entenda dessa técnica para um melhor resultado.

Se você curte estar dentro das tendências, o corte Pompadour é um estilo que veio do clássico para o moderno. Uma escolha perfeita se você quer estar sempre elegante e estiloso. São diversos modelos para você escolher, o que mais combina com a sua aparência e personalidade.

Curtiu nosso conteúdo? Aproveite para dar uma olhada no nosso post sobre Corte Americano, outro corte moderno que faz sucesso. Nosso blog tem diversas dicas para você, não deixe de nos acompanhar. Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022