Dicas da Vorax para limpar carteira de couro corretamente

A carteira é um acessório de classe para todo homem, especialmente quando é produzida em couro, que traz ainda mais aquele ar de sofisticação. Mas uma carteira de couro desbotada e rachada não causa as melhores impressões para o seu estilo, certo?

Não se preocupe! Cuidar dela é bem mais fácil do que parece – exige só alguns cuidados no dia a dia, e, para te ajudar, o blog da Vorax te ensina como limpar sua carteira de couro.

Acompanhe a leitura e saiba mais:

Cuidados gerais com peças de couro

Carteira de couro

O couro costuma ser um material bastante resistente, além de ser cheio de estilo, mas depois que as primeiras rachaduras e manchas começam a aparecer, fica mais difícil resolver o problema e, infelizmente, uma peça de couro mal cuidada fica inutilizada.

Seja sintético ou natural, o couro tem alguns detalhes muito importantes e diferentes de outros tecidos: sua sensibilidade ao calor, ao sol, à umidade e aos produtos químicos é maior, então sua vida útil depende, na maioria das vezes, de cuidados que levam isso em conta.

Se você tem uma jaqueta de couro, sabe que não deve dobrar ela, não é? Isso acaba fazendo o couro rachar em alguns pontos, o mesmo vale para a carteira. É claro que a lombada dela vai sempre ficar dobrando – e ela é preparada para isso – mas se manter a lombada para baixo quando estiver no bolso, você vai forçar ainda mais a superfície do couro.

Parece simples, mas deixar a lombada virada para cima diminui o enrrugamento do couro, deixa ela mais fácil de puxar e também mais acomodada no bolso.

Como manter a carteira higienizada

Falamos que o couro é bastante sensível aos produtos químicos de limpeza do dia a dia, o que pode gerar o questionamento “mas então, como limpar minha carteira de couro?”. Bem, ao invés daquela lavada rigorosa de vez em nunca, o melhor é fazer uma limpeza a cada 15 dias, vai tomar menos tempo do que parece e fazer sua carteira durar muito mais!

Limpando a carteira com pano

Higiene da carteira

Tenha um bom pano de microfibra ou flanela e não compartilhe a que você usa para limpar seus anéis e colares. O ideal é ter uma só para as peças de couro, como jaquetas, carteira e pulseiras, para evitar resquícios das semijóias no couro.

Use o pano sempre seco e esfregue suavemente toda a superfície de couro. Tire todos os cartões e limpe a parte interna também, já que ela é mais porosa e acumula especialmente mais pó.

Se estiver empoeirada a ponto de a flanela não resolver, use um bico de aspirar fino na parte interna, de um aspirador de pó compacto, daqueles que têm uma potência menor.

Agora, se a poeira estiver na parte de fora, umedeça levemente o pano, de preferência com um pouco de detergente neutro. Mas atenção: use bem pouco de cada um e, ao invés de usar um pano para secar, remova só o excesso e deixe secar em um ambiente arejado, sempre longe do sol. Ele é um dos principais inimigos das peças em couro.

Tirando o bolor da carteira

O suor da perna é inevitável, e ele entra facilmente em contato com a carteira. Além disso, o pH do nosso suor facilita a proliferação de microorganismos no couro, que causam aquele aspecto feio de bolor.

Para resolver isso, um dos melhores aliados é o vinagre branco, que tem poder fungicida, bactericida e ainda tira aquela oleosidade que as mãos vão deixando no dia a dia.

Comece passando uma pequena quantidade de vinagre com ajuda da flanela, deixe agir por um instante e depois passe outro pano umedecido com água e detergente e deixe secar.

Evite passar vinagre muitas vezes, ele pode ajudar a ressecar o couro se usado com muita frequência.

Hidrate o couro da sua carteira

hidratante para couro

Sim, o couro precisa de hidratação e essa é uma das chaves para manter ele bastante brilhoso e com aquele aspecto mais ‘vivo’.

Você pode usar hidratantes comuns para a pele ou cabelo, mas é importante ficar de olho se eles têm um pH baixo e não levam químicos, como parabenos. Melhor ainda seria usar um creme hidratante especial para couros, que você encontra em lojas de boutiques de roupas masculinas e sapatarias.

Tire aquele tempo a cada 15 dias para dar uma geral nas suas peças de couro. Organize suas pulseiras de couro, o sapato, a carteira, os cintos e jaquetas, tire toda a poeira, hidrate as áreas com rachaduras e engraxe os sapatos, assim você vai pegando cada vez mais gosto pelas peças em couro, que são atemporais e cabem em todos os estilos, desde o rocker mais rústico até as peças mais atuais.

Mantendo esses cuidados manuais, sempre evitando dobrar e esticar, expôr ao sol e bater na máquina, seus acessórios vão durar por muito mais tempo e compor seus visuais favoritos!

No blog da Voraz você encontra uma série de dicas de moda e lifestyle para o homem moderno se inspirar e criar seu estilo próprio! Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022