Dog tag: conheça a história das correntes militares

Você já viu no pescoço de alguém uma Dog Tag? O colar com corrente de bolinhas e duas plaquinhas penduradas é considerado um acessório moderno no mundo masculino, mas, por trás do visual, a origem da peça carrega muita história e significados.

Também chamado de colar de militar, ele pode conter informações importantes de identificação de quem usa. Quer saber mais? Então confira um conteúdo completo sobre o assunto com curiosidades e dicas de uso!

O que é Dog Tag?

Dog Tag é o nome de um colar formado por uma corrente de bolinhas e duas placas lisas confeccionadas em aço. Apesar da tradução literal do nome significar “etiqueta de cachorro”— vamos discutir isso mais para a frente — é um acessório militar masculino que virou moda na década de 90, quando rappers americanos passaram a incluir a peça no seu visual.

Geralmente as placas em metal são no formato retangular e podem ser personalizadas com dados de identificação do usuário ou, até mesmo, frases.

Conheça os tipos de corrente masculina mais populares!

Qual a origem da Dog Tag militar?

O primeiro registro que se tem do uso de uma Dog Tag data de 1864, durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Ela surgiu da vontade e dos esforços dos soldados americanos em identificar aqueles que fossem abatidos em batalha.

Alguns costuravam o nome no uniforme, utilizavam um lenço dentro da farda com seus dados ou usavam o colar com o nome em madeira.

Em 1899, o Capelão Charles C. Pierce, da Filipinas, padronizou o uso dos colares militares e passou a incluir o item no kit básico dos soldados. Mas foi somente em 1913 que a Dog Tag passou a ter uso obrigatório. Nessa primeira versão, o pingente era um disco metálico pendurado em uma corrente.

Foi somente durante a Segunda Guerra Mundial, em 1917, que a Dog Tag ganhou o formato tradicional que conhecemos hoje: duas placas metálicas retangulares com bordas arredondadas e confeccionadas em aço inoxidável, um material bem mais resistente.

No colar militar tinham dados importantes, seja para um atendimento de saúde ou para uma identificação rápida, como sobrenome e tipo sanguíneo.

A Dog Tag se tornou um símbolo de bravura e coragem dos soldados: caso ele fosse morto em combate, uma das placas era enviada à família; para os sobreviventes, o item é uma lembrança de batalhas vencidas.

As Dog Tags não são adotadas pelo Exército Brasileiro. O uso pelos militares não é proibido, mas o acessório não pode ser exposto por cima do uniforme.

No site da Vorax, você pode adquirir uma dog tag lisa para gravá-la da maneira que quiser! Acesse o link e confira o modelo disponível!

Qual o significado do nome “Dog Tag”?

Já vimos que a Dog Tag não está ligada a um acessório para pets. Esse nome surgiu com a semelhança entre o item e as coleiras de identificação dos cachorros.

Outra versão conta que os próprios soldados apelidaram o item, relacionado como eram tratados durante a guerra: como cachorros mal cuidados.

Quem pode usar Dog Tag?

Independentemente da origem do seu nome, a Dog Tag é um acessório super moderno que qualquer pessoa pode usar. Alguns adicionam o item ao visual por gostarem do seu design e achar que combina com seu estilo.

Mas ela ainda não perdeu a sua função principal de identificação. Policiais, salva-vidas, pilotos, motociclistas e outras profissões que correm riscos diariamente usam esse acessório, que pode ajudar em uma emergência.

Pessoas com alguma condição de doença, como Alzheimer, alergia e diabetes, também podem usar o item a seu favor.

O que escrever na Dog Tag?

As Dog Tags contam com informações relevantes da pessoa que vai utilizá-la, veja alguns exemplos:

  • Nome completo;
  • Sexo;
  • Tipo sanguíneo: A+, A-, B+, B-, O+ ou O-;
  • Data de nascimento completa;
  • Alguma condição de saúde: alergia a algum medicamento, doença de memória, e outros;
  • Número de identificação militar (caso se aplique);
  • Endereço;
  • Contato de emergência.

É importante selecionar com cuidado o que você vai gravar, caso queira que seja um acessório útil no seu dia-a-dia. Se for usar apenas como um acessório ou para presentear alguém, pode gravar frases curtas ou uma data importante.

Curtiu a dog tag da imagem? Você pode ter uma igualzinha! Tudo o que você precisa é acessar o link da Vorax e adquirir o acessório!

Como usar o colar militar nos looks do dia a dia?

Para uso exclusivo de identificação, o item é usado de forma discreta, por baixo da roupa ou uniforme. Mas se você quer destacar o acessório no visual, a dica é combinar com camisetas neutras ou regatas lisas.

Você ainda pode adicionar uma jaqueta jeans ou um em couro nos dias mais frescos. Ahh, evite misturar estampas com o colar militar, pode pesar o visual, já que a peça tem um efeito bem marcante.

Aqui na Vorax, temos o colar em aço militar Dog Tag exército Dupla com espaços para informações de nome, idade, sexo, tipo sanguíneo e data de aniversário. Também temos a opção do colar corrente com placa lisa Dog Tag sem licenciadores para você personalizar com as informações que quiser, ou, se preferir, usar desta forma mesmo!

São peças confeccionadas em aço inox, um material super resistente, antialérgico, que não oxida e não risca com facilidade. Pode ser usada durante o banho, na piscina e no mar com tranquilidade, sem arriscar ficar preta. Tem um brilho de qualidade que vai se destacar no seu visual!

Adquira já a sua Dog Tag e continue acompanhando o blog da Vorax para mais dicas de moda masculina!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022