Costeleta: descubra os detalhes e como cuidar da barba

No mundo da moda masculina, o estilo “Old Money” representa uma sofisticação atemporal, trazendo um ar de distinção que transcende as tendências passageiras.

Conhecido por sua elegância discreta e influências sociais, o Old Money masculino é mais do que apenas um estilo de se vestir; é uma declaração de classe.

Pensando nos valores de requinte que acompanham os homens modernos e bem-sucedidos, preparei este post especial no blog da Vorax para te apresentar mais detalhes do estilo masculino Old Money.

Juntos, vamos explorar a origem desse conceito, seus pontos-chave e oferecer dicas práticas para incorporá-lo ao seu guarda-roupa com exemplos de looks inspiradores.

Como surgiu o estilo masculino Old Money?

O termo “Old Money” — que na tradução direta significa “dinheiro antigo” — remete à ideia de riqueza hereditária, herdada. Esse tipo de riqueza é profundamente ligado com pessoas das mais altas classes sociais, em conexões estabelecidas ao longo de várias gerações.

O conceito foi surgindo nos círculos da alta sociedade europeia e americana, se baseando em peças clássicas e atemporais, evitando excessos e exibicionismos em favor de uma elegância discreta e refinada, característica de quem está habituado ao sucesso e à riqueza.

Já deu para entender o motivo do estilo estético ter muito potencial de ser adotado, certo? Muitos dizem que, dentre muitos outros fatores, é preciso se vestir para o sucesso. Nada melhor, então, para um homem moderno, que busca alçar voos cada vez mais altos, do que se basear na estética característica da alta sociedade!

Veja agora alguns dos principais pontos de destaque do estilo Old Money para se considerar na hora de adequar seu guarda-roupa a esta possibilidade.

Principais características do estilo Old Money

  • Qualidade sobre quantidade: aqui impera a teoria de que “menos é mais”. Prioriza-se a qualidade das peças com tecidos nobres e acabamentos impecáveis frente ao excesso de volume ou de informações;
  • Clássicos reinventados: o Old Money masculino valoriza peças tradicionais, como blazers, calças de alfaiataria, suéteres e sapatos Oxford. Mas é claro que sempre vale um toque de modernidade e personalidade, desde que seja na medida certa;
  • Cores sóbrias e elegantes: tons neutros que remetem à nobreza, como marinho, cáqui, cinza e bege são a base do guarda-roupa do estilo, com cores mais vibrantes e chamativas sendo muito raras — aparecendo pouco em detalhes no acabamento de roupas e acessórios — ou não aparecendo de forma alguma;
  • Acessórios discretos: relógios de pulso clássicos, lenços de seda, gravatas de lã e cintos de couro de qualidade são os acessórios preferidos, adicionando um toque de refinamento sem exagero. Aqui, é outro aspecto onde cabe um toque de personalidade e modernidade, com pulseiras de couro e colares que atendam a demanda de acabamento discreto, mas refinado. Os acessórios podem ser o que faltavam para ampliar o potencial do visual;
  • Corte impecável: a alfaiataria é parceria essencial no estilo Old Money, com roupas feitas sob medida para um ajuste perfeito que realça a silhueta masculina.

Dicas para se vestir no estilo Old Money

Agora que você já tem a origem e o conceito, é hora de anotar algumas dicas de ouro para aplicar de uma vez por todas o estilo Old Money no seu dia a dia!

Primeiramente, é importante fazer investimentos em peças-chave que atendam às características de excelência promovidas no conceito.

  • Camisas de alfaiataria;
  • Blusas e blazers de lã;
  • Suéteres de cashmere;
  • Sapatos;
  • Cintos;
  • Demais acessórios em couro.

Essa será a base dos visuais construídos conforme a estética desejada!

Com peças que apostam na discrição e no conjunto, a atenção a detalhes pode fazer a diferença — como a qualidade dos botões, o caimento das peças e a escolha dos acessórios — sendo capaz de elevar um look simples a um visual sofisticado.

É nesse contexto, aliás, em que cabe um toque de modernidade e customização. Preste atenção nos detalhes com cores, texturas e designs diferentes, que consigam trazer um elemento de destaque ao visual elaborado, mas sem que este complemento de aspecto diferente tome toda a atenção do look para si.

Encontrar um anel masculino elegante e de alta qualidade, por exemplo, tem tudo para somar às possibilidades!

Looks no estilo Old Money Masculino

Fechando o material, separei 3 looks que servem como excelentes bases para você se inspirar e começar a explorar visuais baseados no estilo Old Money Masculino. Confira!

1. Look casual elegante

Combine uma camisa de algodão de tonalidade neutra — preferencialmente branca — de boa qualidade com uma calça chino bege e um suéter de cashmere. Complete o look com mocassim e cinto em tom neutro para ter uma composição casual e extremamente versátil.

Aqui é o cenário perfeito para investir no uso de pulseiras masculinas de alto nível — pois podem dar um toque de modernidade e personalidade sem abdicar da base elegante e requintada.

2. Look formal clássico

Para ocasiões mais formais, opte por um terno de lã, uma camisa de linho e uma gravata. Adicione um par de sapatos Oxford em couro e um relógio de pulso clássico para arrematar o visual.

Os cortes e combinações exalam elegância, mas as paletas de cores exploradas são extremamente serenas e discretas. O diferencial fica por conta da notável qualidade dos materiais empregados — fator notável também para determinar um look como digno do estilo Old Money!

3. Look de meia estação

Para dias mais com ventos mais intensos, que flertem com o frio, use um blazer de lã com uma camisa e uma calça de veludo. Complete o visual com botas de couro, um cachecol ou até mesmo com um chapéu.

Nesse caso, com camadas mais espessas de roupas visando a proteção contra o possível frio, apostar em colares de aço com acabamentos finos e requintados pode dar um toque de brilho na medida certa em meio aos tons pastel que permeiam a composição.

O estilo Old Money masculino promove uma elegância atemporal e uma sofisticação discreta que vai muito além da moda passageira. A ênfase na qualidade, tradição e a atenção aos detalhes fazem do estilo uma abordagem refinada para se vestir, adequada para qualquer ocasião.

Ao incorporar peças clássicas, tecidos nobres e acessórios discretos ao seu guarda-roupa, você pode atender à característica distinção Old Money e destacar-se com uma elegância verdadeiramente duradoura.

Continue navegando pelo blog da Vorax e encontre outras tendências de moda!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022