Saiba como perder a timidez com apenas 5 dicas!

A timidez é algo natural do ser humano quando é preciso lidar com situações ou indivíduos novos. Entretanto, se o medo do desconhecido te paralisa, algo não está normal. Pensando nisso, nós da Vorax separamos 5 dicas de como perder a timidez e começar a enxergar a vida com outros olhos, aproveitando cada oportunidade dela.

Continue lendo o post e confira as importantes dicas, mas antes disso, saiba quanto tempo demora para superar essa condição.

É possível perder a timidez rapidamente?

pessoa dentro de um pote de vidro gigante em posição fetal

Você acha amedrontador abordar alguém na rua para pedir ou uma informação, ou até mesmo tirar uma dúvida com um colega de trabalho? Então você precisa começar a enfrentar esses empecilhos e sensações de temor! Já esclarecemos que superar tudo isso não é algo rápido, porém é possível, sim, seguir algumas dicas para que a timidez possa ir diminuindo aos poucos.

Não é tão simples perder a vergonha, porque diz respeito a um medo ou bloqueio individual e, portanto, depende do tempo que cada pessoa leva para se sentir bem ao falar em público. A melhor maneira de perder a timidez a longo prazo é procurando um profissional especialista no assunto, como um psicólogo. Contudo, para resultados imediatos, algumas dicas podem auxiliar nesse processo.

Confira!

1 – Fale com o espelho

Se você é tímido, com certeza já deve ter escutado alguém te dizer para conversar sozinho com o espelho, ou com você mesmo, caso prefira não se sentir tão sozinho.

Essa dica te tornará mais desenvolto na hora de soltar a voz com outra pessoa que estiver presente no mesmo ambiente. Não é necessário elaborar um trabalho para ser apresentado a você mesmo, viu?! É somente uma forma de demonstrar que é possível conversar e explicar algo sem que haja aquele sentimento de receio.

2 – Enfrente seus medos

imagem com grupo de amigos rindo

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas se você não se arriscar, nunca vai saber como é, de fato, passar por uma situação que te paralisa. A timidez é um desses medos desesperadores? Então enfrente-a!

Comece expressando opiniões entre amigos ou família. Ao se impor, você vai se sentir cada vez mais à vontade para dizer o que realmente pensa ou sente. Desse modo, é provável que aos poucos sua insegurança vá sendo controlada e modificada, sendo possível até puxar aquele papo com alguém que você gosta, mas ainda não tem coragem de abordar.

3 – Não ligue tanto para a opinião alheia

Alguns toques que as pessoas dão são válidos, porém, há algumas situações que as críticas são puramente negativas e destrutivas. Quanto a isso, tenha em mente que nem tudo deve ter tanta relevância a ponto de mudar quem você é.

Geralmente, quem é muito tímido, possui receio de ir além pelo fato de ainda dar muita importância para opiniões que não acrescentam positivamente ao seu comportamento. Por isso, caso você tenha vontade de ousar, vá e faça! Esse pode ser o começo de uma nova história em vários âmbitos da sua vida, seja ele profissional, pessoal ou afetivo.

4 – Aceite-se

amigos sentados em escadaria usando pulseiras vorax

Pode parecer besteira, mas não é. Algumas pessoas não conseguem se aceitar exatamente como são e, por isso, passam a se comparar com outras personalidades. Uma pessoa tímida, por exemplo, pode não concordar com esse fato e ficar pior por conta disso, sem conseguir dar um passo adiante.

Desse modo, busque ter convicção de que você é único e que nada pode contrariar isso, seja por aparência ou aspectos psicológicos. Além disso, começar a fazer novos experimentos, principalmente no visual, é uma ótima maneira de dizer: “eu sou assim e posso ser original”. Os acessórios para homens da Vorax podem ser uma porta para diversas possibilidades e tentativas de se enxergar amigavelmente.

5 – Desenvolva o autoconhecimento

homem de braços cruzados com desenho de braços musculosos ao fundo

O que é melhor para perder a timidez do que ter o autoconhecimento? É impossível dar um passo à frente do seu medo se você não tiver conhecimento dele. Assim, tenha uma noção dos aspectos que te deixam envergonhado, para só então conseguir desmistificar esse sentimento para si mesmo.

Faça um exercício constante de se conhecer por completo, tanto os fatores positivos, quanto os negativos. A mudança será impactante, tanto para você quanto para os indivíduos que estão à sua volta. Não tenha medo de ter atitude! Se você não viu, a Vorax preparou um post completo sobre os 10 estilos mais procurados para ser um homem de atitude, garanto que ele vai te ajudar a encontrar o seu e se conhecer ainda mais.

Agora é com você! Com essas dicas, perder a timidez vai ficar um pouco mais simples. Deu para perceber que o maior motivador para que isso aconteça é você mesmo, certo? Portanto, siga em frente e tenha força de vontade para vencer a barreira do medo. Tenha força de vontade e siga adiante!

O que achou do post? A Vorax deseja que você seja um homem de personalidade em todas as esferas da sua vida, desde a parte referente a aparência, ao montar visuais incríveis, até na sociabilidade. Deixe um comentário e nos siga no Instagram para se manter atualizado sobre o universo masculino. Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

3 comentários em “Saiba como perder a timidez com apenas 5 dicas!”

Average
5 Based On 2

Deixe um comentário

Este post contém 3 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022