9 estilos de tatuagens masculinas: conheça o seu!

Personalidade, rebeldia e história são palavras que podem ajudar a resumir toda a história e significado por trás das tatuagens. No momento em que vivemos, o individualismo impulsiona muito as pessoas a decidirem se expressar, através da pele, valores, pensamentos ou simplesmente seu estilo atrelado à vaidade.

É muito comum que a motivação das pessoas e o significado das tatuagens sejam questionados. Porém, isso mais vem sendo cada vez mais compreendido e aceito como uma questão que também pode ser puramente estética. Afinal, se tem algo que não passa despercebido no visual são as tatuagens masculinas.

Foi através do contato de marinheiros ingleses com polinésios e nativos que essa prática começou a se difundir pelo mundo. Com isso, ela começou a se tornar popular em entre criminosos, lutadores de rua e prostitutas. Daí que surgiu o preconceito que relaciona essa prática a pessoas desocupadas.

Porém, com o passar do tempo os desenhos foram se adaptando, assim como o público adepto à arte. Deixando de ser algo exclusivo de uma cultura específica para se tornar uma forma de expressão subjetiva e individual!

Se você nunca fez uma tatuagem, e está começando a pesquisar sobre o assunto, saiba que existem diferentes estilos de tatuagens masculinas. Esses estilos vão muito além de variações de cor de tinta e traçados. Para te ajudar a encontrar o estilo que mais combina com você vamos listar aqui 9 estilos de tatuagem masculina! Acompanhe:

1. Old School

O termo Old School em português significa “velha escola”, conceito usado para classificar esse modo específico e tradicional de tatuar. Nesse caso, os desenhos são marcados por traços bem delimitados e fortes em preto, com pouco ou nenhum sombreamento. As tintas coloridas que preenchem os desenhos não vão muito além da cores primárias, como amarelo, vermelho verde e azul.

Imagem de um homem com tatuagem old school

As tatuagens masculinas Old School trazem imagens bidimensionais, sem muito realismo ou complexidade em detalhes. Começou a se popularizar no ocidente, por volta de 1980 através dos marinheiros, por isso, entre os desenhos clássicos encontram-se símbolos náuticos e que marcaram a época. Como faróis, âncoras, navios, pássaros e sereias!

De forma geral, a premissa do movimento é replicar os mesmos símbolos clássicos, que como vimos, são itens que não perdem o sentido através do tempo. Não importa quanto tempo passe. Como rosas, caveiras e animais. Optar pelo estilo Old School é a melhor opção para você que é ligado nos clássicos, e cultua com o vintage e o retrô!

2. New School

O New School veio à tona por volta de 1970, como um forma de renovar o que era tendência na época, e hoje em dia é conhecido como Old School.

Nesse caso, a proposta são desenhos tridimensionais e mais liberdade no design, e suas características mais fortes são os efeitos degradê, sombreamento, uso de cores e a psicodelia. O estilo traz uma pegada mais contemporânea e tem sua inspiração baseade em grafites, Pop Art, Cartoons e HQ’s.

Imagem de tatuagens new school

Esse tipo de desenho é indicado para homens de personalidade forte, que procuram tatuagens marcantes e curtem a psicodelia!

3. Realismo

O movimento realista teve início na França na década de 1950. A proposta do realismo nas tatuagens, como o próprio nome sugere, é retratar a realidade da forma mais fiel possível. Nesse estilo sombra e contraste são os principais elementos trabalhados.

O intuito no início era alcançar o efeito de fotos impressas na pele, para pessoas que desejavam fazer isso. Porém, com o passar do tempo a proposta evoluiu bastante e hoje em dia sugere retratar qualquer coisa de forma realista, e sem ajustes dramáticos.

Imagem de tatuagens realistas

Se você deseja homenagear alguém eternizando essa pessoa, ou gostaria de ter retratos da realidade impressos na sua pele, esse tipo de tatuagem é perfeito para você! Esse estilo costuma também ser aderido por jogadores de futebol.

4. Celta

Os povos Celtas são lembrados por serem bravos guerreiros. Nas tatuagens masculinas, o estilo celta carrega toda a força histórica desse povo, que tinha o habito de tatuar o corpo e deixou esse costume como herança.

Imagem de tatuagens celta

O estilo é marcado por diversos símbolos originários da cultura, e cada um deles traz um significado específico. Suas características mais marcantes são as linhas grossas, os traços fortes e, principalmente, as formas entrelaçadas. Em sua maioria elas envolvem espirais, cruzes, animais, plantas e nós.

Ideal para os rapazes que curtem tatuagens com essa pegada histórica, marcada pela força, e que carrega significados positivos que podem ter um efeito motivacional no dia a dia.

5. Maori

A tatuagens Maori começaram a se expandir da Oceania para o mundo nos anos 2000. Originária da nova Zelândia, possui um valor cultural muito alto e carrega muita representatividade e tradição.

Em sua origem, eram feitas em mulheres e homem da tribo, e cada desenho contava as história da vida de cada um. Quanto mais nobre a pessoa, mais tatuagens ela tinha no rosto. Portanto, expressavam identidade, hierarquia, e crenças religiosas. Após o preenchimento do rosto por completo os membros e o restante do corpo passavam a ser preenchidos.

Imagem de um homem com tatuagem maori

Além dos significados por trás dos desenhos, as principais características desse estilo são os formatos tribais, símbolos da própria cultura maori, formatos geométricos, mistura de traços finos e grossos e aspirais que encaixam e têm sequência umas nas outras.

Se você é um cara positivo, que busca constantemente por evolução, e gostaria de registrar no corpo símbolos que carregam significados como abundância, boa sorte, proteção, orientação, força e prosperidade marque agora a sua tatuagem Maori!

6. Tribal

A história das tatuagens tribais é uma das mais antigas, pois possui mais de 5.000 anos. Seu intuito na época era representar a cultura e as crenças do povo, tendo significados distintos para cada tribo.

Suas características mais marcantes são as linhas grossas, majoritariamente pretas, e formas geométricas entrelaçadas que dão uma sensação de continuidade. Atualmente seu sentido se tornou basicamente estético, muito visto nos membros, ombros, costas e peitoral masculinos.

Imagem de um homem com tatuagem tribal

Ideal para os homens vaidosos, que entendem o valor de complementar o visual com braceletes, por exemplo. E que desejam preencher o corpo com linhas a fim de transformar a apresentação estética corporal, especialmente dos membros.

7. Blackwork

Blackwork significa “trabalho em preto”. Essa técnica sugiu como um aperfeiçoamento expansivo das tatugens tribais e maori, tanto que o blackwork também é conhecido como Neo Tribal. E vem explorando o universo da modificação corporal.

Imagem de tatuagem blackwork

A princípio, ele começou a se manifestar como uma forma de cobertura de tatuagem, uma técnica que consite em preencher de preto o espaço onde havia uma tatuagem indesejada. O que era feito de forma anatômica, pensada para combinar com as linhas e curvas corporais.

Portanto, essa técnica consiste em preencher de preto formas, linhas grossas ou até mesmo um membro inteiro. Fazer uma tatuagem como essas requer muita atitude e decisão. Se isso faz parte da sua personalidade, e você busca por adornos corporais marcantes, o blackwork é perfeito para você!

8. Pontilhismo

O pontilhismo é uma das técnicas mais recentes da lista, e surgiu na França junto ao movimento impressionista, na década de 1990. Esse tipo de tatuagem é bastante exótico porque ao invés de traços e linhas continuas, as imagens são formadas inteiramente por pontos múltiplos posicionados muito próximos um do outro, como se fossem feitos por um lápis.

Imagem de tatuagem no estilo pontilhismo

Os pontos e espaços em branco trabalham juntos dando forma aos desenhos através do efeito visual que causam. Seus elementos mais marcantes são a profundidade e o sombreamento, que juntos, atingem um resultado bem realista!

Contudo, o pontilhismo é uma ótima sugestão para rapazes alternativos, que gostam de inovar e buscam sempre por um diferencial estético.

9. Aquarela

O estilo aquarela nas tatuagens é uma prática antiga, que porém, ganhou muita força e destaque recentemente. Em 2017 o estilo foi resgatado, sofreu algumas adaptações e fez um boom no cenário.

Basicamente qualquer desenho pode ser transformado em aquarela. Afinal, as tatuagens são uma mistura de desenhos realistas feitos em traços suaves com preenchimento ou detalhes em cores depositadas na pele de uma forma que causa o efeito de fluidez e movimentação da aquarela no papel.

Imagem de tatuagem aquarela

Seu principal diferencial é esse efeito fluido, que imita a tinta aquarela na pele. Trazendo um visual surpreendente, como se a cores fossem depositadas através de verdadeiras pinceladas na pele.

Se você é um cara criativo e ligado a questões artísticas e espirituais, esse é o tipo de tatuagem ideal para você!

Pronto, agora você tem tudo que precisa para fazer sua escolha!

Inquestionavelmente, a tatuagem sempre vai ser uma das melhores formas de expressar sua personalidade. Fazer uma tatuagem masculina vai dizer muito sobre você. Trata-se de uma marca pessoal, que eterniza na pele coisas nas quais você acredita, suas preferências e referências.

Então, para obter sucesso na sua primeira tatuagem, basta se basear em tudo que aprendeu com a gente, e escolher seu estilo. Depois disso, entre em contato com um profissional confiável, agende seu horário e se apaixone pelo lifestyle!

Curtiu o conteúdo? para ficar por dentro de mais dicas e tendências da moda masculina, continue acompanhando as postagens do blog. E se você busca por um diferencial e quer acrescentar ainda mais estilo e atitude no seu visual, confira as nossas coleções de acessórios e se identifique!


Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022