Por dentro do universo da modificação corporal

Você gosta de decoração? Gosta de adornar o corpo? Já considerou mudar a própria anatomia? Cada dia mais pessoas ao redor do mundo têm aderido à modificação corporal por diferentes propósitos: estéticos, simbólicos e comunitários. A Vorax vai te levar por uma jornada pelo universo das modificações corporais, acompanhe:

A história e os símbolos da modificação corporal

Piercings-de-orelha

Culturalmente, o gesto de modificar a própria anatomia é tão antiga quanto as próprias civilizações. Em múmias egípcias foram encontradas modificações como piercings de umbigo, joias nos dentes e até modificações deliberadas na anatomia do crânio para modificar seu formato. Todas elas tinham algum propósito, geralmente relacionado ao posto social ou à religiosidade.

E esse é um padrão muito comum em todas as civilizações do mundo. Os povos nativos da América e das ilhas polinésias eram especialistas no tema, criando modificações incríveis que imitavam desde os dentes serrilhados de feras até escarificações na pele que imitavam crocodilos.

Os Maias adoravam as joias, usavam nos dentes, alargavam os lóbulos, perfuravam a orelha, os lábios e todo o rosto.

No Norte da África a escarificação tem significados de transição para a puberdade, já as mulheres, em muitas culturas, usam discos no lábio para indicar os bens familiares e seus dotes. O uso de argolas, na África e na Ásia, costumam significar conquistas e riqueza em homens e em mulheres servem como peso para os ombros, dando a impressão de silhueta alongada.

Cada modificação tem um tipo de significado cultural profundo e, acima de tudo, também têm um grande valor estético.

Foi só recentemente, aqui pelo Ocidente, que a gente começou a se inspirar nesses diversos estilos de modificações para criarmos nossos próprios estilos, para expressar mais da nossa personalidade publicamente.

Não é raro vermos nos documentários pessoas que transformam as modificações corporais em um estilo de vida e ganham destaque.

Os tipos de modificação corporal

Cada dia mais as modificações corporais se tornam populares e ganham tolerância da sociedade. Muita gente que passa por um momento importante de transição, sobrevive a um trauma ou tem uma grande vitória na vida costuma fazer uma tattoo, ou quem quer dar uma renovada no estilo faz um piercing. Existem modificações para todos os gostos, e vale a pena conhecer elas mais de perto:

Tatuagens

Tatuagens

As tatuagens estão entre as favoritas para marcar eventos da vida, superação, recomeços, símbolos significativos e artes que a gente gostaria de eternizar na pele.

Existem diferentes tipos de tatuagem, como as Old School, com linhas mais despojadas e símbolos clássicos, como flores, pin ups, adagas, âncoras, cada um com seus significados. As tattoos bold line são mais contemporâneas, com traços mais grossos e marcados e muitas cores. As tribais costumam trazer padrões geométricos e símbolos mais minimalistas, e as portraits marcam na pele símbolos mais delicados, com técnicas mistas.

E ainda podemos falar de outro estilo ligado à tattoo: a escarificação, que cria artes na pele através da cicatrização de desenhos feitos com aparelhos cirúrgicos.

Body piercings

As perfurações são outro clássico, com estilos que vão do agressivo ao delicado, o nariz, as sobrancelhas, os lábios, todo lugar com destaque é oportuno para criar um estilo especial.

No nariz, os piercings de septo e argolas de narina imperam em todos os sexos, e nas mulheres o ponto de luz continua sendo outro clássico; já os homens costumam usar os piercings estilo ferradura, mais espessos e chamativos.

Na boca, além dos aros nos lábios e do arco do cupido, os piercings no smile e no centro da língua são mais radicais e exigem um cuidado especial.

Marca registrada dos anos 2000, o piercing de sobrancelha tem voltado para criar aquela pegada “chavosa“, com a marca que costuma deixar, que hoje fica sincronizada com os cortes de cabelo desenhados!

Piercings de orelha

Deixamos para falar só da orelha em uma parte separada, já que ela costuma ser a favorita para modificações. Além do brinco masculino e feminino, que já se tornaram tradição, e os alargadores fizeram um sucesso enorme nos anos recentes, mas devido à modificação no lóbulo, muitas pessoas também optam por usar alargadores falsos, que são práticos e estilosos.

A anatomia da orelha é ideal para aplicar piercings, além do lóbulo, as cartilagens que temos são fáceis e seguras de perfurar. O Hélix da orelha pode ser preenchido com aros e pontos, sua parte superior cruzada por piercings industriais tranversais, já na parte mais central, o tragus dá destaque a piercings mais delicados.

Piercings transdermais e subdermais

Piercings-transdermais

Os implantes transdérmicos abriram muitas possibilidades para colocar piercings por todo o corpo, com spikes, bolinhas, pontos de luz, o mais importante é que o material seja sempre cirúrgico, para evitar irritações abaixo da pele.

Falando em abaixo da pele: os piercings subdermais não ficam expostos, e geralmente têm formatos mais sobressalentes, e tem gente que já aplica outros tipos de itens, como LEDs e até leitores RFID, que podem se comunicar com artigos de robótica e transferir pequenos estímulos no corpo, como fez o cientista Kevin Warwick, o chamado capitão Ciborgue, que tem criado tendências entre os nerds e fãs do mundo cyberpunk.

Suspensão corporal

Praticar a suspensão corporal pode ser considerado um hobby para quem curte o mundo da modificação corporal. Com ganchos ou preso por piercings bem aplicados, a pessoa é suspensa no ar sendo sustentada pela própria pele. Quem faz, garante que a sensação é libertadora.

Modificações cirúrgicas

 

Modificações-cirúrgicas

Além das cirurgias estéticas tradicionais, como no nariz, implantes e afins, muitas pessoas inovam e transformam de maneiras curiosas o corpo; algumas unem o hélix superior para criar orelhas de elfo, outras bifurcam a língua, como o lendário Gene Simons e algumas pessoas até fazem remoções ou unem partes, como quem cria membranas entre os dedos. Intervenções como serrilhar os dentes e tingir a esclera dos olhos.

Curtiu conhecer mais sobre o mundo das modificações corporais? Na Vorax você encontra os mais diversos assuntos sobre estilo de vida, moda e hobbies para homens modernos, e para curtir mais conteúdos é só seguir nosso blog e nos encontrar nas redes sociais!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022