Buzzcut: o famoso corte estilo raspado masculino

Quando pensamos nos principais cortes de cabelo masculino existentes prezando por estilo com muita praticidade, é bem natural que o buzzcut se destaque. Isso porque, desde sua origem no início do século XX, esse corte tem por objetivo deixar o cabelo do homem alinhado e fácil de se cuidar.

O buzzcut foi ganhando releituras com o passar do tempo, tornando-se uma possibilidade estética ainda mais viável para mais formatos de rostos e gostos pessoais. Pensando em todos os benefícios que essa alternativa pode trazer para o homem moderno, separamos os principais detalhes — sua origem, características, base e vertentes — para você conhecer e aderir. Confira!

O que é o buzzcut?

Buzzcut é o nome dado aos cortes em que deixam aquele aspecto de “cabelo raspado” — que, aliás, é como o termo pode ser traduzido para o português. Um cabelo desse tipo deve apresentar esse aspecto em sua totalidade ou, ao menos, na maior parte do corte feito.

buzzcut imagem de estudio

O resultado apresenta fios nivelados e, geralmente, mais baixos, proporcionando um visual limpo, discreto e muito prático de se manter.

Como surgiu o buzzcut masculino?

O corte buzzcut masculino surgiu na Primeira Guerra Mundial (iniciada em 1914) não somente para atender a preferência pela padronização, aspecto comum no meio militar. Seu objetivo também era facilitar o cuidado dos soldados que lutariam nas trincheiras.

Homem negro com cabelo cortado

Esse contexto hostil e sem a preconização da higiene tornava os cabelos maiores um problema, já que propiciava infestações de pulgas e piolhos, responsáveis por deixarem os combatentes mais abatidos. Com os fios mais baixos, um cuidado básico era possível, evitando esses e outros problemas de saúde.

Tipos de buzzcut

Para ser considerado um legítimo buzzcut, o corte em questão não pode deixar de contar com o notável uso da máquina de cortar cabelo, responsável por promover o aspecto raspado estiloso que é característico ao estilo em questão.

Homem branco caom cabelo cortado visto de perfil

Confira algumas das possibilidades que se destacam entre as principais alternativas em cortes de cabelos lisos ou não para explorar essa estética da melhor maneira possível!

Crew cut

Essa é a variação mais próxima do corte militar tradicional em que todo o cabelo é raspado em pentes da mesma numeração, seja a 1 ou a 2. O crew cut permite uma leve diferenciação na parte do topo do cabelo, que pode ser cortado também nos pentes 3 e 4.

Homem de moletom e com corte de cabelo feito recentemente

O contraste, mesmo que pequeno, do tamanho dos cabelos na nuca e dos lados em comparação com o topo da cabeça já é capaz de oferecer um diferencial estético que chama atenção, mesmo que o cabelo siga, no geral, mais baixo.

Corte Caesar

O corte Caesar recebe esse nome por conta do imperador romano Júlio Cesar que, nos registros históricos, ostentava um cabelo de corte bem baixo e franja bem marcada.

Modelos com cabelos cortados no modelo do corte caesar

Atualmente, essa possibilidade se apresenta como uma variação do crew cut, já que exige volume um pouco maior na parte da frente do corte para que a franja possa ser cortada reta — sendo possível fazer o ajuste tanto na máquina quanto na tesoura.

Flat top

Trata-se de outro corte muito tradicional e ligado ao exército, surgindo com uma “atualização” dos buzz cut originalmente utilizado na Primeira Guerra Mundial.

Estilo de corte e penteado para cabelo crespo

Como o nome indica, o flat top tem na sua principal marca o topo reto para arrematar o corte. Com nuca e laterais mantendo a altura dos cortes anteriores, o topo da cabeça é todo deixado com mais volume para que os fios sejam puxados para cima com géis e demais fixadores e, assim, a máquina ser capaz de deixar o alto do corte o mais reto e nivelado o possível.

Já fica uma dica pra você que curte esse tipo de visual: além dos produtos certos para manter o penteado com o efeito desejado, é importante também ficar sempre atento ao crescimento irregular dos fios para que o flat top não fique desalinhado. Essa é uma alternativa que exige idas mais frequentes ao barbeiro ou, se possível, aparar em casa.

Dicas para a manutenção do buzzcut

Apesar de ser um estilo que prioriza a praticidade nos cuidados, fato é que, para se manter a estética promovida pelo corte, alguns cuidados tornam-se importantes:

Homem cortando o cabelo

  • Por mais que o flat top seja o mais exigente nesse quesito, o ideal é ajustar o corte sempre que necessário, seja por conta própria ou com a ajuda do barbeiro para manter o corte alinhado;
  • O buzzcut complementa bem diversos tipos de rostos, mas fica a dica para usar com mais cuidado caso o seu seja mais longo, já que o corte destaca esse aspecto;
  • A barba conversa muito bem com o buzzcut masculino, mas seja ela mais baixa ou mais alta, também é importante que esteja sempre aparada para não contrastar com o cabelo.

Agora você sabe tudo sobre o Buzzcut e suas melhores alternativas para extrair o máximo desse estilo que traz comodidade e rica estética aos seus cabelos!

Aproveite sua passagem pelo blog da Vorax e confira ainda como fazer a barba crescer em 10 passos, complementando seu visual com uma barba grande e saudável.

Até o próximo post!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022