Como fazer a barba crescer em 10 passos

Você sabe como fazer a barba crescer? Isso pode ser fácil para algumas pessoas, mas definitivamente não é para todo mundo. Além disso, o ideal é cuidar dos fios para que nasçam saudáveis e fortes!

Esse assunto é bastante comum para os amantes de barba e lenhadores de plantão, alguns já devem estar cansados de ouvir sempre a mesma coisa. Mas calma lá! Neste post vamos dar 10 dicas de como fazer crescer de um jeito simples e eficaz, mas para isso, precisamos ser realistas. Chega de enrolação, vamos lá!

O significado historicamente

imagem histórica de barbas

Ao longo da história, a barba do homem teve diversos e diferentes significados, variando de geração em geração e de cultura em cultura. Talvez você ache esse assunto irrelevante, mas eu juro que tudo vai fazer sentido no final. Bora lá.

Os primeiros registros de homens com pelos no rosto começa na pré-história, em que os homens a cortavam com lascas de pedras cortantes. Bizarro né?!

Bom, posterior a isso, em meados de 1800, Darwin começou a dar sentido a essa característica. Para ele, a barba significava a maturidade sexual dos homens. O biólogo acreditava que eles só atingiriam a maturidade viril se tivessem uma boa quantidade de fios..

Levando em consideração o tamanho da barba do cientista, acho que ele só estava querendo se autopromover.

Já na Grécia Antiga, os pelos no rosto significava força, garra e, por isso, era um status muito importante para os homens em batalha. Os Espartanos chegavam até a cortar a barba daqueles que eram considerados fracos e covardes.

Não demorou muito para ela voltar a ser relacionada com a sexualidade. Na Idade Média, para os católicos, não ter barba era sinônimo de celibato. Mas será que esse significado ficou para trás? Socialmente, ainda ligados os pelos com a viralidade do homem?

Podemos concordar que esse estereótipo viril ainda é bastante presente em algumas culturas e religiões.

Com essa breve introdução, conseguimos ter noção de alguns sentidos que o conjunto de pelos teve e tem ao longo dos anos e isso é bastante mutável, daqui a alguns anos podem surgir novos significados. Por outro lado, os fatos científicos sobre os pelos não mudam, e é disso que precisamos conversar.

A higiene, por sua vez, precisa ser levada em consideração para quem tem ou quer ter barba, não podemos ignorar. Em tempos de pandemias virais, esse aspecto é ainda mais importante. Lembre que os pelos fazem parte do seu rosto, o cuidado precisa ser dobrado, ao passo que não é difícil mantê-la limpa.

Cuidados com a barba

Imagem de homem lavando a barba

Sem os devidos cuidados, a pele do rosto pode desenvolver descamações provenientes da oleosidade excessiva. Para quem já tem a cútis oleosa ou problemas com espinha, essa parte é ainda mais importante. Mas sem estresse! Não é nada que você não consiga fazer, basta ter alguns cuidados durante o dia e isso já não vai mais ser um problema.

Lembre-se que isso serve para todos os homens, independente do tamanho e densidade dos pelos da face. A higiene precisa ser feita todos os dias e para te ajudar, a Vorax separou um breve guia de cuidados:

  • Lave

A lavagem deve acontecer após as refeições com um shampoo neutro ou um shampoo próprio.

  • Apare os pelos

Muitas pessoas pulam esse passo pelo apego à barba, mas tente cortar as pontas pelo menos uma vez por semana.

  • Hidratação

A hidratação ideal dos fios deve acontecer ao menos uma vez por dia.

Esse é o cuidado básico de higiene que você deve ter, mas muitos homens também escolhem utilizar óleos, balms e esfoliantes, que acaba sendo um plus. Para saber mais, confira nosso guia completo sobre cuidados com a barba.

Mas afinal, como fazer a barba crescer?

Depois de levantados alguns assuntos importantes, é hora de falar sobre o crescimento: o que fazer para crescer?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender cada caso em específico. Você já tem fios no rosto e só quer ter mais volume ou você não tem e quer fazer crescer? Bom, para cada caso há uma solução diferente. Por outro lado, há passos genéricos para todo tipo de necessidade. Então vamos começar por aí.

1. Seja paciente

Respeite e entenda o processo natural do seu corpo. Os homens da sua família também não têm muitos pelos no rosto? Bom, isso é um indicativo claro de que sua genética implica em uma barba rasa ou quase inexistente. Neste caso, você precisa tomar algumas decisões.

Você pode aceitar essa condição e viver perfeitamente bem com isso, ou procurar ajuda e intervenção externa como remédios e suplementos. Neste caso, a única ajuda que posso te dar é indicando uma visita ao médico especializado.

2. Faça o que está a seu alcance

imagem de caixa de remédio para crescimento da barba

Você pode optar pelo processo natural ou pela ingestão de remédios caseiros, manipulados ou de farmácia. O ideal é não ficar preocupado por isso, logo nos próximos tópicos você vai entender a importância da saúde mental para quem tem esse objetivo. Não tire conclusões precipitadas, continue lendo!

3.Seja cuidadoso

Você já sabe dos cuidados necessários relacionados às questões de higiene, certo?! Mas, além do que já foi mencionado, um cuidado importante que você precisa ter é não mexer diretamente nos fios, principalmente quando ainda estão crescendo.

Caso você queira saber mais sobre os cuidados com a barba no dia a dia, confira nosso post sobre o assunto.

4.Utilize óleos

Imagem de modelo masculino aplicando óleo na barba

Se aventure na diversidade de óleos, eles podem te surpreender. Eles servem para revestir, hidratar e cuidar dos fios. Dependendo do produto, 3 a 4 gotas por vez já são o necessário.

5.Experimente produtos diferentes

Assim como os shampoos que usamos no cabelo, é preciso trocar de produtos de tempos em tempos para entender qual se adapta a suas necessidades e qual vai agradar mais. Cada pessoa precisa de itens específicos, portanto nem sempre o produto de outro colega vai ser o ideal para você.

6.Tenha uma alimentação saudável

Não é novidade nenhuma que a alimentação é um fator importante para muitas etapas da nossa vida, certo?! Isso vale também para esse caso. Uma alimentação balanceada e saudável, com todas as vitaminas necessárias, acredite, vai mudar para melhor a sua vida.

Neste momento vale ainda uma visita ao nutricionista para saber se sua saúde está em dia. Se for necessário e for uma indicação do seu médico, opte por suplementos e vitaminas.

7.Mantenha a saúde mental em dia

Talvez este passo seja o mais importante durante o processo. Não porque é isso que vai fazer sua barba crescer mais rápido e fácil, mas sim porque essa dica é a que as pessoas mais ignoram.

O estresse do dia a dia pode ser um fator que impede que seu corpo se desenvolva da maneira certa. A mudança de um estilo de vida mais saudável e tranquilo pode ser o segredo para fazer os pelos crescerem.

8.Apare os fios

Já conversamos sobre a necessidade de manter a manutenção do rosto em dia como um cuidado de higiene, mas esse passo vai além disso. Aparando os fios regularmente você deixa seus fios mais saudáveis e alinhados. Seja com tesoura ou máquina, não deixe de cumprir este passo.

9.Preste atenção no que ela precisa

Nosso corpo comunica e o mesmo vale para nossos pelos. Se você perceber que está mais oleoso que o comum, o ideal é encaixar mais uma lavagem durante o dia. Mas se ela estiver mais seca, aplique um hidratante ou óleo que você preferir. Ouça o que seu corpo tem a dizer! 

10.Remédios naturais

Há quem opte por “remédios naturais” para crescer a barba e há quem também acredita ser uma bobagem. Mas acredite, não é! Os alimentos ricos em vitamina B são ótimos para os cabelos.

Estas foram algumas dicas simples e importantes para te ajudar a fazer sua barba crescer. Mas não esqueça de ser realista, não acredite em métodos milagrosos que juram que seus pelos vão crescer rápido fácil, de um dia para outro, não é assim que funciona. Tenha paciência e você com certeza vai conseguir atingir seu objetivo.

Gostou das dicas? Não se esqueça de conferir mais publicações sobre lifestyle em nosso blog. Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022