5 regras de como cuidar da barba todos os dias

Há algum tempo a barba começou a ser vista como algo fundamental para ter estilo. Por isso, muitos homens começaram a deixar os pelos do rosto crescerem, seja por meio de remédios para crescimento rápido ou de forma natural.

Assim, esses homens são capazes de aproveitar um estilo mais despojado, principalmente os adeptos do estilo rockeiro. Mas, com a barba já crescida, vem a próxima dúvida: como cuidar corretamente? Para isso, separamos 5 regras essenciais de como cuidar da barba. Bora conferir!

1. Use shampoo + condicionador

Imagem shampoo e condicionador para barba

Lavar a barba é a primeira coisa que você deve fazer no dia, pois aposto que quando você começou a deixar ela crescer, logo passou a reclamar que coçava, não é mesmo? Para isso, fazer sua higienização é de extrema importância para tirar todas as pequenas sujeiras que vão se acumulando na área.

Então, entra a dúvida: o shampoo precisa ser próprio para a barba? Sim! O nosso couro cabeludo e os fios do cabelo são diferentes do rosto. Isso porque os fios da barba são mais achatados e grossos, necessitando de um cuidado especial.

É recomendável iniciar os cuidados logo durante o banho. Comece lavando a barba com o shampoo, enxágue e passe o condicionador, que também precisa ser próprio para sua barba. Hoje em dia é fácil encontrar kits completos com tudo que se precisa para esse tipo de cuidado.

2. Faça esfoliação da pele

imagem de home limpando a barba

Cuidar da pele é um fator importante se você pretende deixar sua barba sempre saudável e sem pelos encravados. Fazer uma boa esfoliação e manter uma rotina de cuidados com o rosto ajudam os pelos a nascerem mais saudáveis, evitam espinhas que possam vir a inflamar e contribuem para o crescimento da barba.

Faça o uso de um bom esfoliante duas vezes na semana. O uso excessivo pode dar efeito rebote, piorando ainda mais a situação, então o ideal mesmo é dar um tempo de alguns dias para a pele poder respirar.

A esfoliação traz inúmeros benefícios para a pele. Ela retira as células mortas, limpa os poros, e o efeito disso são menos espinhas e sem pelos encravados. Assim, deixando a sua barba mais saudável, brilhante e com um crescimento bem mais rápido.

3. Utilize uma escova ou pente

imagem de homem penteando a barba

Não é necessário escovar a barba o dia todo, o ideal mesmo é escovar após o banho, utilizando um óleo e balm específicos para que os produtos possam penetrar melhor entre as da pele. A escolha entre pente e escova, por sua vez, vai depender da sua necessidade. Confira:

Escova

A escova é útil para fazer a limpeza da barba, retirando o pó ou pequenas sujeirinhas que se acumulam ao longo dia. Precisam possuir cerdas mais grossas, para poderem penetrar nas camadas da barba.

Ela controla o volume dos pelos, deixando-os mais rentes ao rosto. Outra vantagem de usar escova, é que ela melhora a circulação do rosto, fazendo com que os folículos embaixo da barba formem mais nutrientes, assim, deixando os pelos muito mais saudáveis.

Pente

Os pentes apresentam diferentes modelos. Eles servem principalmente para alinhar e desembaraçar os fios. Qual você deve usar, vai depender do tipo da sua barba e qual é o formato dela.

Os ‘‘dentes’’ mais finos e juntos são para barbas mais lisas, o pente garfo com ‘‘dentes’’ são mais indicados para pelos mais grossos e separados, ideais para as barbas cheias, pois encaixam na sua espessura.

4. Cuide do frizz

imagem de homem com barba com frizz

O frizz pode ser ocasionado por uma série de fatores. Antes de falar sobre isso, é importante lembrar que é normal a barba sofrer com esse aspecto, tendo em vista que cada fio vai se posicionar de um jeito diferente, então não precisa alisar ou pentear a todo momento. Agora, veja algumas dicas para garantir os cuidados: .

  • Não puxe os fios com as mãos, pois essa ação causa atrito com o pelo, e, como consequência, resulta no frizz.
  • Não use secador quente. Se você tem o costume de secar a barba com secador, sempre deixe no ar frio.
  • Use pente de madeira. O plástico e o metal causam uma estática que acaba gerando o frizz.

Por natureza, os pelos da barba são mais grossos. Isso porque os fios são mais achatados. Então, fique tranquilo, pois não existe a perfeição! É normal que haja áreas com texturas diferentes umas das outras.

5. Aproveite para usar óleo especial + balm

imagem de oleo para barba sendo produzido

Essa combinação auxilia nos cuidados com a barba, mas seu uso é opcional. Você pode optar apenas por usar o óleo ou o balm. Contudo, é interessante fazer um combo de ambos os produtos para deixar a barba sempre hidratada e alinhada.

Você pode optar por usar o balm após o óleo, fazendo o uso apenas à noite, na hora de dormir. Saiba mais a seguir sobre as especificidades desses produtos:

Óleo para barba

O óleo serve para revestir os fios da barba, hidratando-os e evitando o ressecamento. O modo de usar é bem fácil, apenas aplique 3 ou 4 gotas do produto, dependendo do comprimento de sua barba, espalhe na mão e depois passe os dedos entre os fios.

Balm

Esse produto serve tanto para hidratar, quanto para modelar a sua barba. Como dito acima você pode optar por usar junto com o óleo, mas é bem mais interessante espalhar bem por toda a barba fazendo movimentos de massagem antes de dormir, deixando o produto agir durante a noite.

Agora, aqui vai mais uma dica de extrema importância: faça a manutenção regularmente! Apare a barba, corte fios que geralmente são mais rebeldes e mantenha uma rotina de higienização todos os dias.

Dessa forma, ela sempre vai crescer com saúde. Caso você queira saber mais sobre estilos de barbas, vale a pena dar uma conferida neste post do nosso blog!

E aí, curtiu as dicas? Conseguiu aprender melhor como fazer os cuidados adequados para sua barba? Acompanhe nosso blog para mais dicas como essa!

Até o próximo post, valeu!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022