5 melhores maneiras de saber o tamanho do anel
Na hora de garantir aquele modelo de anel que te encantou — seja para adicionar estilo ao próprio visual ou para presentear alguém especial —, uma das principais informações para se ter a mão é, justamente, o tamanho de anel certo.
Mas, parando para pensar, essa é uma informação que nem sempre se descobre logo de cara ou é relembrada com facilidade, considerando que diferente de outras peças de vestuário, geralmente não temos tanto contato com as medidas do anel ou dos dedos.
Para garantir, então, que você consiga essa informação de maneira acessível e objetiva e não precise fazer ajustes, como apertar o anel, eu separei aqui 5 maneiras de como saber o tamanho do anel e não passar por algum transtorno, como incômodos no uso e o processo de troca junto ao vendedor.
Com essas dicas práticas, não haverão mais dúvidas da sua parte na hora de adicionar mais um acessório ao seu arsenal ou enganos que possam estragar o clima de um pedido de namoro ou casamento. Boa leitura!
Melhores maneiras de como saber o tamanho do anel
Apesar de não ser aquela medida que verificamos com mais frequência, fato é que existem muitos métodos bem simples e rápidos de se descobrir as medidas ideais de anéis. Ah! E fique tranquilo que em muitos desses métodos nem é preciso avisar a pessoa que receberá esse presente especial para tirar as medidas, o que pode ajudar a conservar o fator surpresa mais facilmente.
Entre marcações e uso de itens simples a equipamentos próprios para retirar essas medidas, nesse texto cobrimos as principais alternativas de como descobrir o tamanho do anel. Confira para identificar a que melhor vai atender à sua necessidade!
Impressão do aro no papel (desenho)
A técnica batizada de “impressão de aro” nada mais é, no fim das contas, do que desenhar o aro de um anel em um papel e comparar a marcação resultante com outros anéis ou até mesmo com tabelas de medidas padronizadas em diagramas de aros (que geralmente vai do número 10, medindo 1,5 cm de diâmetro, até o 33, com 2,3 cm de diâmetro).
Esse talvez seja o método mais prático e famoso entre todas as opções caso não se tenha outros instrumentos de medição à mão — sendo ainda muito útil para a entrega daquele presente surpresa.
Com a impressão em mãos, basta medir os anéis que te interessam junto à marcação, tomando o devido cuidado para que o encaixe seja o mais perfeito possível, ou medir o diâmetro do desenho e comparar com os diagramas.
Uso direto da régua
Caso tenha uma régua em fácil alcance, é possível medir diretamente o anel que será utilizado no teste e encontrar valores convertíveis em medidas de aros. Basta tomar alguns cuidados como:
- Medir exatamente o meio do anel, garantindo que obterá a maior medida interna de um lado ao outro (diâmetro);
- Desconsiderar as medidas de espessura da joia;
- Utilizar essa técnica, preferencialmente, em peças mais finas;
- Caso haja muita proximidade entre duas medidas, prefira a maior por conta do conforto no dedo.
Aproveite essas alternativas para fazer o pedido do seu anel masculino com pedra. Conte com o blog da Vorax para te apresentar modelos estilosos!
Medida com barbante
Outra clássica maneira de saber o tamanho do anel é medir o dedo com um barbante, apesar de não estar entre os mais “discretos” casos a medição seja para o acessório que será dado à outra pessoa.
Trata-se de outra alternativa bem intuitiva e simplificada, pois basta passar um fio em torno do dedo, marcar a medida de circunferência obtida no barbante, cortar o fio na marcação e medir o fio resultante com uma régua.
Também é possível encontrar tabelas de conversão para as medidas encontradas, que vão desde os 5 cm para os aros nº 10 e 7,3 cm para os anéis tamanho 33.
O popular pau medidor de anel
Essa ferramenta é um clássico das joalherias e demais lojas especializadas em anéis e em outros acessórios. Trata-se de uma estrutura reta — que apesar do nome, hoje em dia pode ser feita também em plásticos e metais resistentes — em que um anel é encaixado para descobrir sua medida. Quanto mais longe chegar no medidor, maior a medida.
Essa é uma alternativa que, apesar de precisar de um outro anel de prova, evita a margem de erros em impressões e medidas feitas em casa, passando a tarefa para um profissional mais experiente na função.
Aneleira
Outra ferramenta tradicional nas lojas e muito eficiente são as aneleiras, que são compostas por um conjunto de aros que simulam as medidas disponíveis de anéis. Basta ir experimentando os diferentes aros até encontrar a opção que melhor encaixe no dedo!
Fica o aviso especial para, nesse caso específico, dar preferência à medida que ficar justa no dedo, considerando que, a depender do modelo de aneleira, o peso das outras formas pode impactar um pouco na medida. O ideal é que a estrutura ofereça um pouco de resistência para sair, já que o anel desejado nessa medida estará um pouco mais folgado e, por consequência, ideal para uso.
Agora você conhece os melhores jeitos de como saber o tamanho do anel, encontrando desde soluções que podem ser feitas por você mesmo para surpreender alguém especial, ou contando com a maior precisão possível das ferramentas e especializações dos joalheiros e demais vendedores do ramo.
Seja qual for a alternativa escolhida, ficou claro o quanto simples pode ser a questão, deixando de ser um empecilho para que você acerte na compra do anel desejado! Aproveite essas informações para escolher seu par ideal de alianças de tungstênio, uma das mais modernas e elegantes opções disponíveis na Vorax. Conheça detalhes dos 4 principais modelos e surpreenda quem você ama!