Saiba como se vestir para uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento decisivo para conquistar, ou não, aquela vaga tão sonhada! E, nessa ocasião, o traje do candidato é um aspecto fundamental, bem como a forma com que a pessoa fala, seu currículo bem elaborado e sua experiência profissional.

Com certeza, você já ouviu falar na clássica frase, “a primeira impressão é que fica”, certo? Pois é, em uma entrevista de emprego ela se concretiza ainda mais, contribuindo no contato imediato entre o candidato e o recrutador.

É por isso que se preparar adequadamente é tão fundamental para evitar qualquer efeito negativo, especialmente na forma de se vestir.

Mas, calma, essa é uma dúvida mais comum do que parece e, hoje, eu vim para desbravar todo esse assunto e te ajudar a montar uma combinação para uma entrevista de emprego.

Vamos começar!

Como o homem pode se vestir para uma entrevista de emprego?

Sabemos que causar uma boa impressão no primeiro contato presencial é importantíssimo para um bom processo seletivo, certo? Mas isso não quer dizer que você precise de um terno para se apresentar.

Pelo contrário, o estilo de roupa deve estar muito adequado à cultura da empresa — que nem sempre é tão formal assim.

Inclusive, vale citar que, segundo o Consultor de Carreira da Thomas Case & Associados, Eduardo Bahi, o terno e a gravata deixaram de ser uma exigência para criar uma imagem de credibilidade. Atualmente, é observado se o candidato possui um perfil concordante com a vaga.

É claro que não é somente pelas roupas que você está vestindo, mas também conta:

  • Aparência bem cuidada;
  • Perfil profissional;
  • Currículo muito bem estruturado;
  • Maneira de comunicar;
  • E, claro, suas experiências de vida.

Tudo isso é observado nessa seleção, mas esse é um processo que deve ser trabalhado com muita antecedência.

Voltando ao traje, com a cultura da empresa muito bem estabelecida, chegou o momento de escolher o look. Para isso, selecionei dicas de como se vestir em uma entrevista de emprego para te ajudar a não errar na escolha!

Dicas de como se vestir para a entrevista

Sua forma de se vestir em uma entrevista retrata um pouco do seu perfil profissional e a sua personalidade, por isso, merecem atenção redobrada!

De antemão, já posso frisar que sua roupa deve chamar menos atenção possível, ok? Não é ela a estrela do momento, você é. Dito isso, vamos para as dicas para se vestir adequadamente nesse momento!

1. Prefira roupas com modelagens clássicas

Mesmo que não seja uma empresa formal, as peças com modelagens clássicas são mais assertivas — mas não obrigatórias.

homens utilizando peças em modelagem clássica

Por isso, se está em dúvida do que vestir, aposte em calças sociais, camisas, tailleur, blusas mais estruturadas e, em casos de empresas formais, aí sim o terno pode ser uma opção viável.

2. Opte por cores suaves ou neutras

Lembra que citei que a sua roupa não deve chamar muita atenção? O importante é mostrar para o recrutador as suas características e experiências que agregarão à empresa.

homem utilizando camisa branca, calça bege e blazer

Dessa forma, o recomendável é utilizar peças de roupas neutras e discretas, como preto, bege, creme, branco ou azul. Nada de exageros ou tonalidades exageradamente coloridas.

3. Escolha acessórios de acordo com o seu perfil

Os acessórios masculinos ajudam a quebrar a formalidade do traje, transmitindo um pouco mais de sua personalidade.

homem utilizando acesssórios como pulseiras e anéis

Portanto, aposte sem medo em pulseiras discretas, colares e relógios! Todos eles são bem-vindos para a ocasião!

4. Prefira sapatos de cor escura

O recomendável para os sapatos é optar por modelos em tonalidades mais escuras, mas sempre evitando um contraste muito grande com o resto do traje.

homem de terno sentado na cadeira abotoando a camisa

Cores fortes e muito chamativas podem causar uma certa estranheza — e não é isso que queremos certo? Então, vá de básico e saia com a vaga.

5. Monte um look seguindo o estilo da entrevista

A melhor forma de se vestir adequadamente é seguir o estilo dos profissionais da empresa em que você está tentando trabalhar, especialmente na função desejada. É natural que cada empresa tenha um dress code

Algumas companhias são mais formas, outras incluem muito bem o estilo despojado. Portanto, analise a empresa de fora, as chances de você acertar no visual são bem maiores.

diversas imagens de homens vestidos para uma entrevista

Por exemplo, se você deseja conquistar uma vaga onde todos os seus dirigentes usam jeans, vá de jeans! Combine a peça com camisa polo ou modelos sociais, não tem erro.

E se a empresa for bem formal? Então, que tal apostar em um look com blazer acompanhado por camisa, calças social ou tailleur?!

Pode ir de calça jeans para uma entrevista de emprego?

Sim, não existe uma regra dizendo que não é recomendado ir à entrevista de emprego com calça jeans.

Você só deve se perguntar se faz sentido para a vaga que está buscando e se esse tipo de roupa é adequado para a empresa. Para entrevistas formais, a calça jeans não é uma opção muito apropriada.

homens utilizando calças jeans com estilo

Mas é claro que além da roupa, o seu recrutador levará muitos outros aspectos em consideração. Por isso, se prepare, estude e venda sua imagem da melhor forma possível. Se posicione de uma forma segura, com confiança, positiva e mostra o porquê você é a melhor pessoa para aquela vaga.

Minhas dicas ajudaram? Espero que sim! Continue explorando o blog e conhecendo mais sobre o universo masculino e todas as suas vantagens de como ser um homem moderno.

Até a próxima.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022