Look com blazer masculino: Descubra como usar!

Como usar blazer masculino? Tire suas dúvidas!

De forma geral, muito se discute sobre a utilização do blazer após a ultrapassagem da barreira do óbvio, que costumava ser a combinação da peça com calça social. Acontece que, na moda masculina, o blazer pode sim ser uma peça muito versátil para usar no dia a dia, e não precisa ser restrito ao uso em eventos formais, como formaturas ou casamentos.

É totalmente possível estar estiloso sem passar um ar totalmente formal usando blazer no trabalho, no bar com os amigos, um happy hour após o expediente e assim por diante. Basta tomar conhecimento sobre as possibilidades e ter algumas noções básicas de moda para começar a apostar!

Nesse post procuramos reunir as dúvidas mais frequentes sobre essa peça, dicas valiosas de uso e suas possíveis combinações. Para que ele sirva de base e guia na hora montar seus looks com blazer! Para ter acesso a todas essas informações, basta continuar a leitura!

Afinal, quais são as variações de looks com blazer?

Para começar, precisamos ter em mente as principais possibilidades, e os tipos de caminhos que podemos trilhar. Por isso, veja na sequência as variações mais utilizadas no universo da moda quando o assunto é montar looks masculinos com blazer:

Blazer conjunto alfaiataria

Existem diversas variações de cor e de conjuntos de alfaiataria com blazer e calça por aí. Nesse caso, uma alternativa interessante para fugir do habitual é apostar em conjuntos de cor. Caso você se sinta inseguro com a ideia, calma. Não precisa partir direto para o azul royal.

Sugerimos apenas que você explore cores diferentes do preto usual, que não deixam necessariamente de ser sóbrias e simples de combinar. Alguns exemplos são: o azul marinho, o marrom e o verde militar.

Blazer com calça alfaiataria e sapato social

Seja um conjunto ou não, uma das formas mais recorrentes de uso que conhecemos é combinar o blazer com calças sociais e sapatos. Aqui, você pode definir nos detalhes o quão despojado ou social deseja se apresentar.

Para um visual despojado, você pode dobrar as barras da calça, usar uma camiseta por baixo do blazer aberto ou então uma camisa com as pontas para fora da calça. Para manter a linha social, é bacana investir nas camisas de botão por dentro da calça. Aproveite para conferir em nosso post como usar camisa social no dia a dia, algumas dicas Vorax para o uso dessa peça!

Blazer com calça alfaiataria e tênis

Por muito tempo não se cogitou utilizar peças sociais de alfaiataria – especialmente os blazers – com sapatos que não fossem aqueles com um design mais social. Com o tempo, a moda foi se renovando e mostrou que além de estar liberado, mesclar o social com o casual é uma escolha de atitude! Para começar, aposte nos tênis off white!

Blazer com calça jeans

Dando sequência a essa ideia de combinar social com elementos mais casuais, apostar nas calças jeans com blazer é uma forma de se manter elegante e diferenciado, sem ser engessado. Nesse caso, vale investir em camisas ou camisetas de cor neutra e clara, como o branco, e procurar optar por uma cor de sapato que combine com a cor do blazer!

O que usar com blazer masculino?

Vamos começar do início. As principais peças que podem ser utilizadas com os blazers, começando pelas calças, são as sociais de alfaiataria, calças sarja, jeans e tecidos semelhantes. Outro ponto importante que sempre tem o potencial de transformar o look são os acessórios. Com o blazer, aposte em cintos, pulseiras e relógios e gravatas quando lhe parecer pertinente.

Falando nos sapatos, você pode investir tanto nos sapatos sociais comuns, quanto experimentar modelos com um design mais diferenciado, como os moccasins. E além deles, é claro: os tênis. Nesse ponto, invista nos modelos de solado reto com uma pegada mais streetwear.

O único cuidado especial que deve ser tomado é focar mais nas opções de uma cor só, começando por branco, preto marrom ou bege. Nada te impede de utilizar um tênis com estampa ou combinações de cor, apenas, atente-se ao conjunto dos itens e, e pense se a combinação daqueles elementos fará sentido!

O que usar por baixo de um blazer masculino?

Da mesma forma que combinar os sapatos e calça, a base do look, ou seja, a peça que vai por baixo do blazer pode gerar muitas dúvidas. Por baixo, você pode investir tanto em camisetas e camisas de botão – partindo sempre da ideia de peças lisas para não sobrecarregar a proposta de informação visual – quanto em suéteres de tricot para os dias de inverno.

Como se vestir com um blazer?

Entre estampas, design e cor, ultrapassamos aquela fase em que só se usava look com blazer preto masculinos. Hoje, o mercado produz e disponibiliza peças desde as cores mais sóbrias como tonalidades de cinza, azul escuro e bege, até as cores mais vibrantes e modelos com estampas como o xadrez.

Levando isso em conta, na hora de se vestir você pode seguir alguns caminhos de combinação e escolher relacionar as peças de forma que faça sentido para você. Isso significa que você pode optar por combinar a cor da sua peça base – que vai por baixo do blazer – com a calça e o sapato, causando uma impressão de continuidade, e destacando apenas o blazer com uma cor diferente.

Ou ainda, monte uma proposta com calça jeans e combine a cor do blazer com a do sapato, e assim por diante. Lembrando que quando falamos em combinar, não trata-se apenas de encontrar uma peças de cor igual ou semelhante, falamos também de cores que funcionam de forma complementar e vão fazer alguma relação dentro do look, colaborando para um efeito visual bacana!

Porquê usar blazer masculino?

O blazer funciona como uma peça chave no guarda roupas masculino. Muito democrático, ele permite que você monte looks desde o despojado elegante até o social formal, e funciona na maioria das vezes como uma peça statement – ou seja, o ponto de foco do look – transformando montagens básicas. Com todo o seu potencial de terceira peça versátil, vale a pena investir em pelo menos um desses para chamar de seu!

Qual a diferença do blazer para o paletó?

Os paletós de modo geral são uma proposta mais formal que é utilizada de forma exclusiva com calças de conjunto no mesmo tecido, e sugere um traje com elementos como colete e gravata. Sendo usados em looks masculinos para casamentos, formaturas, premiações, eventos religiosos etc. Diferente disso, os blazers são vendidos de forma separada, e não seguem um padrão de calça para usar como acompanhamento. Abrindo inúmeras possibilidades!

Como usar blazer masculino: aberto ou fechado?

Os blazer sugerem muita liberdade para que o usuário defina qual a melhor forma de uso, podendo optar tanto pela peça aberta, quanto por ela fechada com os botões fechados. No final das contas, não existe uma regra. Porém, existe um consenso que indica de forma muito simples quando é melhor escolher usar o blazer aberto ou fechado.

Assim, quando a ocasião for um evento mais formal, pela cultura, é esperado que a peça seja utilizada com os botões fechados, especialmente enquanto se está de pé.

Depois de sentar você pode abrir os botões para ficar mais confortável. Para situações que exigem um pouco menos de formalidade, como as que sugerem um traje de esporte fino, você pode usá-lo aberto desde o início.

Nesse ponto, uma questão importante a ser pontuada é que ao utilizar o blazer fechado, você deve abotoar apenas o botão superior. O botão de baixo deve se manter desabotoado tanto em função do melhor caimento da peça, quanto por uma questão de etiqueta.

Para mergulhar ainda mais no universo da moda masculina e colecionar informações que vão te auxiliar na hora de montar os looks, complemente a leitura conferindo o nosso guia com 10 estilos masculinos e descubra qual é o seu!

Gostou do conteúdo? Esse foi o nosso guia para inspirar e tirar dúvidas sobre essa peça surpreendente no guarda roupas masculino que é o blazer! Para receber mais dicas de moda masculina, combinação de acessórios, e ficar por dentro das tendências, continue acompanhando as postagens do blog.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022