Como usar jaqueta de couro masculina nos mais diversos estilos

Poucas peças têm tanta história e impacto na moda masculina quanto a jaqueta de couro. Mais do que um gosto pessoal, ela marca uma atitude na hora de vestir, e saber como usar jaqueta de couro masculina no dia a dia vai fazer toda a diferença na hora de desenvolver o seu estilo.

O poder da jaqueta de couro masculina

O couro desde sempre foi um tecido muito apreciado na moda masculina e indispensável na área militar, e os modelos modernos que conhecemos hoje têm uma forte relação com a aeronáutica. As jaquetas estilo bomber eram ideais para proteger do vento, da chuva, manter a temperatura corporal e ofereciam uma série de bolsos, tudo isso sem diminuir a mobilidade do combatente.

Depois da Segunda Guerra, o modelo se tornou um clássico instantâneo no cinema, como sinal de rebeldia e virilidade; Marlon Brando, James Dean e outros atores icônicos adotaram a jaqueta de couro de vez em seus filmes.

Daí em diante, a peça ganhou de assalto os mais diversos estilos, dos motoqueiros aos punks, e se tornou uma peça obrigatória em todo guarda-roupas masculino. Saber como usar jaqueta de couro masculina é um dever para todo homem moderno que faz questão de esbanjar estilo.

Os tipos de jaqueta de couro

Existem muitos tipos de peças masculinas em couro, como os sobretudos do exército soviético até as peças góticas, mas vamos nos focar nos três estilos tradicionais de jaquetas de couro:

A jaqueta Bomber ou de Aviador

Esta é a jaqueta clássica que mencionamos acima, usada por combatentes da aeronáutica. Ela conta com mangas, gola e cintura reforçados em materiais térmicos e elásticos. São repletas de bolsos funcionais e bem espaçosos, inclusive nos braços. É um estilo clássico e companheiro do igualmente clássico óculos de sol aviador.

A jaqueta Biker

Além dos aviadores, motoqueiros também têm uma relação importante com a aerodinâmica, especialmente aqueles que curtem acelerar suas Harley Davisons nas highways.

A jaqueta de motociclista se tornou um ícone do estilo rockeiro e logo foi adotado pelos punks, que começaram a aplicar patchworks estilizados nas peças para customizar ainda mais esse clássico.

Com gola mais larga e passador de cinto para a cintura embutido, essa jaqueta inconfundível é obrigatória em todos os motoclubs do mundo.

Jaqueta-Biker

Jaqueta Rider

Um modelo mais contemporâneo, a jaqueta Rider também tem uma origem entre os motoqueiros, mas dessa vez os de café racers e outras motos de velocidade. Com linhas retas e mais sóbrias, são ótimas para criar um estilo mais social no dia a dia, e popularizaram o modelo de jaqueta de couro masculina marrom.

Jaqueta-Rider

Dicas de como usar jaqueta de couro masculina em diferentes combinações

Você não precisa ser um motoqueiro ou punk para vestir bem um jaqueta de couro. Elas são peças extremamente democráticas e ficam bem em todos os homens, sempre realçando uma pegada mais masculina e estilosa. Confira algumas combinações criativas para curtir sua jaqueta de couro:

Com camisa xadrez

Falando em movimentos que transformaram a jaqueta de couro, o grunge e outros estilos alternativos dos anos 90 fizeram uma combinação que parecia improvável se tornar um clássico cheio de versatilidade.

Experimente unir sua jaqueta de couro com uma camisa xadrez preta e vermelha, um tênis baixo, como o clássico All Star, e uma calça jeans destroyed ou moletom, de preferência com estilo slim. Esse conjunto traz uma pegada bem despojada e casual, ideal para a faculdade ou para andar pela cidade. Para selar o estilo despojado, nada melhor do que aplicar o bom e velho pulseirismo masculino, introduzindo ainda mais couro com pulseiras.

jaqueta-de-couro-com-camiseta-xadrez

Conjunto social com jaqueta de couro

Outro estilo que desafia muitos homens é como usar jaqueta de couro em ocasiões sociais, como ao trabalhar. Acredite, as jaquetas do estilo Racer são perfeitas para você se proteger do frio e ficar cheio de estilo, combinando perfeitamente com camisa social e gravata. O importante é alinhar as cores da gravata, do cinto, do sapato e da jaqueta.

Se for de jaqueta preta, não deixe de usar um anel com tons prateados, e se sua jaqueta for marrom, tons de metal envelhecido são combinações incríveis.

Como usar jaqueta de couro masculina marrom

As jaquetas de couro marrons têm um tom mais alternativo e são ideais para conjuntos mais esportivos. Além da camisa xadrez, que já mencionamos, ele vai muito bem com calças jeans, sapatênis e coturnos, camisetas estampadas, gorros e cachecóis e peças como colares de corrente.

Mais do que os tons neutros e terrosos tradicionais, outra dica para usar a jaqueta de couro marrom é associando ela com cores primárias e bem vivas, especialmente o vermelho, o amarelo e o azul, sobrepondo suéters listrados e moletons de capuz.

Combinando jaqueta de couro com camiseta

É possível combinar a jaqueta de couro com camiseta de diferentes maneiras; se você quer criar um estilo casual, camiseta branca e jeans são curingas em qualquer ocasião, mas você pode ir além e adotar o estilo rocker, adicionando aquela camiseta preta de banda bem surrada. Nada mais clássico e estiloso.

O look all black é outro tradicional entre as mais diversas vertentes do rock, dos motoqueiros aos metaleiros, punks e góticos: camiseta preta, calça preta, coturno e muitos acessórios. Que tal experimentar a linha Black Edition da Vorax Acessórios, com uma pegada em preto, do fosco ao metalizado. E se quiser radicalizar o look punk ou metal, que tal adicionar uns rebites e spikes, pode ser na própria jaqueta ou em uma pulseira.

Qual calça e qual calçado usar com jaqueta de couro

A jaqueta de couro aumenta bastante a silhueta dos ombros, então uma dica para não ficar muito “carregado” é optar por uma calça mais slim, como as jeans, sarjas e de couro, assim você destaca o desenho triangular formado pelos ombros.

Mas para o formato não ficar muito desproporcional, um bom coturno ou sapato volumoso é ideal para controlar o formato da silhueta, e dentre as combinações, uma nunca erra: couro com couro. Seja coturno ou outro modelo de sapato, o couro sempre se complementa. Mas se for usar sapatos com bico fino ou slim, vale a pena usar uma calça menos apertada e com um pouco de volume na barra.

Curtiu nossas dicas? Agora é hora de dar tirar aquela jaqueta de couro clássica do guarda roupas e criar as combinações que mais têm a ver com você.

Aqui no blog da Vorax Acessórios você confere uma série de dicas de estilo e lifestyle do homem moderno, é só nos seguir e nas redes sociais para conferir mais conteúdos!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 29 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 29 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários