Como usar jaqueta de couro masculina nos mais diversos estilos

A jaqueta de couro é uma peça icônica na moda masculina, com uma história rica e um impacto duradouro.

Mais do que uma simples escolha de vestuário, ela é um símbolo de atitude e estilo. Saber como incorporar a jaqueta de couro no seu guarda-roupa diário pode fazer toda a diferença na definição do seu estilo pessoal.

Pensando nisso, preparei esse post reunindo algumas dicas, um pouco da história das jaquetas de couro e os principais modelos com imagens para que você possa se inspirar e escolher a opção que tem mais a ver com você!

Para ficar por dentro de todas as dicas, continue a leitura e aprenda a usar essa peça clássica e atemporal na montagem dos seus próximos looks!

A história da jaqueta de couro masculina

O couro sempre foi um tecido muito apreciado na moda masculina, sendo indispensável na área militar. Inclusive, muitas pessoas não sabem, mas muitos modelos modernos de jaqueta que conhecemos hoje têm uma forte relação com a aeronáutica.

aviadores com jaqueta de couro

As jaquetas estilo bomber, por exemplo, eram ideais para proteger do vento, da chuva e manter a temperatura corporal. Além disso, ofereciam uma série de bolsos, tudo isso sem diminuir a mobilidade do combatente.

Depois da Segunda Guerra, o modelo se tornou um clássico instantâneo no cinema, como sinal de rebeldia e virilidade; Marlon Brando, James Dean e outros atores icônicos adotaram a jaqueta de couro de vez em seus filmes.

Daí em diante, a peça ganhou de assalto os mais diversos estilos. Dos motoqueiros aos punks, ela se tornou uma peça praticamente obrigatória em todo guarda-roupa masculino.

Conheça os modelos de jaqueta de couro

Incorporar a jaqueta de couro masculina ao seu closet é uma ótima forma de exibir um estilo cool e moderno.

Combinando versatilidade e atitude, ela é uma peça essencial para quem deseja expressar sua individualidade por meio da moda.

homens utilizando jaqueta de couro de diferentes maneiras

E para saber como usar jaqueta de couro, nada como conhecer os principais modelos disponíveis. Conheça os modelos tradicionais de maior sucesso e veja como combinar!

Jaqueta Bomber ou Aviador

As jaquetas masculinas de couro bomber são modelos clássicos com designs inspirados nos combatentes da aeronáutica da Segunda Guerra Mundial.

Unindo estilo, conforto e funcionalidade, esses modelos contam com mangas, gola e cintura reforçados em materiais térmicos e elásticos. São repletas de bolsos funcionais e bem espaçosos, inclusive nos braços.

modelo sentado com jaqueta bomber

É um estilo clássico e companheiro do igualmente clássico óculos de sol aviador.

Jaqueta Biker de couro

Além dos aviadores, motoqueiros também têm uma relação importante com a aerodinâmica, especialmente aqueles que curtem acelerar suas Harleys nas highways.

modelo com jaqueta biker

A jaqueta de motociclista, chamada de jaqueta biker, se tornou um ícone do estilo rockeiro e logo foi adotado pelos punks, que começaram a aplicar patchworks estilizados nas peças para customizar ainda mais esse clássico.

Com gola mais larga e passador de cinto para a cintura embutido, essa jaqueta inconfundível é obrigatória em basicamente todos os motoclubes do mundo — e funciona como coringa para deixar uma composição básica muito mais autêntica e despojada.

Jaqueta Rider de couro

Com um design mais moderno e contemporâneo, a jaqueta Rider também tem sua origem entre os motoqueiros, mas dessa vez com os de café racers.

modelo com jaqueta ride

Com linhas retas e mais sóbrias, são ótimas para criar um estilo mais social no dia a dia e inclusive, são as responsáveis pela popularização do modelo de jaqueta de couro masculina marrom.

Como combinar jaqueta de couro masculina?

Não se preocupe, apesar das referências, você não precisa ser um motoqueiro ou punk para vestir bem uma jaqueta de couro.

Essas são peças extremamente democráticas e podem se encaixar nos mais diversos estilos, sempre realçando uma pegada mais masculina e estilosa.

homem utilizando jaqueta de couro preta e óculos escuro

Veja algumas combinações sem erro para curtir sua jaqueta de couro:

1. Jaqueta de couro com camisa xadrez

Falando em movimentos que transformaram a jaqueta de couro, o grunge e outros estilos alternativos dos anos 90 fizeram uma combinação que parecia improvável se tornar um clássico cheio de versatilidade.

modelo utilizando jaqueta de couro com camisa xadrez

Experimente combinar sua jaqueta de couro com uma camisa xadrez, um tênis baixo e uma calça jeans destroyed ou moletom, de preferência com estilo slim. O resultado será uma composição despojada e casual, ideal para a faculdade ou para andar pela cidade.

2. Conjunto social + jaqueta de couro

Outro desafio para muitos homens é saber como usar jaqueta de couro em ocasiões mais sociais, como ir ao trabalho.

homens utilizando estilo social com jaqueta de couro

Acredite, as jaquetas do estilo Racer são perfeitas para você se proteger do frio e ficar cheio de estilo e combinam perfeitamente com camisa social e gravata.

A principal dica é: alinhe as cores da gravata, do cinto, do sapato e da jaqueta.

Se for de jaqueta preta, não deixe de usar um anel com tons prateados, se sua jaqueta for marrom, tons de metal envelhecido podem formar combinações incríveis.

3. Jaqueta de couro com camiseta

Combinar jaqueta de couro com camiseta é uma forma simples e prática de usar a peça. Para criar um estilo casual, camisetas de cor lisa e tons neutros como branco, cinza e preto são coringas em qualquer ocasião.

modelo em um trilho de trem utilizando combinação de camiseta com jaqueta de couro

Para aprimorar o visual, nada melhor que aplicar o bom e velho pulseirismo masculino, introduzindo mais couro com pulseiras.

O look all black é outro tradicional entre as mais diversas vertentes do rock, dos motoqueiros aos metaleiros, punks e góticos: camiseta preta, calça preta, coturno e muitos acessórios.

Como usar jaqueta de couro masculina marrom

As jaquetas de couro marrons têm um tom mais alternativo e por isso coordenam muito bem em combinações mais esportivas. Elas vão muito bem com calças jeans, suéteres, sapatos, coturnos, gorros, cachecóis e peças como colares de corrente.

modelos utilizando jaquetas de couro marrons

Além dos tons neutros e terrosos tradicionais, outra dica para usar a jaqueta de couro marrom é associando ela a cores primárias bastante vivas, especialmente o vermelho e o amarelo. Experimente sobrepor em suéteres listrados ou moletons de capuz.

Qual calça e qual calçado usar com jaqueta de couro?

A jaqueta de couro aumenta bastante a silhueta dos ombros, então uma dica para não ficar muito “carregado” é optar por uma calça mais slim, como as jeans, sarjas e de couro, assim você destaca o desenho triangular formado pelos ombros.

Para o formato não ficar muito desproporcional, um bom coturno é ideal para controlar o formato da silhueta. E dentre as combinações, uma nunca erra: couro com couro. Seja coturno ou outro modelo de sapato, o couro sempre se complementa.

modelos utilizando coturno com jaquetas de couro

Curtiu as dicas? Agora que você ficou craque em como usar jaqueta de couro masculina, tire aquela jaqueta de couro clássica do guarda-roupa, aplique o que aprendeu e comece a exibir seus looks por aí.

No blog da Vorax Acessórios, você confere uma série de dicas de estilo e lifestyle do homem moderno, para mais dicas como essa, continue acompanhando os posts!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022