15 dicas para tirar fotos masculinas na praia!

Pé na areia, água de coco… e o que falta? Belas fotos para registrar esse momento, é claro!

Nada como fotografar o cenário deslumbrante que é a praia, não é mesmo? O ambiente por si só já contribui para fotos incríveis, mas é claro que a pessoa que será fotografada também tem que enriquecer esse cenário, certo?

homem segurando mulher e beijando-a no mar

O ângulo da foto, os efeitos da câmera, a pose e a paisagem são alguns dos elementos que ajudam a potencializar o conteúdo das fotos e garantir capturas de tirar o fôlego. E, mesmo que não seja tão comum, nós homens, também queremos que as nossas fotografias sejam de qualidade e carregadas de personalidade, afinal, devemos aproveitar ao máximo essa paisagem natural.

Pensando nisso, resolvi preparar uma lista com 15 dicas importantes de como tirar fotos masculinas na praia, com truques técnicos e poses originais para que você não perca nenhum clique.

Vamos começar?

Como tirar fotos masculinas na praia? 15 dicas infalíveis!

Para algumas pessoas, ir à praia é um momento único e ocasional. É por isso que esses passeios relaxantes e cheios de bons momentos são perfeitos para tirar boas fotos.

Essas fotografias são formas de rememorar ocasiões importantes e recordar épocas marcantes ao lado de pessoas que gostamos — ou apenas para mostrar o físico que você lutou por tempos para exibir, né?

Bom, independente do objetivo, aqui no blog você aprenderá truques para inovar em suas fotos! Tudo isso seguindo tendências da moda masculina e aproveitando cada parte desse belíssimo cenário natural.

1. Atenção ao ângulo da câmera

Se tem uma coisa que pode estragar ou aperfeiçoar uma imagem, é o ângulo da câmera.

homem sentado na areia da praia

  • Para fotos em pé, o ideal é ajustar a câmera na altura do peito ou abdômen, garantindo o enquadramento perfeito, sem achatar ou deixar o corpo desproporcional.
  • Já para fotografias sentadas, a câmera deve ficar na mesma altura ou um pouco abaixo da sua posição para proporcionar um resultado mais equilibrado.
  • E para fotos em perspectiva — que os lifestyle amam — o ideal é posicionar a câmera em locais baixos ou no chão, deixando aquele efeito criativo.

2. Utilize a cobertura de lente

Para resultados ainda mais profissionais, a capa de lente potencializa os detalhes da paisagem.

homem passeando com garota na beira do mar

Essa cobertura da lente da câmera ajuda a não sobrecarregar imagens que estão sendo feitas em contraluz, como nas praias. Como é uma área repleta de sol — para a nossa alegria —, a lente pode ser a sua melhor amiga na hora do flash.

3. Abuse da iluminação natural

Um dos aspectos que tornam as fotografias na praia originais é, justamente, a iluminação natural.

homem e mulher andando na areia da praia de mãos dadas

Ela é uma das responsáveis por efeitos incríveis, tornando as fotografias claras e com colorações evidentes. Aproveite os momentos da manhã e tarde, pois irão iluminar a pele com qualidade!

4. Use contrastes

O sol é um dos maiores companheiros de fotografias incríveis ao ar livre. Os raios criam um intensivo contrastante, garantindo capturas com efeitos mais expressivos e profissionais.

homem sentado na praia com o pôr do sol ao fundo

No entanto, para que as sombras acentuadas não prejudiquem o resultado da imagem, é importante utilizar contrastes, como tons de cinza, difusores ou com efeitos que suavizam as luzes.

5. Crie efeitos de perspectiva

O melhor cenário para criar efeitos de perspectiva é a praia. Sabe a trend de tentar segurar o sol com os dedos? Então, é ela mesma.

perspectiva da pessoa segurando o sol com os dedos

Não deixe de fotografar momentos descontraídos, divertidos e criativos. Inclusive, você também pode utilizar objetos típicos do cenário para fazer as fotos, como brinquedos de areia, pedras, chinelos e, claro, a própria paisagem.

6. Aproveite a beleza do ambiente

A maior vantagem de tirar fotos na praia é a grande variedade de paisagens e pontos turísticos.

Felizmente, o nosso amado mar está longe de ser um ambiente delimitado. Por isso, quantos mais pontos naturais você conseguir adicionar na sua fotografia, mais autênticas e bonitas suas fotos ficarão.

caminho de areia ao lado arvores e mar

Explore cada canto!

7. Analise a necessidade de utilizar efeitos

Não é porque você está em um local natural, com iluminação natural, que não precisa utilizar filtros. Eles são importantes ferramentas para potencializar a captura.

Para esse cenário, opte por efeitos que trabalham:

homem em pé na areia com o sol se pondo ao fundo

  • Reduzindo a intensidade da luz;
  • Bloqueando a luz de onda curta;
  • Reduzindo reflexos.

Observe a imagem e a edite conforme as necessidades.

8. Aprenda a usar o flash da câmera

Sim, você pode utilizar o flash em fotos de dia ao ar livre.

fotografo capturando homem erguendo mulher nos braços

Essa função ajuda a corrigir algumas imperfeições da luz que causam sombras nas fotos. Utilize essa ferramenta com sabedoria, faça testes e veja se a foto necessita dessa contribuição.

9. Atenção ao fundo que sairá na foto

O fundo da imagem é o que caracteriza as fotos de praia, afinal, quem não quer ter aquelas paisagens incríveis na foto, certo?

homem saindo do mar com uma prancha de surf

Para uma imagem de qualidade, observe o que irá aparecer no fundo: pessoas? Contrastes de estilos? Barcos? O ideal é buscar um cenário limpo e com o ângulo certo, combinado?

10. Fotografe bem cedo

O melhor horário para fotografar nas primeiras horas do dia com o sol nascente.

Isso porque, nesse horário, o sol ainda não está tão forte a ponto de causar muitos contrastes — como o do meio-dia.

homem no mar com uma das mãos para trás segurando a mão de outra pessoa

Vale considerar também que esse período é mais seguro para fotografar crianças e bebês, sem a exposição excessiva aos raios solares.

11. Aproveite o pôr do sol

Que tal fazer fotos com contrastes mais escuros? O pôr do sol é perfeito para isso!

pessoa capturando o sol com as mãos em perspectiva

Você pode fazer suas capturas quando o sol estiver abaixando. As tonalidades que pintam o céu nesse horário é uma obra de arte, agregando em um cenário belíssimo!

12. Capture o horizonte

As fotos paisagistas são as opções que mais conseguem valorizar as paisagens da praia.

homem em cima de uma pedra na praia

Você pode ser o foco principal em meio ao horizonte, seja ele capturando a imensidão do mar ou unindo o artificial com o natural. Seja criativo!

13. Utilize preto e branco

Sim, eu sei que as fotos coloridas são incríveis. Mas se você está em busca de um proposta fora do comum, utilizar filtro preto e branco ajuda a dar um “quê” profissional.

homem de calça e sem camisa caminhando na praia

Eu acho incrível! Aliás, esse filtro é importante para corrigir quadros onde as luzes não estejam favorecendo as cores naturais, transformando o visual.

14. Capture partes do todo

Se você gosta de um estilo mais lifestyle, com fotos tumblrs e despretensiosas, que tal fotografar objetos ou elementos específicos?

Uma colcha virada para o mar, um pezinho na areia, alianças… você pode usar a criatividade e tornar o objeto o ponto principal da foto.

casal sendo fotografado dentro da aliança

15. Aproveite os reflexos da água

Você pode aproveitar os reflexos da água para criar efeitos na sua foto.

Capture a margem do mar, trabalhando muito bem os contrastes e com as configurações da câmera correta, a sua foto ficará impecável.

homem com seu reflexo no caminho

Não deu certo de primeira? Vai aprimorando suas técnicas até chegar no resultado desejado. Tá preparado para começar? Pode ir sem medo, essas são dicas testadas por mim, viu? Funcionam e muito!

Aproveite também para conhecer looks masculinos para praias, afinal, deve ser estiloso para tirar fotos, certo?

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022