Óculos para cada tipo de rosto masculino: as melhores opções

Você sabia que existem tipos de armação que favorecem mais cada formato de rosto? Pois é, eu mesmo, por muito tempo não soube. Isso acontece porque cada formato de rosto específico possui necessidades distintas na hora de equilibrar as proporções do rosto, ressaltar as características desejadas e amenizar outras!

E descobrir o formato do seu rosto será essencial para garantir o sucesso de todas as suas próximas escolhas de óculos.

Se você quer aprender a escolher o óculos para cada tipo de rosto masculino e garantir uma escolha mais simétrica do acessório capaz de complementar seu estilo pessoal e destacar sua personalidade, continue a leitura!

Como escolher o melhor formato de óculos?

O primeiro passo para a escolha do óculos ideal é identificar qual o seu formato de rosto. Atualmente, existem sete formatos de rostos diferentes, incluindo: redondo, oval, triangular, quadrado, triangular, coração e diamante.

tres homens lado a lado de óculos com formas geométricas indicando o formato do rosto de cada um

Observe uma foto com todos os formatos e veja qual deles se aproxima mais do seu rosto. Depois disso, a dica principal é buscar por formatos contrários ao formato do seu rosto. Afinal, a ideia aqui é criar equilíbrio entre as formas de um e outro.

Além disso, é importante que você considere também o tamanho do seu rosto — as armações devem ter um tamanho equivalente! Experimente quantos formatos puder, assim você conseguirá exercitar um olhar crítico durante o equilíbrio das formas.

1. Rosto redondo

Os rostos de formato redondo são conhecidos por terem largura e comprimento semelhantes, o que faz dele um dos formatos mais fáceis de identificar. Nesse caso, o ideal é fugir de armações que sejam igualmente redondas, e buscar formato mais lineares, como as armações retangulares e quadradas e armações com linhas retas mais marcadas de modo geral.

foto do leonardo dicaprio

Aproveite para conferir nossa lista com os principais acessórios masculinos para melhorar o visual e descubra quais acessórios, além dos óculos, merecem um espaço no seu guarda-roupa!

2. Rosto oval

O rosto oval é geralmente identificado por seu formato mais comprido e ovalado — ou seja, sem linhas retas marcadas. Esse formato de rosto é quase um coringa entre os diferentes tipos, pois funciona bem com diversos tipos de armação.

quatro homens lado a lado com rosto com formato oval

Se você identificou o seu rosto como oval, não se preocupe tanto com o formato de armação escolhido, mas sim com o tamanho proporcional das armações. O ideal para você é fugir de lentes muito pequenas!

3. Rosto triangular

O formato de rosto triangular é aquele que, como um triangulo, tem a base do rosto (na linha do maxilar) mais larga, seguida de uma maça do rosto e uma testa menores. Ou seja, um rosto amplo na base, afunilando sutilmente.

quatro fotos de homens com rosto triangular

Para o rosto triangular os formatos de armação mais indicados são os ovais e circulares, que vão ajudar a equilibrar o formato do rosto aumentando a amplitude do olhar. Procure evitar armações e lentes que cobrem muito a bochecha.

4. Rosto quadrado

O rosto quadrado também está incluso na lista de formatos mais fáceis de identificar. São aqueles com o contorno do rosto mais marcado em linhas lineares, especialmente na região do queixo e do maxilar.

quatro homens lado a lado com o rosto quadrado

Nesse caso, os formatos de armação mais indicados são os arredondados, como o aviador e o round frame. Lembrando que estes são apenas os exemplos mais comuns. Sinta-se livre para escolher qualquer armação com uma forma mais circular!

5. Rosto diamante

O rosto diamante é um pouco menos comum, mas pode ser o seu, se você preenche os seguintes requisitos: uma ampla medida horizontal na altura das maças do rosto, já a testa e queixo são menores.

dois homens lado a lado com o rosto em formato de diamante

Ou seja, um rosto comprido, com o formato acentuado na região das maças da bochecha, que lembra o formato de um diamante. Nesse caso, a melhor opção são as armações ovais e arredondadas, que ajudam a suavizar as linhas angulares.

6. Rosto triangular invertido (coração)

Também chamado de rosto coração, a principal característica do rosto triangular invertido é uma testa mais larga que a região do queixo, lembrando o formato de um triângulo de ponta cabeça.

homens com rosto triangular invertido

Para esse formato de rosto — onde as linhas vão afinando até o queixo —, as melhores armações são aquelas com a estruturas mais marcantes, como as armações em acrílico.

Cuidado com armações mais finas na base, pois podem causar a sensação de estar “invisível”. Escolha modelos mais retos ou arredondados a vontade, mas prefira armações completas.

7. Rosto retangular

O formato de rosto retangular é aquele com um comprimento maior, que possui angulações retas mais demarcadas no maxilar. Para contrastar com as linhas retas e o comprimento do rosto, você pode optar tanto por óculos arredondados quanto por modelos mais angulares e amplos, como o aviador.

 

Estas são as dicas para escolher os óculos de sol e de grau para cada tipo de rosto masculino! E aí, já identificou seu tipo de rosto? Coloque essas dicas em prática e não erre mais na escolha da armação e até mesmo do seu próximo corte de cabelo para dar um up no visual!

Se você se interessa por moda masculina, dicas de tendências e de como combinar, continue de olho nas postagens do blog! Está cheio de conteúdo para homens de atitude que se importam com a aparência!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022