Aprenda como montar looks monocromáticos masculinos sem dificuldade

E aí, aposto que você já deve ter visto looks monocromáticos em vários lugares, estou certo? Além desses visuais darem um ar despojado, são estilosos e bem simples de serem montados. Servem tanto para saídas casuais quanto para formais, e vão de ternos até moletons – o famoso “menos é mais”.

Porém, muitos homens ainda se deparam com a dificuldade de compor essas peças no visual. Por esse motivo, escolhemos este tema para falar hoje: os looks masculinos de uma única cor para usar em diferentes ocasiões. Que tal dar uma conferida no post para aprender mais?

Look monocromático casual

O que é monocromático? Entenda a definição!

O primeiro passo para criar um look monocromático é compreender a definição do conceito e como ele pode ser levado à moda masculina.

Monocromático é o adjetivo designado a algo que apresenta apenas uma cor. Um look monocromático, por consequência, é um outfit, ou seja, toda a composição montada com peças na mesma coloração.

Mas, criar uma proposta monocromática significa usar apenas um tom na composição?

A resposta para essa pergunta é: não! Dentro desse estilo podemos usar diferentes tonalidades da mesma cor, criando combinações de tom sobre tom que tornam o resultado ainda mais interessante – como um uma camiseta azul claro sobreposta por um terno azul escuro.

No entanto, é interessante ressaltar a informação de que a maioria dos visuais monocromáticos são compostos por cores lisas, sem estampas, para preservar todo o conceito inicial – a não ser que a estampa se enquadre na mesma paleta de cor. Curtiu a dica? Agora continue a leitura para saber como fazer uma composição.

Look-masculino-preto

Como fazer a montagem de um look monocromático?

Como citado previamente, nesse conceito existem duas vertentes: montar uma produção toda de uma única cor e tonalidade ou fazer o uso de diferentes tons da mesma cor.

Quando falamos da primeira opção, é de extrema importância ressaltar que as nuances de cada peça de roupa deve ser idêntica – imagine a composição de uma calça preta com uma blusa que já foi preta um dia e desbotou. Essa diferença sutil entre as cores pode causar um efeito contrário ao da elegância.

Veja a seguir 2 exemplos de como fazer uma montagem top!

Look monocromático social

HS look preto

O look clássico social geralmente é relacionado com um terno preto e camisa branca por baixo, certo? Nesse tipo de traje, a proposta monocromática é perfeita para quebrar o aspecto “careta” da vestimenta formal e trazer ainda mais elegância, estilo e, claro, personalidade.

Além do certeiro all black que todo mundo adora, é possível apostar em ternos coloridos. Como referência, temos o cantor britânico Harry Styles, que usou um terno monocromático ao fazer um show para a marca Victoria’s Secret: com costume completo no verde-água (calça e blazer), ele optou por usar a camisa em um verde mais claro.

Caso queira ver mais variações do cantor usando terno, que é conhecido na moda por usar bastante looks monocromáticos, alguns mais simples e outros mais extravagantes, vale dar uma conferida em uma matéria que o portal da UOL fez sobre.

O importante é balancear as tonalidades de um jeito que torne o resultado mais harmonioso, e um truque nesse sentido é deixar o tom mais claro por baixo, no caso de sobreposições. Mas essa não é uma regra para seguir à risca, o imprescindível é que o look fique harmonioso, despojado e com a sua cara!

Look monocromático casual

Saindo do formal e entrando em algo mais street, o look monocromático informal pode ser combinado com várias peças de roupa. Um dos mais comuns é o total black, comportando em um look totalmente preto.

Um tipo de visual bem recorrente é a combinação de uma calça sarja preta, camiseta de manga comprida em um tom mais escuro ou igual, jaqueta de couro e, para dar um diferencial, opte por tênis brancos.

Utilizar apenas uma peça de outra cor é uma estratégia que traz todo um diferencial para o look. Você pode usar isso para destacar a parte que mais gosta. Por exemplo: usar uma jaqueta jeans por cima de um look monocromático cria um destaque interessante para a terceira peça, e o mesmo acontece com um tênis de cor diferente, boné ou joias.

Invista em complementos

Pulseiras-all-black

Como previamente dito, um look monocromático masculino se baseia na essência de ser simples e minimalista, mas isso não significa que você não possa balancear isso com outros acessórios.

Pelo contrário, essa é a melhor forma de criar um look harmonioso com acessórios cheios de atitude, como pulseiras e colares. Isso porque não há uma sobrecarga de informações nem a disputa para decidir o que chama mais atenção na composição – se é a estampa da camiseta ou o pingente do colar.

Veja algumas combinações:

Colares

Quando falamos em um visual casual, uma das opções é usar colares do mesmo tom da camiseta. Você pode ficar tranquilo que isso não vai apagá-lo do outfit, para isso você pode optar por colares mais compridos e/ou mais grossos.

Confira a coleção black edition da Vorax para combinar com os all black ou total black.

Ou, se for mais seu estilo, outra proposta interessante é trazer um contraste por meio do acessório: adicionar um colar de aço por cima de um look preto, ou um colar de couro por cima de um look branco.

Colares-na-cor-preto

Pulseiras

Para usar esse acessório, você pode optar por combinar os tons da roupa com os tons das pulseiras, virando uma escolha estilosa que não sai do quadro monocromático. Uma opção é usar pulseiras feitas de pedras naturais, que, em sua maioria, comportam uma cor sólida.

Se tiver interesse em como usar pulseiras em outros tipos de ocasiões, confira o post!

Anéis

O uso desse acessório é bem similar com o uso de colares. Para dar destaque ao look, você pode optar pela escolha de anéis maiores, ou no conjunto de anéis. Nós da Vorax Acessórios falamos sobre como usar anéis de uma maneira mais aprofundada, aqui no blog também!

E aí, curtiu o post? No nosso Insta também temos vários tipos de inspirações, bora conferir?

Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022