Combinação de cores nas roupas masculinas: Guia da Vorax!

Quanto mais a gente começa a se interessar por moda e por se arrumar melhor, com peças estrategicamente escolhidas para compor o visual, mais começamos a nos questionar se estamos mesmo fazendo a coisa certa. Por isso, decidi fazer este post para te ajudar a entender melhor como fazer combinação de cores para roupas masculinas e aprender com embasamento como são feitas as escolhas de peças por profissionais, te ajudando a fazer isso em casa.

Ficou interessado em entender mais sobre o assunto? Abaixo irei te explicar tudo o que precisa saber sobre a roda cromática e como usá-la no dia a dia, confira:

Combinando cores no look masculino com a roda cromática

Para quem não é tão familiarizado com o assunto, a roda cromática nada mais é do que o circulo das cores e como elas são dispostas, ela é muito usada por profissionais de design e marketing na hora de criar logos, imagens publicitárias e paletas de cores para seus clientes, mas muito além disso, ela também pode ser usada na hora de criar um projeto arquitetônico ou até mesmo para montar um conjunto impecável e elevar o visual.

A roda é usada por meio de combinações padrões, cada uma com seu próprio nome. As cores complementares, por exemplo, são aquelas que estão opostas no círculo, enquanto as análogas são aquelas que se encontram lado a lado. Existe a opção de fazer a triangulação, pegando cores alinhadas na forma de um triângulo e muitas outras opções de combinação.

Você pode fazer isso apenas com uma imagem padrão do circulo cromático, mas também é possível se aventurar na roda de cores da Adobe, um site que te ajuda a montar as melhores paletas de cores usando um tom específico como base. Dessa forma, tem como encontrar a cor de sua calça jeans e, a partir daí, escolher a melhor cor de camiseta para o seu visual, assim como os possíveis tons para seus acessórios. Por isso, se tiver interesse, recomendo bastante dar uma explorada no site deles.

Entender como encontrar as cores que combinam com cada peça de seu armário é o primeiro passo a se dar para entender realmente como fazer uma combinação de cores nas roupas masculinas. E agora que já te dei uma boa base sobre o assunto, vamos entrar mais a fundo nas junções e combinações de peças:

Como combinar roupas de cores diferentes?

Depois dessa explicação detalhada de como funciona a combinação de cores, é fácil dizer que a melhor forma de combinar roupas de cores diferentes é compreendendo qual tom combina com o que e, principalmente, quais tons que se encontram em alguma combinação do ciclo cromático. Por exemplo, é muito mais fácil combinar uma calça marrom quando se sabe que ela combina com tons terrosos, como laranja e terracota.

Ou então, é tranquilo combinar uma camisa azul quando sabemos que conjuntos feitos com subtons sempre caem bem, assim explorando outras peças com tons diferentes de azul. Que tal pularmos para alguns exemplos? Confira abaixo ótimas formas de fazer combinação de cores em roupas masculinas:

Use tons semelhantes misturadas com outras cores

Digamos que você queira muito combinar uma bermuda em tons marrons, mas não faz ideia de como fazer ela bater com suas camisas ou camisetas.

A melhor forma de colocar isso em prática é encontrando alguma peça estampada que tenha alguma tonalidade parecida com a do shorts, porque dessa forma as outras cores que compõem a peça automaticamente vão combinar com o resto, já que existe uma harmonia entre dois tons de cada peça.

Explore cores diferentes junto com acessórios

O legal dos acessórios é que eles podem acrescentar um destaque de maneira complementar, análoga ou retangular, por exemplo. É possível usar as cores que deseja em pontos estratégicos do corpo, que pode ser desde os pés, pulso, cabeça, e o tronco em si. Então, tem como fazer isso com pulseiras masculinas, chapéus, bonés, calçados e até mesmo uma terceira peça.

Confira também: Acessórios masculinos: dicas de como usar.

Explore as terceiras peças para complementar o visual

As vezes fica difícil explorar uma visual trabalhado no Brasil, até porque quando vamos buscar referências na internet sempre encontramos muitas peças em camadas… no clima que vivemos isso é quase inviável. Por isso, quando queremos fazer algo diferente, com um pouco mais de camada, é sempre uma boa ideia pegar terceiras peças mais frescas, com camisas estampadas que podem ser usadas abertas por cima da camiseta. Utilizá-las na hora de colocar cores diferentes no conjunto deixa tudo mais fácil e muito mais elegante.

Confira também: moda masculina 2022 e o que está em alta!

Monte um visual de trabalho com sobreposição

E para finalizar, quando precisar montar um conjunto para ir ao trabalho, é sempre bacana procurar harmonizações simples, mas que dão um elevada drástica no visual. Um é exemplo ótimo para quem precisa trabalhar com roupas sociais, é tentar trazer sobretons entre calça e camisa, trabalhando algumas cores diferentes na gravata e no blazer.

Ou então fazer o contrário, harmonizando calça e blazer em cores semelhantes e explorando a gravata e camisa, junto com os acessórios. O mais importante é sempre conseguir pensar fora da caixa para criar algo novo e explorar novas formas de misturar a paleta de cores que você criou.

E então, o que achou das minhas dicas e explicações sobre as diferentes formas de fazer combinação de cores nas roupas masculinas? Espero que eu tenha conseguido te ajudar e que minhas ideias tenham sido úteis para você. Aproveite também para conferir meu post com 10 ideias de looks streetwear masculinos. Até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022