Como funciona o minoxidil e quando usar? Aprenda com nosso guia!

O minoxidil é um remédio muito conhecido entre os homens, especialmente entre aqueles com problema de calvície ou pouca barba. A realidade é que, originalmente, este era um remédio usado para diminuir a pressão arterial, promovendo a vasodilatação, mas por volta de 1980 começaram a perceber e receber relatos de aumento de crescimento de cabelos e pelos no corpo — a partir disso que esse novo uso foi descoberto.

Hoje em dia, por sinal, ele é focado justamente para tratar a calvície e falhas na barba e sobrancelha. Interessante, né? Se você é um cara que gosta desse assunto e quer entender mais sobre o medicamento antes de correr atrás de um, continue a leitura deste texto, mas lembre-se que o seu uso é mais recomendado quando acompanhado por um profissional qualificado!

Minoxidil: o que é e como funciona?

O minoxidil é uma substância ativa que se tornou popular por auxiliar no crescimento capilar, mas você sabe o porquê? O que acontece é que, no organismo, o medicamento prolonga a fase de nascimento e crescimento dos fios de cabelo ou da barba. Isso acontece por meio do aumento do calibre dos vasos sanguíneos e pela melhora da circulação da região.

frascos de minoxidil

Ele pode ser encontrado em soluções com 2% ou 5% de concentração, mesmo assim é indicado para o tratamento de calvície. Uma confusão muito frequente é a crença de que ele pode ser usado no tratamento de queda de cabelo, mas é importante saber diferenciar quadros de calvície e os quadros de uma queda de cabelo regular! É importante sempre consultar um dermatologista antes de começar a usar o produto.

Qual a forma correta de usar Minoxidil?

Agora que você já sabe como funciona o minoxidil, é importante saber usá-lo corretamente:

  • Aplique 1 mL do produto em sua mão e espalhe pela região afetada pela calvície ou com falhas indesejadas, depois de aplicar corretamente, lave bem as mãos.
  • Quando utilizar no rosto, lembre-se de passar um hidratante depois, para não causar efeito rebote.
  • A aplicação desse produto costuma ser feita uma vez pela manhã e outra pela noite!

Quantas vezes por dia devo passar minoxidil?

O minoxidil pode ser usado, no máximo, duas vezes por dia, cada uma com apenas 1mL do produto, nunca mais do que isso. É essencial tomar cuidado com esse produto, justamente por ser feito com uma substância ativa bem forte e que age diretamente em nossos vasos sanguíneos. Então use com moderação para evitar ressecamento ou descascamento do couro cabeludo.

comparativo "antes e depois" de homem que utilizou minoxidil para crescimento da barba

Confira também: 5 dicas de como durar mais tempo na relação sexual

Quanto tempo o minoxidil começa a fazer efeito?

De forma geral, o produto começa a fazer o efeito esperado por volta de quatro meses depois do início do tratamento, mesmo assim, você vai perceber que os profissionais costumam pedir o retorno após seis meses do uso. E é verdade, você precisa visitar um dermatologista para saber o andamento e planejar por mais quanto tempo será necessário usar o minoxidil.

comparativo "antes e depois" de homem que utilizou minoxidil para crescimento da barba

Quanto tempo depois de passar minoxidil posso tomar banho?

Como você já entende como funciona o minoxidil, é importante entender que ele acontece por meio da absorção do produto pela sua pele ou couro cabeludo, isso acontece de forma demorada, podendo levar no máximo 11 horas e meia. Nesse caso, tome banho no mínimo 1 hora depois da aplicação, mas se possível aguarde mais tempo!

homem lavando o cabelo

Pode dormir com minoxidil no cabelo?

Quanto a dormir logo após aplicar o produto, saiba que não tem problema. Os próprios produtores do medicamento deixam claro que não há nenhuma contraindicação em dormir com a solução aplicada. Apenas faça a plicação correta, lave muito bem as suas mãos e pode ir dormir tranquilo!

homem arrumando o cabelo

Venha conferir também: 5 maneiras de como lidar com o fracasso de forma saudável

Quem pode usar minoxidil?

Por mais que não tenha nenhuma comprovação exata da eficácia ou de possíveis problemas em adolescentes, sabe-se que alguns bebês que entraram em contato com o produto tiveram reações indesejadas. Então seria adequado apenas usar o minoxidil com a orientação de um profissional qualificado.

Por um lado, todo adulto pode usar o medicamento, desde que não esteja em processo de gravidez ou amamentação. Mesmo assim, é possível ter um maior crescimento de pelos pelo rosto, caso esse efeito seja indesejado, evite o uso geral dele. E por fim, é importante lembrar que quem tem algum tipo de sensibilidade a essa substância ou outras semelhantes deve evitar o uso do produto!

E então, conseguiu entender bem como funciona o minoxidil? Lembre-se de, caso tenha interesse em começar o tratamento com o produto, consulte um dermatologista e tome cuidado com os possíveis efeitos colaterais. Continue ligado em meu blog para conteúdos originais e muito úteis para os homens, como minhas dicas de como puxar assunto no WhatsApp!

Compartilhe este post com seus amigos que também querem crescer barba ou cabelo e até a próxima!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022