Como malhar em casa de maneira produtiva

Considerando a exigente correria do dia a dia, é possível que você tenha dificuldades para ir à academia, seja por falta de tempo, distância ou por qualquer outro fator. Mas o fato é que com alguns ajustes no seu lar e na sua rotina, malhar em casa se torna uma alternativa não somente possível, como muito eficiente.

Pensando em te oferecer essa saída muito interessante, eu preparei esse guia especial no blog da Vorax Acessórios sobre como malhar em casa de maneira produtiva!

Descubra todas as possibilidades de aproveitamento do seu espaço pessoal para cuidar tanto do seu corpo quanto da sua mente, sendo uma válvula para escapar, por exemplo, contra riscos da depressão masculina.

Boa leitura!

Malhar em casa dá resultado?

Sim, malhar em casa dá resultado! Na academia, você encontra várias comodidades, especialmente nos aparelhos, que ajudam a praticar as séries de maneira correta, além de todo o ambiente que te incentiva a ir além de seus limites. Mas malhar em casa pode garantir resultados tão satisfatórios quanto, desde que se tenha a devida organização.

É possível explorar todos os tipos de exercícios — que propiciam desde o emagrecimento até mesmo o ganho de massa muscular e definição corporal — mesmo dentro de casa. Basta se preparar devidamente e contar com bastante foco e força de vontade!

Como se preparar para malhar em casa?

O primeiro passo para garantir que você será mais eficiente ao malhar em casa é se planejar bem, dando a devida atenção tanto ao aspecto físico da atividade, quanto à parte mental.

Para garantir que isso ocorra da melhor forma, vale seguir alguns passos como:

  • Determinar área específica da casa para fazer seus exercícios;
  • Não levar distrações para o lugar;
  • Marcar um horário regular todos os dias para se exercitar;
  • Atentar-se também à sua alimentação, de preferência fazendo uma dieta completa;
  • Tratar com seriedade esse compromisso, mas sem jamais perder a diversão, é fundamental que malhar em casa se torne um hobby masculino, não uma mera obrigação.

Fica a dica, sobretudo para os iniciantes, de não se preocupar em ter um ritmo mais intenso logo de cara. Comece mais devagar, encontre, no seu tempo, a série que mais se encaixe com você e busque auxílio em apps especializados, vídeos e (se possível) o acompanhamento de profissionais da área — mesmo à distância — para garantir que os exercícios estão sendo feitos corretamente.

Como malhar em casa de maneira produtiva

O que é preciso para malhar em casa?

Para malhar em casa, é preciso muito menos estrutura do que você pode pensar inicialmente, sendo uma alternativa viável mesmo sem os devidos equipamentos e acessórios.

Isso porque a principal ferramenta para realizar exercícios dentro de casa já está disponível: o seu corpo! Ele é proporcional à carga que podemos suportar, considerando nossa relação diária com esse peso.

Os exercícios de calistenia, por exemplo, são alternativas que buscam explorar ao máximo essa dinâmica na hora de trabalhar de maneira funcional diferentes conjuntos musculares. De quebra, trata-se de um peso que será confortável já que, na medida que sua força aumenta, é comum aumentar, consequentemente, a sua massa muscular.

Você pode fazer exercícios para aumentar sua resistência, como a prancha e o abdominal, ideais para queimar gorduras localizadas e definir o abdômen.

Já para malhar o peito, nada melhor do que as flexões, que podem ser feitas usando apoios simples, como o sofá na hora de fazer flexões inclinadas e declinadas. São muitas possibilidades para se tornar um homem mais atraente!

Acessórios para levar a malhação em casa ao próximo nível

Apesar do seu corpo ser o suficiente para você começar a malhar em casa e obter resultados interessantes, fato é que existem alguns itens que podem ampliar suas possibilidades de treino e grupos musculares a serem trabalhados.

Confira algumas dicas de produtos facilmente encontrados em lojas físicas ou na internet que podem tornar suas atividades ainda mais eficientes — e alternativas para improvisar caso queira economizar!

Colchonete

Esse acessório é fundamental, afinal, boa parte dos exercícios que você vai praticar envolvem contato com o chão. Para não ter desconfortos usando o peso do corpo e afins, não deixe de contar com uma base confortável para se concentrar somente no movimento a ser feito.

Os tradicionais colchonetes de academia são ideais para a função ao oferecerem a resistência e o conforto necessários. Você pode usar algo similar em casa — algum colchão mais fino, cobertores, toalhas ou mantas — que não seja nem muito fino para não machucar a lombar, nem muito macio para facilitar as posições adequadas.

enrolando colchonete de yoga

Elásticos

Os elásticos do tipo mini band são itens extremamente versáteis para malhar em casa. Você pode usá-los para extensão dos braços, das pernas, dos quadris e especialmente para cuidar da saúde da lombar e dos ombros.

É possível usar esses elásticos em todas as posições: em pé ou fixado em um pilar, para cuidar dos ombros e da lombar; sentado, para as pernas e muito mais.

A ideia aqui é forçar o corpo contra a resistência oferecida pelo elástico, o que pode ser um pouco difícil de se reproduzir com itens corriqueiros de casa. Entretanto, se tiver à disposição algum tipo de corda ou tecido flexível que te obrigue a forçar os músculos sem te machucar, pode ser uma saída interessante.

exercicio com elastico

Halteres e pesos no geral

Talvez esses sejam os primeiros itens que nos vêm à mente quando pensamos em uma academia, e isso se justifica ao considerarmos a infinidade de exercícios que podem ser feitos com eles. E apesar de serem dos mais acessíveis acessórios de treino para se ter em casa, o fato é que eles podem ser facilmente substituídos.

Com o devido cuidado na pegada para não gerar lesões, é possível utilizar diversas embalagens — pacotes de arroz e similares, garrafas pet, embalagens grandes de amaciantes, cabos de vassoura com pesos dos lados e outros — que são capazes de complementar suas séries.

Se está considerando malhar por conta, pode curtir também a ideia dos esportes individuais, ideais para se praticar sozinho!

homem levantando alter

Barra fixa

Um acessório que tem explodido em vendas são as barras para calistenia, que são facilmente fixadas no batente da porta do quarto para exercícios de elevação. Usando uma barra móvel para porta você consegue fazer séries para ombros, costas e o conjunto superior dos músculos do braço.

Essa é outra alternativa difícil de se substituir, mas é possível consultar preços e ver a possibilidade de instalar uma barra em casa com o trabalho de algum marceneiro de confiança caso saia mais barato.

Homem fazendo barra fixa

Step

Não é fácil ficar vigilante, por exemplo, com a inclinação de 90 graus na hora de fazer levantamentos e outras atividades, por isso o apoio dos populares steps é tão importante. Eles são encontrados em diferentes tamanhos e são usados para trabalhos com os membros inferiores

Para malhar em casa, você pode usar desde degraus de escadas para trabalhar as panturrilhas, até cadeiras e banquetas variadas que te ofereçam diferentes tamanhos e ângulos para malhar suas pernas.

pessoa subindo em step

E aí, curtiu essas dicas? A Vorax Acessórios se preocupa com o cuidado do seu corpo e da sua mente, com o equilíbrio entre essas partes sendo essencial para o bem-estar do homem moderno. Conte com essas dicas práticas e fique em forma sem precisar sair de casa!

Aqui em nosso blog, você encontra diversas outras dicas de estilo de vida, moda e autocuidado, como nossa lista com os 10 principais estilos masculinos. Confira e descubra qual é o seu!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022