Como malhar em casa de maneira produtiva

Com todas as restrições que o mundo tem passado, ficar em casa se tornou uma importante maneira de se proteger, mas nem sempre é fácil lidar com o isolamento. Com as academias fechadas, é comum que acabemos perdendo o foco, mas mais do que nunca, o cuidado com o corpo e a mente são fundamentais para seguir, e ao malhar em casa você vai desenvolver maneiras produtivas de se cuidar mesmo nos tempos mais difíceis.

É possível malhar em casa?

como malhar em casa

Definitivamente. É claro que na academia você encontra várias comodidades, especialmente nos aparelhos, que ajudam a praticar as séries de maneira correta, além dos amigos e de todo o ambiente que incentiva a ir além de seus limites, mas malhar em casa pode garantir resultados tão satisfatórios como, o mais importante é se preparar bem.

O que mais vai fazer falta é a preparação técnica, porque uma atividade mal executada pode trazer problemas e traumas musculares que vão dar trabalho para corrigir. Então como proceder?

Como se preparar para se exercitar em casa

Fazer atividade em casa pode ser um pouco mais complicado, porque geralmente os exercícios favoritos envolvem aparelhos, mas acredite, o instrumento mais dinâmico e versátil para malhar você já tem: seu próprio corpo!

treino com o peso do corpo

Use o peso do seu próprio corpo

O peso do nosso corpo geralmente é proporcional àquilo que somos capazes de suportar, afinal, vivemos suportando o peso do próprio corpo, não é? E a calistenia é uma área que busca explorar ao máximo essa dinâmica na hora de trabalhar de maneira funcional diferentes conjuntos musculares.

Essa vai ser sempre uma medida confortável e na medida que sua força aumenta, é comum que aumente junto a sua massa muscular proporcionalmente.

Você pode fazer os mais diversos exercícios para aumentar sua resistência de maneira integrada, como a prancha e o abdominal, ideais para queimar gorduras localizadas e definir o abdômen. Usando uma barra móvel para porta você consegue fazer séries para ombros, costas e o conjunto superior dos músculos do braço.

Já para malhar o peito em casa, nada melhor do que as flexões, que você pode fazer usando apoios simples do dia a dia, como o sofá na hora de fazer flexões inclinadas e declinadas.

Com alguns acessórios que podem até mesmo ser improvisados, você conseguir ir longe:

Organize os acessórios ideais

como malhar em casa sala

Para te ajudar na jornada de malhar em casa, você vai precisar de alguns acessórios-chave, bem baratos e fáceis de improvisar:

  • Colchonete

Esse acessório é o mais fundamental, afinal, a maioria dos exercícios que você vai praticar envolvem contato com o chão, usar o peso do corpo e afins, então não deixe de investir em um colchonete bastante confortável, que seja adequado ao seu peso, nem muito fino para não machucar a lombar nem muito macio, para facilitar as posições adequadas.

  • Elásticos

Os elásticos do tipo mini band são acessórios extremamente versáteis, você pode usá-los para extensão dos braços, das pernas, dos quadris e especialmente para cuidar da saúde da lombar e dos ombros.

Você consegue usar o elástico em todas as posições: em pé ou fixado em um pilar, para cuidar dos ombros e da lombar; sentado, para as pernas. Você vai querer ter ao menos duas ou três borrachas com pesos diferentes para alternar de acordo com cada exercício.

  • Barra fixa

Um acessório que tem explodido em vendas são as barras para calistenia, que são facilmente fixadas no batente da porta do quarto para exercícios de elevação. É importante verificar a capacidade de cada barra para evitar acidentes.

  • Halteres e pesos para braços e pernas

Um acessório extremamente prático para fazer exercícios localizados. Se quiser aumentar a intensidade, você pode investir em pesos para as pernas e braços, que também vão ser úteis para subir o nível de intensidade de atividades de extensão ou para facilitar os abdominais, também.

  • Banco ou cadeira

Não é fácil ficar vigilante com a inclinação de 90 graus na hora de fazer levantamentos e outras atividades, por isso o apoio da cadeira é tão importante. Você pode usar uma cadeira comum da cozinha, desde que seja confortável e firme.

Um banco vai ser de grande ajuda na hora de fazer exercícios deitado que exijam mais movimentação dos braços. Se não tiver um muito confortável à disposição, é só jogar o colchonete por cima.

Dicas fundamentais para malhar em casa

Além dos acessórios, para conseguir manter o ritmo malhando em casa você vai precisar ter em mente alguns princípios importantes:

Comece devagar

Diferente dos equipamentos e da variedade de halteres e outros acessórios, em casa seu arsenal vai ser reduzido, então é fundamental ir redescobrindo a maneira de exercitar cada músculo.

Mesmo que aguente muito mais peso, comece aos poucos, para apropriar sua postura. E isso é essencial: se sentir qualquer tipo de desconforto, pare imediatamente e busque auxílio, isso pode ser um claro sinal de que algo está errado na forma como você está executando certa atividade.

Para aumentar a intensidade usando o peso do próprio corpo, antes de usar pesos auxiliares, experimente fazer cada vez mais lento o exercício, sentindo toda a extensão muscular. Observe sua respiração, tudo isso aumenta a precisão e a qualidade do exercício.

Tenha disciplina, mas também diversão

É muito fácil se distrair em casa, afinal, é o lugar onde acabamos nos entretendo mais. Mas em situações de isolamento, nossa casa pode se tornar um ambiente tenso e cansativo, e para fugir dos riscos da depressão masculina, é importante ter organização:

  • Tenha os equipamentos separados em uma área específica da casa
  • Não leve distrações para o lugar
  • Marque um horário regular todos os dias para se exercitar
  • Trate com seriedade esse compromisso, mas sem jamais perder a diversão, é fundamental que malhar em casa se torne um hobby masculino, não uma mera obrigação

Grave seu progresso e busque auxílio

A melhor maneira de sentirmos que estamos indo bem em algo, que aquilo que fazemos tem um propósito é poder olhar para trás e identificar o quanto já progredimos, por isso mantenha uma relação das suas atividades, até como forma de planejamento para as próximas.

Para isso, conte com o auxílio de apps e sites especializados para planejar e cronometrar suas atividades. Você pode encontrar diversos fóruns onde outros homens trocam informações produtivas sobre suas experiências se exercitando e você mesmo pode tirar dúvidas com a comunidade.

Vista-se adequadamente

acessórios vorax

Se você também tem feito home office, sabe o quanto é importante se vestir como se estivesse fazendo aquela atividade fora de casa.

Não deixe de usar uma roupa adequada, funcional e confortável, use seus acessórios masculinos favoritos, como pulseiras e colares, e aproveite o momento para mentalizar como se estivesse fora de sua casa.

E aí, curtiu essas dicas? A Vorax Acessórios se preocupa com o cuidado do corpo e da mente do homem, estamos todos juntos nesse momento. Aqui em nosso blog você encontra diversas dicas de estilo de vida, moda e autocuidado, é só seguir nossa página e nos encontrar também nas redes sociais!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 29 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 29 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência.