Ícone do site Blog Vorax Acessórios

Cortes para cabelo liso masculino: os 10 cortes da moda

homem olhando para baixo com o cabelo e barba bem feita

A variedade de cortes para cabelo liso masculino te dá muitas possibilidades para expressar seu estilo! Mas acertar no corte de cabelo nem sempre é tarefa fácil, não é?

Para facilitar a vida do homem moderno, eu, Bruno Camacho, separei os 10 melhores cortes de cabelo masculino da atualidade. No post, você vai conferir as principais características dos estilos mais requisitados nas barbearias.

Bora!

1. Corte americano

O corte americano, também conhecido por fade, pode servir de base para diversos designs diferentes ao ter como marca principal a lateral raspada com máquina.

Suas versões mais modernas contam com o popular degradê — baixo no pezinho e mais cheio conforme se aproxima do topo — além de ainda ser dividido em baixo, médio e alto.

No baixo, ou low fade, o efeito visual do degradê já é bem marcado desde próximo da orelha. O nível médio seria um pouco mais marcado e começando mais alto no que seria o meio da cabeça. Já o alto é bem demarcado e só começa próximo ao topo.

2. Corte militar

Um corte militar, como o nome já entrega, teve sua origem nos exércitos como uma maneira de padronizar os cabelos dos soldados, deixando-os mais baixos, mas ainda apresentáveis e práticos de se manter.

Assim como o modelo exato variava de um exército para o outro, hoje em dia, fora dos quartéis, existe muita liberdade para explorar as possibilidades desse corte!

Com as laterais mais baixas, podendo ser mesclado também com o já citado degradê, o topo pode ser também delimitado em máquina ou deixado um pouco maior para ser penteado de lado.

Aí é você que escolhe se quer manter um visual mais bruto ou se vai explorar outras opções.

Ah! O militar também é recomendado por barbeiros e visagistas para ajudar a disfarçar as indesejadas entradas, se precisar!

3. Shaggy

O estilo Shaggy — que alguns dicionários trazem literalmente como “não penteado” — é um corte feito em camadas, focado em transmitir um ar despojado, de muito movimento, mas ainda com o devido controle.

Febre nos anos 70, o estilo segue em alta por conta da sua praticidade e leveza. Porém, exige cuidados na modelação para não parecer tão desleixado! Este modelo é recomendável em cabelos médios ou grandes.

Aproveite para dar uma olhada nos principais tipos de barba e como cuidar!

4. Razor part

No caso do Razor part, que também tem suas origens em décadas passadas, o detalhe principal fica por conta da clássica marcação feita com navalha para dividir o cabelo. Na maioria dos casos, o topo é penteado para o lado ou para trás.

Vale ressaltar que ao contrário de outros estilos que vimos por aqui, as laterais podem até ser mais baixas. Para valorizar a marca principal do penteado é recomendado que o topo seja mantido um pouco mais de volume.

5. Corte pompadour

Esse é para quem gosta de topetes! O pompadour valoriza um estilo mais alto e imponente que foi perpetuado por ícones como Elvis Presley.

Outro aspecto marcante é o de “cabelo molhado” que compõe o estilo, o que também já indica o tipo de produto mais indicado para essa modelagem: o gel.

Apesar do topete ser indiscutível nesse design, as laterais podem combinar bem com quem ainda prefira manter algum volume, como no caso do razor part!

6. Corte quiff

O quiff (tradução literal de topete, em inglês) é um derivado do pompadour, já que o foco principal é cabelo mais alto. Mas ele tem uma pegada menos “engomadinha”, que pode se misturar também com conceitos do flat top ou até do icônico moicano!

A ideia é valorizar o volume do topete oferecendo mais camadas diferentes e sensação de movimento ao variar no seu acabamento em máquina ou tesoura.

Isso pode te dar muitas possibilidades de experimentação até encontrar seu topete ideal!

7. Mullet

Olha o mullet dando sua volta por cima!

A característica principal desse corte masculino é a parte de trás maior, com os lados e a frente um pouco mais ajustados. Chamativo, o estilo voltou com tudo no “boom” recente da cultura dos anos 90.

Sua principal mudança foi a abolição das franjas grandes que acompanhavam o corte antigamente. Agora, o ideal é combinar a parte mais longa da nuca com um design mais dinâmico que a complemente bem, como um moicano baixo ou low fade!

Como tivemos um throwback no cabelo, o que acha de continuar no tema conferindo as principais roupas dos anos 80 masculinas?

8. Slick texture

O Slick texture é um penteado clássico onde todos os fios são puxados para trás, o que o torna ideal para cabelos médios, pois permite demonstrar o efeito desejado de volume e controle na parte da frente. Além disso, a parte de trás pode ser mais bagunçada, se for esse o objetivo.

A lateral pode ser combinada com vários outros estilos. Para obter o efeito desejado na parte de cima, é recomendado o uso de um gel ou modelador que produza um efeito molhado, semelhante ao pompadour.

9. Corte maracá

Um corte muito diferente que vai ganhando espaço com os jovens é o corte maracá!

Esteticamente, tem inspiração no corte de surfista, tendo como foco o volume para marcar o design. Hoje em dia, é utilizado pela rapaziada que curte usar um boné, mas ainda quer manter uma estética diferenciada no cabelo.

O efeito ocorre quando o cabelo é penteado para trás, visando deixar à vista suas camadas. O pezinho pode variar nas laterais, indo do degradê ao disfarçado, mas, na nuca, deve se manter o formato em “V”.

Ja que mencionamos o estilo com os bonés, aproveite para conferir looks que combinam com o acessório!

10. Corte texturizado

Um corte texturizado marca bem o penteado, destacando as mechas que compõem o visual desejado.

É uma boa opção para quem quer explorar diferentes visuais sem precisar mudar o corte com muita frequência, uma vez que com a modelação certa é possível explorar o volume e estilo do penteado que mais combina com seu rosto.

O conceito vai dos cabelos mais curtos aos mais longos.

E aí? Gostou de alguma das opções? Se você quiser reforçar ainda mais uma mudança de visual junto ao cabelo, vale a pena dar uma conferida em nove tipos de brincos para você conhecer e usar. Tá aí um acessório que pode ir muito bem com seu novo corte!