Mix de estampas: como fazer combinações de looks masculinos

Diferente do que muita gente imagina, o mix de estampas também pode e deve ser usado nos looks masculinos. Essa é uma forte tendência que, apesar de ser muito comum no verão, é facilmente adaptada a todas as estações — até mesmo durante o inverno.

Para homens de todas as idades e em diversas ocasiões, as estampas são uma excelente escolha para tirar qualquer look do óbvio, deixando o visual muito mais estiloso. Porém, apesar de todas as vantagens de apostar nas estampas nos looks masculinos, muitos homens ainda têm dúvidas de como fazer essa combinação de maneira estilosa.

Quer aprender a compor belos looks usando estampas? Entenda o que é esse mix, como você pode montá-lo e dicas para montar looks super estilosos.

O que é um mix de estampas?

Quando falamos em peças estampadas, muitas pessoas acreditam que elas devem ser usadas apenas em combinação com peças lisas, mas isso não é verdade. O mix de estampas prova o oposto, sendo usado para combinar duas ou mais estampas em um mesmo look.

Mesmo que essa seja uma tendência muito utilizada em looks femininos, a proposta também pode e deve ser usada pelos homens — principalmente por aqueles que gostam de se vestir bem e compor looks diferentes e estilosos.

É uma maneira bem despojada de compor looks, mas existem algumas dicas para fazer sua mistura de estampas funcionar e manter o look em harmonia.

modelos com visuais de diferentes estampas

Como fazer um mix de estampas?

Embora não seja difícil montar um look com várias estampas, algumas dicas podem te ajudar a fazer boas escolhas e manter o look fashion e harmônico. Confira a seguir algumas dicas para arrasar em sua combinação:

1. Aposte em peças com desenhos similares

Uma dica muito importante, principalmente para quem está começando, é escolher peças que tenham desenhos parecidos. Para isso, você pode optar por padronagens com desenhos iguais ou semelhantes, mas em tamanhos ou cores diferentes.

Essa é uma dica que funciona bem com diversos tipos de estampas, mas fica incrível com floral e geométricas.

modelo com camisa preta, shorts cinza e uma camisa aberta de onça

2. Escolha uma cor de fundo

A cor de fundo da estampa também é algo que deve ser considerado e ela facilita muito na hora de compor a combinação. Independentemente da estampa escolhida, uma maneira de manter o look combinando é utilizar a cor de fundo como um guia.

Seguindo esse raciocínio, caso você escolha uma estampa de poás com fundo preto, poderá escolher outra, como um floral com fundo da mesma cor. Dessa maneira você consegue assegurar que as estampas combinem entre si e garante um look bem bonito e harmônico.

modelkos com cmisas estampadas de fundo branco e detalhes em preto

3. Dê personalidade com os acessórios

Os acessórios são sempre muito bem vindos em qualquer tipo de produção e conseguem elevar o look.

Uma forma interessante de apostar nos acessórios é com colares por cima de blusas de gola alta. Essa é uma combinação que consegue deixar seu look mais estiloso.

Sem mencionar os clássicos anéis e pulseiras que encaixam perfeitamente em qualquer visual!

modelo com camisa listrada branca e preta e acessórios no braço

4. Invista em estampas clássicas

As estampas clássicas são ideais para quem está começando a apostar nessa composição! Elas são ótimas para quem deseja apostar no clássico, atemporal e igualmente estiloso — diminuindo as chances de erros.

‌Algumas das estampas mais usadas pelos homens são as listras, xadrez, floral, geométricas, em geral, e até mesmo as super clássicas camufladas.

Aproveite para conhecer tudo sobre o estilo casual masculino!

modelos com peças listradas estampadas em diferentes cores

5. Comece aos poucos

Caso você esteja começando a se aventurar nas peças estampadas, vale a pena iniciar gradualmente.

Escolha peças com menos “importância” para o visual, ou seja, você pode apostar em uma gravata floral com um blazer xadrez e ir colocando peças maiores quando começar a se sentir mais seguro.

modelos com blazers estampados

6. Brinque com as proporções

A maneira mais fácil de misturar estampas é apostando em padronagens com a mesma proporção, ou seja, estampas pequenas com estampas pequenas, estampas grandes com estampas grandes.

Porém, isso não é uma regra! É possível montar looks estilosos misturando proporções de estampas diferentes. Uma maneira fácil de fazer isso é utilizando florais, listras e estampas geométricas, em geral.

modelos com camisas de estampa florida

Como não errar na combinação de estampas?

Muitas dúvidas podem aparecer quando falamos em montar looks com estampas diferentes. Porém, não tem mistério para compor looks muito bonitos com a tendência.

Para que você não erre na combinação, veja a lista com algumas das melhores composições para montar um look masculino com estampas!

Floral + folhagem

As folhagens são um tipo de estampa muito utilizada por homens de todas as idades. É uma estampa atemporal, podendo ser usada tanto no inverno quanto no verão.

modelos com camisas estampas em flores e folhagens

Uma maneira de compor um belo mix, é combinando a estampa floral com as folhagens. É uma junção que fica belíssima, sendo uma ótima opção para ocasiões mais informais que pedem looks descontraídos e despojados.

Já que estamos falando de florais e folhagens, o que acha de conferir tudo sobre a moda sustentável?!

Listras + xadrez

Mais um mix que funciona perfeitamente é a combinação de listras com xadrez.

modelos com camisas litradas

A junção é a cara do inverno que, além de ser muito versátil, pode ser usada em ambientes descontraídos, mas também em momentos que pedem mais formalidade, como o corporativo.

Para garantir mais harmonia para o visual, opte pela mesma cor ou tons parecidos.

Xadrez + floral

Para os homens que gostam de um visual mais fashionista, o mix de estampas xadrez com floral é uma ótima escolha. Uma maneira de utilizá-la é com uma camisa floral e um blazer xadrez.

modelo com camisa xadrez vermelha e preta

Não esqueça dos acessórios! Assim, você terá uma excelente combinação para sair do óbvio em suas produções.

Caso queria conhecer os principais acessórios de inverno, temos um conteúdo exclusivo sobre o tema!

Poá + listras

Uma boa opção para quem está começando é misturar o poá e as listras. Nesse caso, uma forma interessante de fazer essa combinação é com o tamanho das padronagens. Ou seja, caso a peça listrada tenha listras finas e delicadas, o poá pode ser pequeno para manter a harmonia.

modelos utilizando camisas de poá preta

Esse também é um tipo de combinação que funciona bem em looks formais. Camisa e gravata de estampa diferente fica incrível!

Listras + folhagem

Outro mix famoso é composto por listras e folhagens, a cara do verão — perfeito para ambientes descontraídos.

modelos utilizando peças de folhagem

Para deixar o visual ainda mais bonito, considere o tamanho das padronagens, além é claro, da cor predominante também ser a mesma ou semelhante.

Não existe mistério na hora de compor seus looks misturando padronagens diferentes. Sempre considere o seu gosto pessoal, como você se sente ao apostar nessas estampas e as cores que você mais gosta de usar!

E aí, prontos para fazer inovar com a ajuda das estampas? Continue aprimorando o seu estilo no nosso blog! Por aqui, você encontra diversas dicas sobre looks masculinos, tendências de moda e lifestyle do universo do homem!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022