Estilo casual masculino: Entenda o que é e o que vestir

Elegantes, modernos, práticos e descolados! Essas são as principais características dos homens que se classificam com o estilo casual.

Quando pensamos em roupas com esse estilo masculino, logo vêm na cabeça camiseta e jeans, não é? Porém, as produções casuais não se rotulam apenas com essas peças, proporcionando inúmeras outras possibilidades e combinações que deixam de lado o básico simples e garantem modernidade com originalidade.

Foi pensando nessa gigantesca variedade que preparei este conteúdo, tudo isso para facilitar na hora de formar um visual com um toque só seu e, claro, sem abrir da praticidade, afinal, ninguém merece gastar tempo procurando qual roupa usar, né? Mas, o que é o estilo casual?

O que é um estilo casual?

A roupa casual é caracterizado por roupas descontraídas que oferecem um ar jovem e descontraído. O casual é versátil e confortável com um efeito minimalista que faz jus ao ditado “menos é mais”.

Imagem de dois homens usando estilo casual posando para foto

Em outras palavras, uma roupa casual é aquela que foge do formal, engravatado, sabe? É o estilo masculino que não exige um código de vestimenta convencional. É como se fosse o seu próprio estilo, uma produção que não necessitou de grandes esforços, isto é, styling.

Mas, o que muita gente não sabe é que o casual vai muito além do jeans e de camisetas, pelo contrário, o duo pode ser substituído por bermudas e calça chinos, jaquetas jeans e até mesmo pelas famigeradas camisas de manga longa.

Em que ocasiões esse estilo pode ser usado?

Não existem ocasiões específicas para se usar o estilo casual. Na verdade, na grande maior parte do tempo, estamos vestindo produções casuais. É justamente por essa adaptabilidade que o estilo é considerado o maior elo da moda, ou seja, com a combinação adequada, não há restrições para ele.

Imagem de ator usando estilo casual

No entanto, como eu disse, é necessário utilizar as peças adequadas para cada evento. Para compreender melhor sobre essas combinações, devemos conhecer as divisões do dress codes casual, as quais são:

Estilo ultra casual

O ultra casual é classificado por produções com extrema informalidade, ou seja, quando buscamos apenas conforto naquele momento de descanso em casa. Para isso, as blusas de moletom, regatas e bermudas de tactel são super bem-vindas. É o nosso momento de vestir “o que der na telha”.

Imagem em destaque de quatro homens usando estilo masculino ultra casual

Casual esportivo

Já o estilo casual esportivo é que mais está presente no nosso cotidiano. Para aquela ida ao bar, churrasco entre amigos, passeio na rua ou para fazer aquela viagem de horas. Que tal uma calça jeans com uma camiseta polo? Ou até mesmo uma camisa casual com uma calça chino? Aqui vale tudo para um visual confortável sem muita formalidade.

Imagem em destaque de quatro homens usando estilo casual esportivo

Smart casual

Produções com esse estilo podem ser reconhecidas como esporte fino, que podem até parecer um traje formal e arrumadinho, porém ainda assim é casual. Aqui vale um jeans mais estruturado, calça alfaiataria, uma camisa social, camisa polo ou até mesmo uma sobreposição com casaco. O tênis para esse estilo ainda vale, porém, nada de modelos esportivos, hein?

Imagem de dois homens usando estilo smart casual

Business casual

Por fim, o business casual é a transição entre o informal para formal, por isso muita gente os confundem. Essas produções são para trabalhos e eventos mas que não requerem formalidade, como gravata e terno. Combinações com calças sociais sapatos e meias, paletó com uma cor calça de outra, etc.

Imagem de homem posando para foto usando look business casual

Quais são as peças que compõe o casual masculino?

Para essas produções, existem algumas peças versáteis que podem ser utilizadas em diferentes ocasiões, representando o casual de um jeito super moderno. Conheça quais são elas para adquirir no seu guarda-roupa:

Imagem de dois homens usando blazer masculino

Camisetas básicas

As camisetas básicas não podem faltar no seu armário. Isso porque, elas são as bases de qualquer produção, seja para um evento ou para o trabalho, tudo começa por elas. Opte por modelos lisos, neutros ou monocromáticos para ser mais fácil combinar com outras peças.

Homem posando para foto usando camiseta básica

Camisas de linho

Outro clássico casual são as camisas de linho. Elas são sucessos por onde passam, ganhando o protagonismo em qualquer visual. São confortáveis, estilosas, sofisticadas e despojadas. São verdadeiras coringas para a moda masculina.

Homem andando na rua usando roupa social camisa de linho

Bermudas

O conforto e o frescor também merece atenção, certo? As bermudas são peças-chaves para os looks informais. Prefira modelos com cores mais elegantes e com cortes de alfaiataria para formar produções para todos os momentos.

Homem andando na rua usando bermuda

Calças jeans

Clássico dos clássicos! Lembra quando citei sobre a calça jeans logo no começo do texto? Elas são indispensáveis para o guarda-roupa de um homem que preza pelo conforto e praticidade. Não é atoa que a peça é considerada uma das roupas mais versáteis entre todas, pois, oferecem infinitas combinações.

Imagem em destaque de homem usando calça jeans

Blazers

Agora você deve estar se perguntando: “ Mas, blazer não é formal?” Pois é! Eles são. Porém, também servem como aliados para um visual casual chic para ambientes empresariais que não exijam muita formalidade ou até mesmo para eventos noturnos. Vale a pena ter um de estoque guardado!

Imagem em destaque de dois homens usando blazer

Combinações de looks com estilo casual

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o estilo casual, chegou a hora de vê-lo em ação, certo? Seu pedido é uma ordem! Conheça as combinações de looks informais que preparei para te inspirar na hora de criar os seus:

Imagem de homem usando calça e camiseta estilo casual

1- Camiseta de manga curta e bermuda chino

Essa sugestão oferecem um toque jovial e elegante na medida certa. A união entre a camisa com a bermuda chino cria uma produção para ir ao trabalho (se o dress code permitir) ou até mesmo para curtir o final de semana com os amigos. Para os pés, que tal investir um sapatênis ou um sneaker mais legal?

Homem usando camiseta de manga curta e bermuda chino

2- Camisa jeans como sobreposição

Uma tendência da moda atual são as sobreposição. Por isso, nesse ideia, selecionei uma calça jeans com uma camiseta básico por baixo e, como sobreposição, uma camisa jeans mais longa. Super moderno, não achou?

Imagem em destaque de homem caminhando na rua usando camisa jeans como sobreposição

3- Calça skinny, camiseta e tênis

Os tênis serão os seus melhores amigos para o informal! O duo clássico do jeans e camiseta ganham uma nova cara com o tênis de cano alto. É o visual perfeito para ir a uma balada ou cinema a noite. Vale adicionar uma sobreposição aqui também, se necessário!

Homem usando calça skinny, camiseta e tênis

4- Calça cáqui com camisa xadrez vichy

As camisas xadrez vichy oferecem um efeito moderno, original e, ao mesmo tempo, sério. Essa combinação com a calça cáqui formam um visual smart casual incrível. Para a calça, aposte em cores quentes e frias mais tradicionais, pois são mais adaptáveis.

Homem usando calça cáqui com camisa xadrez

5- Camisas polo com bermudas jeans

Essa combinação não tem erro, né? As camisetas polo são atemporais, ou seja, nunca saem de moda. Por isso, invista em modelos de várias cores básicas, como azul, branco, cinza ou preto. A bermuda por ser substituída por uma calça jeans para uma ocasião mais “formal”.

Essas são apenas algumas das infinitas combinações. Você pode aproveitar essas sugestões para juntar as peças e formas muitas outras. O que vale é o conforto e praticidade com um toque de estilo!

Homem andando na rua usando camisa polo e bermuda jeans

Assuntos como este sobre moda masculina te interessam? Nosso blog está repleto de artigos sobre esse assunto! Aproveite para aprender a criar looks masculinos para o inverno de 2022 de um jeito descomplicado. Nos vemos por lá!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022