Diante de problemas que atingem o mundo, como o aquecimento global, é cada vez mais necessário pensar no planeta, observando os malefícios gerados pelo consumo desenfreado de produtos, entre eles a indústria têxtil.
Foi pensando em uma alternativa para o mundo que surgiu o conceito da moda sustentável. Preparei um artigo com tudo o que você precisa saber sobre moda sustentável.
Veja o que é, entenda o conceito, quais são os principais tipos e quais passos seguir para aderir ao estilo.
O que é moda sustentável?
A moda sustentável são roupas pensadas para diminuir os impactos ambientais, sociais e econômicos das peças no planeta.
É uma moda pensada desde a produção, o uso e o descarte — em um ciclo sustentável. A vertente da moda surgiu devido aos grandes impactos sociais e ambientais causados pela indústria têxtil, entre eles:
- Poluição da água potável do mundo;
- Aumento das emissões de gases do efeito estufa;
- Geração de resíduos têxteis, normalmente descartados de forma incorreta;
- Exploração de mão de obra barata.
Vestir-se conscientemente não significa perder o estilo. A moda masculina é um exemplo disso, existem diversos recursos para manter o estilo e elegância dos homens: seja apostando nos acessórios, corte de cabelo e mais.
Descubra mais dicas essenciais para os homens ficarem na moda.
Entenda o conceito da moda sustentável
Já pensou em quais as consequências para o planeta do consumo desenfreado de roupas, como do fast fashion, por exemplo?
Como dissemos anteriormente, os prejuízos da produção e descarte de roupas em abundância é prejudicial ao planeta.
Por isso, a proposta trazida pela moda sustentável é incentivar o uso consciente de roupas. Isso não quer dizer deixar o estilo de lado, mas sim, pensar no planeta na hora de selecionar suas peças.
A moda sustentável é uma mudança de mindset, pois ela visa prezar pela qualidade e não quantidade de peças. Isso se reflete em roupas mais duráveis.
O estilo fica a cargo de opções de roupas mais atemporais — as quais podem ser usadas sempre e até mesmo em qualquer estação.
Com o clima tropical do nosso país, uma excelente opção é escolher bem as roupas para os dias quentes. Confira o conteúdo que elaborei com dicas de como se vestir no verão.
Tipos de moda sustentável
Pensar no planeta na hora de se vestir não implica em deixar o seu estilo de lado, mas sim optar por peças ecológicas, de alta qualidade e atemporais.
Para te ajudar a entender como se vestir de forma ecológica, separei os principais tipos de moda sustentável, veja!
1. Moda vegana
A moda vegana não utiliza nenhum tipo de produto de origem animal em roupas e acessórios.
Couro, lã, pele de animais, seda e outros tipos de materiais de origem animal são proibidas na moda vegana — uma vez que essas matérias-primas podem estar relacionadas a algum tipo de crueldade animal.
Portanto, na moda vegana, esses materiais são ignorados! Isso inclui a escolha de fornecedores que adotem práticas sustentáveis, éticas e humanas.
2. Slow fashion
O Slow fashion surge como uma alternativa ao fast fashion, uma moda rápida de produção em larga escala, sem preocupação com os impactos ao meio ambiente.
O fast fashion consiste em peças de baixo custo devido à mão de obra barata. Além disso, a pouca qualidade das peças e acessórios geram descarte massivo dessas peças, impactando a natureza.
Ao contrário da moda rápida, vem o slow fashion, em tradução livre, uma “moda lenta”. As peças são possuem maior valor agregado, por terem qualidade, gerando itens de moda resistentes e duráveis.
Além disso, o preço mais alto faz com que as pessoas comprem apenas o que precisam — é uma maneira de realizar um consumo mais consciente.
3. Moda verde
A moda verde, também chamada de moda sustentável, é uma vertente que se preocupa com os impactos da produção e descarte causados pela indústria. A produção desenfreada de produtos prejudica o solo, a água e os animais, principalmente os marinhos.
Pensar nesses impactos é refletir em questões como o uso de 70 milhões de barris de petróleo utilizados na fabricação de poliéster descartados no oceano. Essa informação foi fornecida pela BBC News, que também demonstra que esse material demora cerca de 200 anos para se decompor na natureza.
Usar a moda verde requer uma mudança de pensamento. A indústria da moda sustentável investe no uso de matérias-primas ecológicas, como algodão orgânico, couro de alga marinha, couro de cogumelo e outros tipos de fibras ecologicamente corretas.
4. Brechós
As roupas de brechó são excelentes alternativas para o bolso e para o planeta. São roupas já fabricadas, algo que impede o impacto da fabricação de novas peças.
Isso evita o uso de mais produtos químicos tóxicos, uso de agrotóxicos na coleta das matérias-primas e diminui a liberação de gases do efeito estufa na atmosfera.
É possível criar looks incríveis por meio de roupas reutilizadas. Seja para composições para um happy hour, para lazer ou para o trabalho. Uma ótima dica para gerar elegância no seu estilo é o uso dos acessórios.
Aproveite e confira 7 acessórios masculinos para usar no trabalho.
Como aderir à moda sustentável?
Como você notou, a moda sustentável implica em mudanças de hábitos ao consumir roupas e acessórios, certo? Então veja como você pode aderir ao estilo de vida:
- Evite adquirir peças de baixa qualidade;
- Invista em roupas e acessórios duradouros;
- Busque por peças atemporais e “coringas”;
- Cuide das peças para durarem mais tempo;
- Doe ou venda as peças que você já não usa mais.
Reutilizar as peças do guarda-roupa faz parte da moda sustentável e impacta em todos os benefícios que já citamos.
Por isso, selecionei um conteúdo especial com dicas sobre moda masculina dos anos 90. Confira quais tendências voltaram e quais peças podem ser reaproveitadas.
Quais são as vantagens da moda sustentável?
Aderir às peças ecológicas significa pensar no presente e no futuro do planeta — é uma mudança radical, mas positiva. Confira os principais benefícios práticas da adesão à moda sustentável:
- Diminuição da poluição do solo, ar e água;
- Não utilização de matérias-prima de origem animal, principalmente as adquiridas por meio cruel;
- Diminuição de gases poluentes na atmosfera;
- Consumo menor de água para a produção de roupas;
- Evita desperdícios de resíduos na natureza.
Qual a importância da moda sustentável?
A moda sustentável vai além de um movimento ambiental, mas contempla também a questão ética.
Inúmeras vidas de animais são poupadas, devido ao uso consciente das peças e pela não aquisição de material de origem animal.
A questão humana é outro fator importante, pois, na moda produzida em grande escala, existe a exploração de mão de obra barata.
Portanto, a moda sustentável implica em mais responsabilidade social, econômica e ambiental, resguardando o planeta e as futuras gerações.
Viu como é simples estar na moda e ainda contribuir com o planeta? Continue navegando no blog da Vorax Acessórios para conferir outros conteúdos de moda masculina com mais dicas sensacionais para você ficar na moda.