Moda masculina dos anos 90: veja as tendências que voltaram!

Moda masculina anos 90: como se vestir nessa estética

A moda dos anos 90 está de volta com tudo com suas cores vibrantes, peças oversized, jeans cortados e tudo o que essa década teve de melhor em termos de vestimenta. Na área masculina, isso também significa uma mudança enorme das peças de roupa em cores mais neutras e apagadas e calças justas, tudo que essa década marcante não apresentava, pelo menos não para eles.

Imagem de um homem jovem usando roupa no estilo anos 90

Neste post iremos falar sobre as tendências dessa época que está de volta nas ruas com muito estilo e presença marcada entre os mais influentes e antenados. Acompanhe algumas dicas de moda masculina dos anos 90 e saiba como aplicá-las na sua escolha de vestimenta do dia a dia.

Características da moda 90″: o famoso old school

A popularização e a construção da identidade dos anos 90 se pautou muito em eventos históricos que modificaram as interações entre as pessoas e como elas consumiam cultura. É a partir do finalzinho dos anos 80 que, com a queda do muro de Berlim em meados de 1989, algumas novas noções começaram a se espalhar.

Imagem de um homem usando calça jeans e camiseta

A sensação de liberdade, a globalização e o avanço da internet fizeram com que o mundo todo pudesse se comunicar com maior facilidade, e o fim de conflitos internacionais trouxe um ar de novidade, renascimento e cor, muita cor! E essa é uma das maiores características desse tempo: as cores chamativas, estampas, o gênero musical grunge e o jeans vieram mais fortes do que nunca!

Imagem de um jovem caminhando usando roupas da tendência anos 90

Peças que estão voltando com força e como combiná-las

Nem tudo que faz sucesso acaba sendo retomado com as reviravoltas da moda. Porém existem algumas peças de roupa ou acessórios que conquistam os estilistas e pessoas atuantes nos circuitos da moda mundial. Isso faz com que eventualmente algumas estéticas voltem a ser adotadas, principalmente pelos mais jovens.

De forma mais resumida, o que estava presente naquele tempo em termos de moda masculina e teve o seu revival no período atual foram:

Imagem de homem usando calça jeans, t-shirt e camisa

  • Camisetas com desenhos grandes e destacados
  • Calças, shorts e macacões jeans
  • Mistura da cintura alta e regata
  • Tênis com visual chunky e esportivos
  • Jaquetas de couro
  • Acessórios marcantes e bem destacados

Com certeza você já viu pelo menos um desses elementos nas ruas e talvez não tenha ligado a época ao estilo, porém não há como negar que essa moda é memorável! Então vamos descobrir como adaptar e incluir um pouco – ou muito – das roupas e acessórios dos anos 90 no seu guarda-roupas e no seu dia a dia de forma moderna e que reflita a sua personalidade.

Camisetas oversized, estampas e muita cor

No quesito camisetas, quanto maior e mais colorida for a sua peça, mais em consonância ela estará com o visual mais retrô que essa tendência propõe. E uma das vantagens de recuperar um estilo é que sempre há a possibilidade de reaproveitar peças de roupa antigas em lojas como brechós. Eles são redutos que contêm ótimas oportunidades de reuso e de criar um visual vintage.

Imagem de homem usando t-shirt, bermuda e tênis

Além das cores, estampas e logos de marcas conhecidas, as camisas xadrez e de flanela foram uma febre da época por conta do movimento grunge. Essa pegada juntamente com o jeans e o coturno atraiu muitos jovens durante a década e permanece até os dias atuais. Claro que hoje esse item é muito mais democratizado e há diversas combinações em xadrez. Além de ser uma peça curinga que combina muito com vários looks e ocasiões.

Calças e shorts jeans

O jeans, seja em calças largas ou shorts rasgados também tem o seu destaque quando em relação à moda masculina dos anos 90. Podemos encontrá-lo, principalmente, em duas versões mais populares nas ruas e passarelas: como calça larga com lavagem clara e como os clássicos rasgados, que podem ser destroyed ou ter detalhes desfiados.

Compilação de fotos de homens usando roupas na tendência dos anos 90

Jaquetas de couro de todas as cores

Difícil encontrar uma foto ou referência da década de 90 que não tenha um homem com calça jeans clara de cintura alta, um cinto preto, camiseta ou camisa, e por cima uma clássica jaqueta de couro. Podemos verificar essa dominância em séries de TV da época, capas de CDs e revistas.

Imagem de dois jovens caminhando usando roupa dos anos 90 e jaqueta de couro

E isso era ao redor do mundo, todos os homens queriam vestir essa combinação que ficava bem em todo mundo! E é claro que a popularidade da jaqueta cresceu e muito por ser um item que agrega atitude e proteção para os dias frios. Além de ser ser muito bonita e versátil.

Falando em versatilidade, não deixe de conferir esse post que traz dicas valiosas sobre como usar e integrar essa peça de roupa em qualquer estética.

Tênis com visual chunky ou mais robusto

Os calçados também foram marca registrada dos anos em que tudo era colorido e vibrante. O visual chunky é aquele em que o tênis, no caso, é grande e chamativo, uma declaração de personalidade de quem os usa. Nos dias de hoje, diversas marcas e casas de tradição e renome da alta costura como a Balenciaga investiram em “chunky sneakers” ou tênis com design mais robusto que viraram tendência.

Imagem compilada de tênis com visual da tendência dos anos 90

Acessórios que não podem ficar de fora

E por fim, porém não menos importantes, os acessórios são, ao lado da vestimenta, uma maneira muito forte e poderosa de se expressar e deixar sua personalidade marcada. No caso dos homens, há muitas possibilidades de bom gosto que harmonizam muito bem com a estética vibrante e retrô dos Millennials.

Os bonés com cores fortes e chamativas e as infames pochetes, que ficam muito bem com anéis, pulseiras e colares. Inclusive, joias e acessórios eram os favoritos dos homens que se interessavam por autocuidado, moda e comportamento. Saiba mais sobre como usar acessórios de uma forma que potencialize o seu estilo nesse post completo sobre o assunto.

Compilado de fotos de acessórios dos anos 90

Com essas informações é possível montar o visual perfeito dos anos 90 e sair por aí com um visual em alta e cheio de estilo. E se você gosta de moda em geral e de saber quais eram as tendências do passado, aproveite e leia sobre a moda dos anos 60 e como ela era formada por uma estética revolucionária transformadora.

Fique por dentro de tudo sobre moda masculina e feminina, lifestyle e muito mais no nosso blog que está cheio de conteúdo relevante para você.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022