Tipos de gravata — saiba quando e onde apostar em um modelo

Sempre associadas a eventos extremamente formais, as gravatas são acessórios de vestimenta masculinos que muitas vezes não têm todo seu potencial aproveitado, talvez a falta de conhecimento sobre o seu uso e seus diferentes modelos podem estar associados.

Antes dos diferentes tipos de nó, devemos lembrar que existem diversos tipos de gravata, que vão muito além do modelo clássico e da gravata borboleta. Por isso, se nas suas metas para ano novo você pontuou na lista que gostaria de consumir mais conteúdos de moda para homens, e se vestir melhor, se informar melhor sobre os tipos de gravata pode ajudar!

No post de hoje, reunimos uma lista com os principais tipos de gravata para você que busca estabelecer um estilo particular e quer encontrar formas de se destacar com seus looks. Para ficar por dentro de tudo, continue a leitura!

1. Gravata clássica (standard)

O modelo clássico de gravata é o mais presente nos looks masculinos de traje esporte fino, montados para ocasiões como formaturas, casamentos e reuniões formais de trabalho. Com um formato alongado mais largo e tradicional, elas são formadas por uma tira reta e uma ponta triangular e são geralmente usadas com um nó tradicional.

modelo utilizando uma gravata clássica

Geralmente confeccionadas em materiais leves e maleáveis, como a seda, elas se adaptam com maior facilidade aos diferentes tipos de corpo — e são a melhor escolha para quem está na dúvida ou tem medo de errar. Um clássico que funciona!

2. Gravata borboleta

Depois do modelo clássico, a gravata borboleta é uma das mais conhecidas. Normalmente, reservada para ocasiões mais especiais, como ser o padrinho ou o noivo de um casamento, participar de eventos corporativos e formaturas, essa gravata tem esse nome graças ao seu formato, que se assemelha a uma borboleta.

modelo utilizando terno azul com gravata borboleta perolada

Para eventos formais, como os que mencionei, vale a pena combinar sua gravata borboleta com um suspensório! Acredite, é o match perfeito. Apesar de ser um pouco mais arriscado, você também pode usar essa gravata de forma mais descontraída. Para isso, continue usando camisa e troque apenas o tecido formal da calça por um modelo mais despojado, como sarja.

3. Gravata fina (slim)

A gravata fina se assemelha muito com a gravata clássica, porém, com o diferencial de um design mais fino e estreito. Por isso ela é mais recomendada para os corpos menores, onde elas ainda vão estar em evidência — mesmo com o tamanho menor.

4 modelos diferentes utilizando gravatas slim em cor preta

Graças ao seu design moderno e descontraído, elas fogem sem dificuldade das composições para eventos mais sérios, podendo ser combinadas com tecidos mais casuais, como o jeans, peças estampadas e a boa e velha alfaiataria.

É uma ótima escolha para quem deseja curtir uma noite com os amigos, sem perder a elegância.

4. Gravata-laço

Bem menos comum de ser vista por aí, a gravata-laço é um tipo de gravata que vem com uma “fivela” ou “gancho” na parte de trás para prender a gravata no lugar. Diferente dos modelos clássico e slim, ela possui duas tiras alongadas ao invés de uma.

modelo utilizando gravata laço verde

Comumente usada em ocasiões formais, como casamentos e jantares de gala, a gravata-laço é feita em tecidos de qualidade como a seda, com uma aparência muito elegante e sofisticada. Além de uma escolha mais fácil de vestir.

Usada na cor preta, ela pode ser combinada com ternos escuros e camisas brancas. A cor da gravata-laço é geralmente escura, como preto, azul-marinho, cinza-escuro, e por isso, é geralmente utilizada com ternos escuros e camisas brancas.

5. Gravata-nó

A gravata-nó é um tipo de gravata acompanhado de um nó grande e volumoso. Feita em tecidos de qualidade, geralmente em tons escuros, ela é uma opção diferenciada para quem quer se destacar em ocasiões formais, adicionando personalidade no visual.

modelo de terno utilizando gravata de nó

Existem vários tipos de nós que podem ser usados com a gravata-nó, como o nó Windsor ou o nó de gravata simples. O mais comum é o Windsor, feito de forma mais elaborada: grande e volumoso, que ajuda a criar o efeito desejado.

6. Gravata de ponta reta

Semelhante aos modelos standard e slim, a gravata de ponta reta é um modelo com o mesmo corpo alongado do modelo clássico, mas com a diferença de apresentar um recorte reto na ponta.

três modelos diferentes utilizando gravatas com a ponta reta

Pouco usado, esse tipo de gravata consegue adicionar um toque mais casual às composições, podendo ser usado em dias comuns no trabalho, almoços e jantares no dia a dia. Inclusive, uma forma bacana de torná-las ainda mais casuais é combinar terno com tênis, prefira os modelos de cores vibrantes, que fogem um pouco dos clássicos: preto, cinza e azul-marinho.

Quais são os principais tipos de nó de gravata?

Por fim, para que você fique familiarizado com as nomenclaturas dos diferentes tipos de nó de gravata, reunimos aqui os principais deles:

  • Windsor;

  • Simples;

  • Duplo;

  • Semi-Windsor;

  • Kelvin;

  • Pratt;

  • Prince Albert.

Agora que você já conhece os principais tipos de gravatas, e os principais tipos de nó de gravata, aproveite para complementar a leitura de hoje conferindo nosso passo a passo de como dar nó em gravata simples!

três modelos utilizando diferentes tipos de gravaats

Se você se interessa por leituras e dicas como essa e dicas de moda para homens, continue acompanhando as postagens do blog, estamos sempre trazendo dicas e informações para homens autênticos por aqui!

Até o próximo post!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022