Traje esporte fino masculino pode usar calça jeans? Veja!

Recebeu um convite com o dress code esporte fino e não sabe o que isso quer dizer? Calma, neste post te explico tudo sobre o estilo e como se vestir de maneira adequada para a ocasião. Ao longo do conteúdo, responderei também a famosa dúvida: no traje esporte fino masculino pode usar calça jeans? Continue a leitura e descubra!

Confira o que é o esporte fino para homens e quais as principais peças e regras do dress code. Veja também uma lista dos tipos de traje e em quais ocasiões são indicados.

Depois deste post, você não vai mais errar no estilo de roupa! Vamos lá?

Como é o traje esporte fino para homens?

Também conhecido como passeio, o traje esporte fino é um intermediário entre o estilo casual e o social. Não é aquele visual descontraído, mas também não requer paletó e gravata borboleta.

modelos utilizando traje esporte fino

Em geral, é um dress code requisitado em ocasiões que pedem certo nível de formalidade e seriedade, como confraternizações corporativas, jantares e até cerimônias diurnas de casamento.

modelo andando de terno em um caminho cercado por árvores

É um estilo sofisticado e elegante, mas com um toque de modernidade! As peças de roupas do estilo esporte fino masculino são aquelas bem ajustadas e sofisticadas, que trazem elegância para o homem moderno.

Entre as principais, estão:

  • Calça de alfaiataria com corte reto;modelo utilzando calça de alfaiataria com corte reto
  • Calças estruturadas e bem ajustadas;modelos utilizando peças esporte fino justas
  • Camisas sociais de manga comprida;modelo utilizando esporte fino com camisa de manga comprida
  • Sapato social;sapatos sociais marrons
  • Blazer;modelos utilizando blazer
  • Cinto de couro;modelo com cinto de couro
  • Acessórios minimalistas, como anéis e pulseiras preta;
    modelo utilizando anéis e pulseiras

Por ser um traje intermediário entre o social e o casual, podem surgir algumas questões em relação às peças que fazem parte do estilo esporte fino masculino. A seguir, respondo às principais dúvidas sobre esse dress code. Confira!

Pode usar tênis no traje esporte fino?

Sim! O uso de tênis no traje esporte fino masculino está permitido!

No entanto, muita atenção na escolha do modelo, pois artigos esportivos estão fora de cogitação — apesar de o nome do dress code estar relacionado ao termo “esporte”.

modelo utilizando tênis em look esporte fino

Você também pode optar por sapatos sociais! Mas, caso a ocasião seja um pouco mais descontraída, é possível optar por sapatênis com uma pegada clássica.

Calça jeans: pode usar no traje esporte fino?

Depende! No esporte fino, é melhor dar preferência para tecidos mais sofisticados e de modelagem reta ou ajustada. As peças de alfaiataria, sarja, ou chino são os modelos ideais para compor um visual dentro do dress code!

Apesar disso, as calças jeans podem ser incorporadas no estilo esporte fino, só é preciso prestar atenção no modelo e na lavagem da peça, opte por retas ou slim, de tons escuros e lisos.

calça jeans no esporte fino

Modelos justos, muito largos ou de tonalidade clara fogem um pouco do propósito. Ah, e os modelos com detalhes desfiados ficam para ocasiões mais despojadas, beleza?

O que é traje esporte fino para casamento?

Com cerimônias e festas de casamento cada vez mais modernas, às vezes, o traje passeio completo é substituído pelo esporte fino.

modelo utilizando terno azul com tênis branco

Quando o convite indicar o dress code esporte fino, a minha dica é apostar no clássico: calça de alfaiataria, camisa social de manga comprida, sapatos sociais e blazer para completar.

Não se esqueça dos acessórios para deixar o look esporte fino mais sofisticado: cintos e pulseiras de couro complementam as produções! E por se tratar de uma ocasião mais formal, também dê atenção ao restante da sua aparência: esteja com o corte de cabelo e a barba em dia!

Quais são os tipos de trajes que existem?

Além do esporte fino, existem outros tipos de trajes masculinos. Trouxe os principais para você conhecer e se vestir adequadamente, sempre dentro do dress code que cada ocasião pede!

modelo utilizando camisa azul social e terno cinza

Traje esporte

O traje esporte é semelhante ao estilo casual do homem moderno.

O dress code inclui as seguintes peças: calças jeans ajustadas, camisas polo, sapatênis, tênis casual, mocassim de couro, etc. O traje esporte é indicado para ocasiões descontraídas e eventos cotidianos, como palestras, almoços corporativos e até mesmo para o trabalho diário!

É confortável e estiloso!

modelos utilizando traje esporte

Traje social

Também conhecido como passeio completo, o traje social está um degrau acima do esporte fino.

É o visual clássico para eventos formais, composto por: calça social, camisa, paletó, gravata e cinto.

Hoje em dia, é possível modernizar as produções a partir de cortes diferenciados e peças com tons elegantes que saem do básico, como bordô, azul-marinho, verde-escuro, entre outros.

É geralmente o dress code de casamentos, festas de formatura e cerimônias oficiais.

modelos utilizando terno com gravata

Black-tie

Os trajes black-tie são reservados para os eventos de gala.

Aqui o uso do smoking e da gravata borboleta são obrigatórios. Os sapatos sociais polidos, além do corte bem ajustado, caracterizam o visual.

O dress code é indicado para festas noturnas luxuosas e para ocasiões nas quais você será o destaque da noite, como formando ou noivo!

modelos utilizando black tie

Como indicar o traje para casamento?

Como você viu até aqui, há diversos trajes possíveis para casamento. Para saber qual dress code indicar aos seus convidados, analise o estilo da sua festa. Se for um evento noturno, mais tradicional, recomendo o social ou black-tie.

convite de casamento

Já para cerimônias modernas durante o dia, o traje esporte fino é uma ótima opção para deixar os seus convidados mais à vontade!

Como escrever dress code no convite de casamento?

A indicação do dress code deve vir no convite, com as informações de local, data e pedido de confirmação. Isso é importante para que nenhum convidado se sinta deslocado na festa, e para que todos tenham uma ideia de como será o evento. Se os seus amigos e familiares não conhecerem termos em inglês, você pode escrever simplesmente “Traje: X“.

Depois dessas dicas, você não vai mais errar no traje! Para outras inspirações de estilo, confira o guia de looks masculinos para casamento!

Espero que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas em relação ao esporte fino! Continue acompanhando o blog para mais dicas de moda masculina.

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022