Look social e casual masculino: aprenda a usar os dois!

Quando o assunto é código de vestimenta e moda para homens, muitas dúvidas podem surgir. Cá entre nós, muito provavelmente você já viveu a situação de ter sido convidado para uma festa que indicava um código de vestimenta social e ficou com dúvida. Certo? Pois bem, hoje vou sugerir 5 opções de looks masculinos sociais para te ajudar.

Afinal, como se vestir bem, mesmo usando roupas básicas? Será que isso é mesmo possível? Sim, é possível! Você não precisa ser um mestre em moda para se vestir bem todos os dias sem investir rios de dinheiro nisso. Inclusive, essa é justamente a proposta do estilo casual masculino, assunto que também será abordado no post de hoje.

Homens usando look casual masculino

Se você encontra dificuldade em atender algum desses tipos de código de vestimenta, e não identifica muito bem quais são os tipos de peça que compõem um look casual, ou um look social masculino, continue a leitura!

5 inspirações para looks casuais masculinos

A moda casual se refere a looks com uma pegada mais despojada, descontraída e espontânea, ideal para te acompanhar no dia a dia e nas diferentes ocasiões que podem surgir.

Homem usando roupa casual

Para aderir a este estilo da melhor forma, vale a pena investir em algumas peças coringa de cor neutra, que vão combinar facilmente com outras peças e cores, dando consistência aos looks. Veja as dicas:

1. Calça de alfaiataria e camiseta lisa

A primeira dica vem para reforçar, mais uma vez, que menos é mais. Camisetas lisas de cor sóbria são peças que precisam fazer parte do seu guarda-roupa, e que serão grandes aliadas na montagem dos seus looks casuais.

Homem usando calça de alfaiataria e camiseta lista

Para um visual casual e elegante, aposte na combinação de uma calça alfaiataria com uma camiseta branca lisa, e não erre. Se possível opte também por um tênis branco, e complemente com acessórios.

2. Calça destroyed e moletom

Como você vai perceber, as vestimentas casuais podem passear por diversos estilos. Por isso, para quem gosta de trazer uma pegada mais streetwear para o dia a dia, um moletom com um tênis de solado reto e uma calça com detalhes rasgados no joelho poder ser uma ótima escolha. Assim você se mantém confortável, sem deixar de se preocupar com a aparência.

Homem usando calça destroyed e moletom

3. Calça jeans, tênis branco e acessórios

Muito democrático, o jeans é um tecido que nunca sai de moda. No estilo casual masculino, ele sempre tem seu espaço garantido. Para começar a montar seu look casual, a calça jeans e o tênis branco são uma ótima base.

Imagem de homens usando calça jeans, tênis branco e acessórios

Com isso você pode basicamente escolher a cor e o estilo de camisa que quiser para finalizar o look, considerando como a combinação de tonalidades se comporta. Para aumentar o potencial dessa composição, acrescente pulseiras ou outro acessório de sua preferência.

4. Calça de sarja e jaqueta jeans

A jaqueta Jeans é uma peça clássica que se adapta através do tempo e das tendências, mas nunca perde seu valor. As calças sarja são composta de algodão em um decido bem estruturado e pouco flexível. Ao combinar uma calça sarja preta, cinza ou bege com uma jaqueta jeans e uma camiseta branca, você tem um look casual perfeito para usar em diversos tipos de eventos.

Homens usando calça de sarja e jaqueta jeans

5. Calça cargo e corta vento

O modelo de calça cargo segue uma linha esportiva e utilitária, trazendo diversos bolsos espalhados pela peça. Para um look masculino despojado, procure usar uma calça cargo preta ou bege com uma jaqueta corta-vento também preta. Nos pés, uma boa escolha seria um dos modelos de tênis esportivos com um design pensado para o skate ou o basquete.

Imagem em destaque de homem usando calça cargo e corta vento

5 inspirações para looks sociais masculinos

A forma mais clássica para montar um look social masculino é optar pelas “peças essenciais” desse estilo. Como blazer, um paletó bem estruturado, uma camisa social neutra, gravata lisa, sapato social e cinto. Mas esse não é o único caminho. Confira agora algumas sugestões de look e inspire-se para se vestir de forma social, sem parecer careta.

Homens usando looks sociais

1. Use alfaiataria em diferentes cores

A princípio, essa dica pode assustar, mas fique calmo, vamos explicar. Misturar diferentes cores sem dúvidas não é o caminho mais simples, mas o resultado pode ser surpreendente. Aqui, quando falamos em cores, não falamos sobre misturar roxo com amarelo, necessariamente.

Homens usando roupa de alfaiataria

Nossa dica é que ao invés de ir sempre no preto básico, você busque peças com outras cores, mas que não deixam de ser neutras. Você pode optar por cores como: azul-marinho, azul-claro, cinza, verde-escuro, branco e marrom.

2. Combine a cor dos acessórios

Se em um look social você usa um cinto, um sapato, e um relógio de couro, uma boa dica é se esforçar para que a cor em todas essas peças seja a mesma, ou, que estejam pelo menos todas dentro de uma mesma paleta de cores.

Imagens em destaque de homens usando acessórios

O blazer é uma ótima peça para montar desde os looks casuais masculinos mais elegantes, até os sociais. Aqui no blog temos um conteúdo supercompleto que explica como usar blazer masculino, aproveite para dar uma olhada.

Imagem em destaque de homens usando pulseira

3. Use terno em eventos que pedem formalidade

Pode ser que você não saiba exatamente quais são as peças que compõem um terno, mas vamos deixar isso claro agora. O terno é composto por três peças, são elas: calça, colete e paletó.

Homem colocando terno

Esse combo clássico é muito usado em eventos como casamentos e formaturas, e certamente ao optar por um desses você estará seguro dentro do código de vestimenta. Para se destacar, procure usar as cores que indicamos na primeira dica.

4. Para não errar, vá de costume

O costume é um traje muito confundido com o terno, mas que se diferencia por não contar com o uso do colete. Muito usado na vestimenta social, ele é composto por uma calça e um paletó, feitos na mesma cor de tecido. Eles podem ser pretos, cinzas, bege e assim por diante.

Imagem de homens usando roupas sociais

5. Calça social e camisa

Nem todos os eventos sociais pedem uma sobreposição com paletó ou terno. Assim, quando for possível optar por um look um pouco mais descontraído, experimente usar uma calça de alfaiataria bem ajustada de cor escura, com uma camisa social de cor clara. Você também pode abrir o primeiro botão da camisa, e dobrar as mangas para reforçar a ideia da proposta.

Homens usando calça social e camisa

Dicas de acessórios estilosos

Para fechar com chave de ouro, veja agora algumas dicas de acessórios estilosos que sem dúvidas vão somar na composição dos seus looks casuais e socias, tornando todos eles mais autênticos.

Pulseiras masculinas de couro

Seja no estilo casual ou social masculino, os acessórios sempre serão grandes aliados na construção de uma composição autêntica. Assim, garanta algumas peças e use-os ao seu favor a cada look.

Modelos de anéis masculinos

Tudo isso faz parte de algumas atitudes que você precisa tomar para ser um homem mais atraente. Se você curtiu o conteúdo, e deseja ficar por dentro de mais dicas sobre estilo masculino, continue de olho nas postagens do blog!

Colares masculinos de aço

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022