Terno com tênis combina? dicas de quando e como combinar

Os visuais masculinos modernos permitem combinações nada óbvias, que mesclam seriedade e descontração. Mas quando o assunto é dresscode, podem surgir algumas dúvidas, certo?! Entre as mais comuns estão:

Para responder essas dúvidas, preparei um guia com dicas de estilo.

A seguir, saiba mais sobre as origens do terno, em quais ocasiões é indicado e como você pode combiná-lo com outros sapatos além do social.

Depois desse post, você nunca mais vai errar no traje! Vem comigo!

Como surgiu o terno?

Apesar de o terno ser usado como traje formal em ocasiões especiais, como jantares, encontros de negócios e casamentos, nem sempre foi assim.

O terno tem origem na França do século XVIII, durante o reinado de Luís XIV. Os trajes, principalmente da realeza, eram elaborados, com camisas, coletes, paletós, calças, meias… Para simplificar e facilitar as atividades cotidianas, o terno foi criado como vestimenta alternativa para o dia a dia, com mais aberturas e cortes estratégicos, facilitando o movimento.

8 fotos de modelos utilizando terno com tênis

Em quais ocasiões se usa terno?

Hoje em dia, o terno é usado em ocasiões formais que pedem seriedade e um visual mais refinado. É o traje masculino certeiro para eventos especiais, como festas de formatura, casamentos, jantares de comemoração, entre outros.

Algumas profissões também requerem o uso de terno para passar essa imagem mais séria, como advogados, CEOs, profissionais em cargos de gestão, administradores, palestrantes, etc.

Pode usar terno no dia a dia?

Sim! Inclusive, como acabei de mencionar, há algumas profissões que requerem o terno como dresscode corporativo. Ah, e vale apostar no terno em qualquer ocasião que você deseja passar uma imagem mais séria, profissional ou mesmo mais arrumada.

Para o dia a dia, recomendo que você opte por modelos de cortes modernos, com cores diferentes do preto clássico. Para dar um toque de estilo ao visual e não deixar muito engessado, você pode coordenar o terno com acessórios masculinos e peças do vestuário casual, como camisetas brancas por baixo do paletó, ao invés da camisa social tradicional.

homem utilizando terno azul com tênis branco

O que combinar com ternos?

Tudo depende da ocasião! Para ocasiões especiais e eventos noturnos, aposte no clássico: paletó, calça, camisa, gravata, meias escuras e sapato social.

Já para eventos que oferecem certo nível de descontração, você pode combinar o terno com outros modelos de sapato e complementar com acessórios. Pulseiras discretas, por exemplo, adicionam estilo e originalidade para a sua produção.

modelo utilizando um terno cinza com tênis branco

Pode usar terno com tênis?

Sim! A moda masculina está sempre se reinventando e, apesar de serem peças de estilos diferentes, é possível combinar terno com tênis!

Inclusive, é uma forma de tirar os seus visuais do óbvio, combinando um sapato do estilo casual com um traje formal. Além disso, é a composição perfeita para quem não abre mão do conforto e gosta de inovar nos looks!

modelo utilizando terno azul escuro com tênis branco

Em quais ocasiões usar terno com tênis?

As ocasiões ideais para você usar terno com tênis são aquelas que requerem um visual arrumado, mas que permitem certa descontração. Também é uma ótima ideia para quebrar com a formalidade dos visuais sociais. Veja quando usar essa combinação:

  • Em casamentos modernos durante o dia;
  • Palestras informais;
  • Encontros de negócio que permitem descontração;
  • Eventos e premiações descoladas;
  • Almoços especiais;
  • Ocasiões que pedem traje esporte fino;
  • Confraternizações;
  • Festas de formatura (principalmente se você for convidado);
  • No visual de trabalho;
  • E muito mais!

A verdade é que a combinação com terno e tênis cabe para as mais diversas ocasiões. Está em dúvidas de como combinar? Então não perca o próximo tópico!

Como combinar terno com tênis?

Na hora de combinar o terno com tênis é preciso ficar atento a alguns pontos para que o visual não fique brega. Acompanhe as dicas de estilo para acertar na composição:

Atenção ao modelo do tênis

O meu primeiro conselho é a escolha do tênis. Deixe os modelos de corrida e as opções muito coloridas para você usar na academia ou no visual casual.

As peças esportivas destoam muito dos cortes refinados e podem deixar o seu visual bagunçado ou informal demais. Na dúvida, opte pelo tênis branco casual simples, um modelo que cai bem com qualquer tipo de terno!

quatro tênis brancos com detalhes coloridos na parte posterior

Escolha as cores certas

Na hora de escolher o seu terno para combinar com o tênis, preste atenção nas cores das peças. Para um visual mais discreto, a minha dica é que você opte pelo all-black, com terno preto e tênis da mesma cor. É elegante e versátil.

Já para uma produção estilosa, o que você acha de combinar um terno em tons de vinho, vermelho ou azul-marinho com tênis branco? É autêntico, original e combina perfeitamente com o estilo refinado de homens modernos.

imagem dividida: à esquerda um homem falando ao celular com terno preto e tênis; à direita um homem de terno preto e sapato social

Cuidado com os detalhes

Na hora de montar seu look com tênis + terno, preste atenção dos seguintes detalhes:

  • Comprimento da calça está adequado;
  • Ajuste e caimento das peças;
  • Cor das meias;
  • Situação dos tênis (se estão limpos, bem conservados).

Mescle com outras peças do guarda-roupa casual

Se mesmo com o tênis você tiver achando o seu visual com terno formal demais, é possível incorporar outras peças do guarda-roupa casual para a sua produção.

A minha dica é: troque a camisa social por uma camiseta branca básica, dispense o uso de gravatas e inclua acessórios estilosos ao visual, como: óculos de sol, pulseiras finas, colares discretos, entre outros.

modelo utilizando um terno azul com tênis branco

Inspirações de visuais com terno e tênis

E para não restar dúvidas de como combinar, separei algumas ideias de looks com terno e tênis para você se inspirar. Dê uma olhada!

Terno com tênis branco

Começando por uma combinação certeira!

O tênis branco casual é versátil para você combinar com ternos de todas as cores e estilos: preto, azul, cinza-claro, ou até mesmo branco, para um visual monocromático elegante.

modelo com terno aberto azul, camisa social branca e tênis branco

Combinar o terno com tênis branco é uma forma de inovar os looks para eventos especiais durante o dia!

Terno com All Star

Os tênis All Star são clássicos atemporais. E há quem não abra mão do modelo nem na hora de casar! Inclusive é uma boa ideia para você combinar com seus padrinhos: todo mundo de terno e All Star!

É um modelo com uma pegada mais jovial. A minha dica é investir nos modelos de cores neutras e cano baixo.

imagem dividida: à esquerda um homem de terno preto com camisa branca vestindo allstar; à esquerda modelo utilizando terno cinza, camisa branca e allstar

Terno com tênis esportivo casual

Popular entre estrelas do futebol e do basquete, a combinação de terno com tênis esportivo é cheia de atitude e personalidade.

Aqui, o ponto de atenção é em relação ao modelo escolhido: deixe os tênis de corrida de lado! Outra dica é: não os use com calças justas, pois isso pode desvalorizar o seu shape.

modelo utilizando um teron bege com tênis casual branco

E então? Convencido a apostar nesse visual moderno e estiloso? Espero que as minhas dicas tenham te ajudado! E para não restar dúvidas de estilo, confira esse conteúdo sobre as diferenças entre o look casual e social.

Te vejo no próximo post!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022