10 melhores acessórios para combinar com terno: confira!

Os acessórios para terno ajudam a tirar o visual social do básico e adicionam um toque extra de estilo e personalidade às produções formais! Ao contrário do que muitos imaginam, os acessórios masculinos não ficam restritos ao visual casual despojado. O segredo está na escolha dos itens certos, de acordo com cada ocasião.

Para te ajudar a combinar os acessórios com terno — de maneira estilosa e autêntica — preparei esse conteúdo especial! Veja uma lista de 10 itens que deixam o visual social e o traje esporte fino ainda mais sofisticados!

Vem comigo!

1. Gravata

Vou começar com um item óbvio do visual social: a gravata! O acessório é praticamente obrigatório nos trajes completos, mas nem todo mundo sabe como combiná-lo.

A minha primeira dica é: atenção na cor e estampa da gravata. Modelos lisos, de tons neutros e escuros, passam a sensação de formalidade. Mas se você deseja adicionar um toque de modernidade ao visual, quebre a seriedade do look com uma gravata colorida ou com uma estampa autêntica!

Ah, e fique atento ao tipo de traje e à ocasião na hora de escolher o modelo. Jantares e situações formais geralmente pedem a gravata tradicional. Já eventos black-tie — de gala — exigem o modelo borboleta.

imagem com três homens, todos de terno e gravata

2. Prendedor de gravata

Para manter a gravata bem alinhada e presa ao corpo, independentemente do movimento que você fizer durante o evento, invista em um prendedor de gravata!

São acessórios discretos e sutis, mas que adicionam um toque extra de estilo, autenticidade e sofisticação aos visuais sociais com terno!

homens utilizando terno e gravata com um prendedor

3. Cintos

Continuando a lista com outro acessório praticamente indispensável dos ternos: o cinto! Mesmo que a sua calça esteja bem ajustada, vale a pena complementar o visual com o artigo!

Mais que um acessório funcional, o cinto garante o ajuste certeiro e um caimento impecável para o terno. Aqui, a minha sugestão é: invista nos modelos discretos de couro. Reserve as opções de corda e os despojados para o estilo casual.

três homens utilizando trajes sociais com cintos de couro

4. Suspensórios

Da mesma forma que os cintos, os suspensórios vão além de apenas manter as calças ajustadas ao corpo! Apesar de popular em visuais no estilo vintage e retrô, o acessório tem sido adotado por homens modernos que gostam de ter algo a mais no look.

Atenção! Se optar pelo suspensório, deixe o cinto de lado, pois isso pode deixar o visual muito carregado e sem sentido.

homem utilizando calça social, camisa branca com suspensório

5. Broche para terno

Os broches para terno são acessórios super sofisticados, que elevam a produção a outro nível de elegância. Há modelos cravejados, perfeitos para serem fixados na lapela do paletó ou smoking.

Em busca de um diferencial clássico e elegante? Aposte nos broches para colarinho com corrente! São estilosos, autênticos e — apesar de discretos — dão um up no visual social!

homens utilizando terno com broche

6. Abotoaduras

Assim como os broches, as abotoaduras são outro detalhe que fazem diferença no resultado do visual!

Você pode escolher botões brilhantes, modelos cravejados ou até mesmo apostar em abotoaduras personalizadas com as suas iniciais! É um acessório cheio de elegância e muita personalidade!

abotoaduras na manga

7. Relógio

Os relógios também ajudam a trazer seriedade, modernidade e sofisticação para o visual, não é mesmo?!

Quando pensamos em combinações com terno, opte por pulseiras metálicas ou de couro! Deixe os modelos esportivos para ocasiões cotidianas que permitam maiores níveis de descontração.

homem com os braços cruzados com pulseiras e relógios

8. Pulseiras

Com o relógio, você pode combinar pulseiras masculinas elegantes e adicionar um toque extra de estilo ao seu traje!

As minhas sugestões de pulseiras para coordenar com terno são: as discretas de couro, as de joias escuras e as de aço ou prata de Bali!

Tome cuidado com braceletes muito largos: eles podem deixar o visual carregado. Atenção também às pulseiras informais, como aquelas de pedras naturais ou de corda. Lembre-se que você estará utilizando um belo terno.

homem utilizando pulseiras masculinas

9. Colares

Em ocasiões que pedem traje esporte fino, vale usar o terno com colares ao invés da gravata! É uma forma estilosa de modernizar o visual social e quebrar com a seriedade da produção.

Outra forma de usar colares com terno é combinando as correntes com a gravata borboleta. Tome cuidado com a escolha dos modelos: prefira as opções discretas ou os crucifixos simples de prata.

homem utilizando um colar de prata com pingente preto

10. Anéis

Para deixar o seu traje social ainda mais poderoso, você pode combinar o terno com anéis! É possível usar um modelo com uma joia maior no indicador ou no anelar — ou quem sabe um em cada dedo?! Também é uma opção viável!

A partir dos anéis, você consegue adicionar um pouco da sua personalidade e estilo próprio ao visual social.

homem utilizando um anel masculino

Quais são os acessórios para terno do noivo?

Mas se você está procurando acessórios para complementar o terno do noivo, separei algumas dicas extras! Veja quais itens usar para deixar o visual ainda mais estiloso e completo!

Boutonnière

A boutonnière é aquele pequeno ramo de flor que o noivo carrega na lapela ou no bolso do terno. Aqui, a dica é usar a mesma flor do buquê da noiva!

Além de ser um acessório charmoso, é um item cheio de significado!

homem vestindo um Boutonnière no terno

Abotoaduras

Como mencionei nos tópicos anteriores, as abotoaduras são elegantes e elevam o nível do visual social.

Para casamentos, que tal apostar em modelos personalizados com as iniciais do casal? Dessa forma, tenho certeza que seu traje será inesquecível!

homem com uma manga com abotoadura

Lenço de bolso

Mais que um acessório funcional, os lenços de bolso ajudam a deixar o traje do noivo ainda mais sofisticado. Para não destoar do restante da produção, escolha um lenço que combine com o tom do terno e da gravata! Podem ser da mesma cor ou em tonalidades análogas!

homem utilizando terno azul com lenço de bolso

Espero que essas dicas tenham te inspirado a criar um visual social autêntico e moderno com os acessórios certos! E agora que você já sabe quais os principais elementos que combinam com terno, veja o passo a passo de como dar nó na gravata!

Te vejo no próximo post com mais dicas de estilo masculino e lifestyle!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022