Barba baixa: saiba como cuidar de uma barba curta

Ter uma barba curta é uma escolha popular entre os homens que buscam um visual sofisticado e prático, considerando a praticidade que este tipo de barba traz tanto na manutenção quanto na variedade de estilos por ela complementada. Só que mesmo as barbas curtas precisam de uma atenção especial para que se mantenha um visual estiloso e bem alinhado.

Vou trazer, então, neste post, as melhores dicas de cuidados e manutenções para se ter com a barba curta. Por aqui você aprenderá que os detalhes no cuidado diário fazem a diferença para manter a estética desejada junto à boa saúde dos pelos e da pele. Confere aí!

Por que é importante cuidar da barba curta?

A barba baixa é sinônimo de praticidade, mas engana-se quem acredita que, por isso, não precisa ter nenhum cuidado que não seja o corte quando o comprimento dos pelos for além do desejado.

É importante manter um cuidado constante da barba curta, inicialmente pensando no comprimento. Mas o fato é que este estilo exige que o aspecto dos pelos esteja sempre limpo e brilhante. Indo além, deve-se ter uma atenção também à saúde da pele próxima e abaixo da barba em questão, já que tende a ficar mais à vista em comparação com outros estilos maiores e mais cheios.

Tá surpreso? Parece muita coisa, né? Mas fica tranquilo: vou te dar alguns benefícios que a barba curta traz para sua rotina e, claro, tirar algumas dúvidas importantes para facilitar sua vida!

Quais os benefícios de ter uma barba curta?

Uma barba curta bem cuidada oferece uma série de benefícios para o seu visual e para o seu dia a dia, com o primeiro grande destaque sendo a promoção de uma aparência que exala masculinidade, mas mantém um aspecto limpo e elegante. Outro ponto importante, falando do visual, é a variedade de estilos masculinos em que essa barba baixa se encaixa.

É indo para o lado da higiene e manutenção que está o pulo do gato. É preciso dar uma atenção diária à barba e tudo, mas estamos falando de pequenos cuidados diários — fáceis de serem adicionados ao seu banho, lavagem de rosto matinal ou mesmo ao skincare, caso seja adepto — que evitam ter que gastar uma hora, ou até mais, do seu período de folga em casa.

Como é a rotina de cuidados de uma barba curta?

Para manter sua barba curta em ótimas condições, é só seguir alguns passos básicos de cuidados diários:

  • Lavagem Regular: aproveite para lavar sua barba curta durante o banho. Use shampoos e condicionadores específicos para barba, visando limpar os pelos faciais suavemente, promovendo a nutrição dos pelos e a limpeza tanto da barba quanto da pele;
  • Hidratação: conte com óleos, bálsamos, hidratantes e afins para manter a barba macia e saudável — o que impacta diretamente no aspecto transmitido;
  • Aparagem: como o objetivo é manter a barba baixa e padronizada, é importante considerar uma aparagem mais frequente quando comparada aos estilos com pelos maiores (como a inconfundível barba de lenhador). Mas não deixe essa obrigação te “desanimar”: estamos falando de ajustes rápidos, feitos em questão de minutos que fazem toda a diferença!

Posso usar os mesmos produtos para barba curta e cabelo?

Embora alguns produtos possam ser usados em ambos, sobretudo óleos naturais hidratantes, é recomendável investir em produtos específicos para barba. Isso porque eles são formulados para as necessidades únicas dos pelos faciais, geralmente mais grossos e resistentes quando mantidos em um comprimento menor.

Qual é a frequência ideal para aparar uma barba curta?

A frequência ideal para aparar uma barba curta varia segundo a taxa de crescimento dos seus pelos. Mas a recomendação é aparar a barba a cada uma ou duas semanas para mantê-la no volume desejado, enquanto ajustes menores — como os pelos que começam a crescer fora do design de barba promovido — podem ser feitos mais vezes na semana em questão de segundos.

Cuide também da pele por baixo da barba

Não se esqueça de cuidar da pele por baixo da barba! Ter essa atenção especial com ela é importante para garantir que seus pelos tenham um “solo limpo e fértil” para se desenvolverem e evitar irritações e pelos encravados. Use esfoliantes suaves, hidratantes não comedogênicos e loções pós-barba sem álcool para manter a pele limpa, saudável e com aquele aspecto de maciez que ajuda no visual geral do rosto.

Como evitar a pele irritada no crescimento da barba curta?

Para evitar a coceira e a irritação da pele ao deixar a barba curta crescer, é importante complementar os cuidados de higiene e hidratação de peles e pelos com um equipamento de qualidade e em bom estado.

Foque inicialmente no estabelecimento dos cuidados específicos que já mencionei, usando produtos suaves e adequados para a barba. Ao utilizar shampoos, condicionadores, óleos, hidratantes e afins voltados para a barba, você já deixa tudo devidamente preparado para evitar a irritação e coceira na pele.

O complemento que mencionei está nas lâminas utilizadas. Se barbear com lâminas gastas ou sem o auxílio de géis e espumas de barbear não só promove a irritação da pele no atrito junto à raiz dos pelos, como pode ser até perigoso, aumentando a chance dos cortes acontecerem.

Quais são os melhores penteados para complementar uma barba curta?

Existem muitos penteados que complementam bem uma barba curta, dada a já destacada versatilidade deste estilo. Fique à vontade para explorar estilos mais discretos como o corte undercut, até junto a opções mais ousadas, como o topete pompadour. O negócio é escolher um penteado que combine com o formato do seu rosto e com o seu estilo pessoal!

Espero que estas dicas ajudem você a cuidar da sua barba curta de forma eficaz e bem tranquila, complementando seu visual com estilo e confiança. Com uma rotina de cuidados adequada — tendo à mão os produtos certos para cuidar dos pelos e para amparar quando necessário — sua barba curta estará sempre impecável e pronta para impressionar.

Ah! Outro detalhe importante é o potencial desta barba para combinar perfeitamente com acessórios masculinos. O destaque fica por conta dos colares masculinos, que junto a outros tipos de barba mais carregados podem criar um visual muito pesado ou, então, serem completamente ofuscados.

Aproveite sua passagem pelo blog da Vorax Acessórios para conhecer 8 tipos de pingentes para colares que podem fazer toda a diferença no seu visual.

Até o próximo post!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022