Undercut: a tendência do momento em cortes masculinos

O corte de cabelo é um traço essencial para manter uma aparência elegante, marcando bem o estilo e visual do homem que o usa. Mas cortes como o undercut, que está entre os principais cortes de cabelos masculinos da atualidade, exprimem um aspecto forte e de atitude, transmitindo valores que vão além do estilo estético.

Considerando tamanho potencial na alternativa, preparei um material especialmente para você que está interessado em conhecer mais do undercut.

Descubra os principais motivos para ser tão popular e o favorito de muitos homens, além de tirar dúvidas essenciais para aderir a esse estilo!

O que é o corte undercut?

O undercut se baseia em deixar os fios nas laterais e na região da nuca o mais baixos possível, de forma que o topo da cabeça e do cabelo mantenham mais volume e sejam o ponto de destaque do corte. Em uma tradução literal, undercut é um “corte inferior”, ou seja: o corte do cabelo é focado em toda a região da cabeça, exceto a superior.

Como surgiu o corte undercut?

O penteado foi criado em 1910 e se tornou popular por ser a base cortes mais utilizada no âmbito militar, ajudando a construir um padrão entre os diferentes exércitos. De quebra, era prático de manter, sobretudo quando falamos da higiene dos soldados.

Contudo, o corte levou décadas até voltar a se tornar uma tendência na barbearia contemporânea justamente por servir como alternativa prática e alinhada para penteados mais elaborados no topo da cabeça.

Mas vale ressaltar ainda outro fator que foi providencial para a volta do corte undercut: a série Peaky Blinders, estrelada pelo ganhador do Oscar de melhor ator em 2024, Cillian Murphy.

Na série britânica, os personagens usam justamente o corte undercut como uma das marcas registradas dos Peaky Blinders. A popularidade da série ajudou a atrelar o undercut à personalidade forte dos personagens — sobretudo do protagonista Thomas Shelby.

Qual o tipo de cabelo recomendado para o undercut?

O corte undercut pode ser usado em todos os tipos de cabelo, sendo este um dos fatores que torna esse penteado tão popular, recomendado para cabelos crespos, cacheados, ondulados e lisos.

Com isso, se você pensa em mudar seu estilo, mas ainda não sabe se o corte dará bons resultados, aposte sem medo no undercut!

Confira ainda 5 dicas para o homem ficar bem de brinco, acessório que também se beneficia do destaque dado ao undercut!

Quais são os tipos de undercut?

Como comentei, são muitos os tipos de corte undercut de podem ser explorados. Portanto, você tem muito espaço entender qual se encaixa perfeitamente com sua imagem caso você queira transformá-la ou reforçá-la.

Confira a seguir os tipos de undercut!

1. Undercut marcado em uma só lateral

O estilo do undercut possui a mesma finalidade de dar volume à parte superior do cabelo. No entanto, seu diferencial se resume na marcação entre a parte com volume e a sem volume, geralmente com uma linha demarcando bem os dois setores do corte. Para essa variação, é recomendado o uso de gel para ficar visível a parte marcada do cabelo.

2. Undercut com franja

O corte undercut com franja investe em ainda mais volume no topo do cabelo, com o penteado podendo se estender mais para frente ou para os lados. Com isso, as laterais com pouco volume contrastam, deixando o estilo ainda mais em alta!

3. Undercut slicked back

No slicked back, o cabelo fica penteado para trás. Para esse estilo de undercut, também é indicado o uso de gel para o cabelo formar um característico topete pompadour.

4. Undercut sharky

O corte undercut sharky é ousado e cheio de personalidade. Aqui, o cabelo conta com apoio de modeladores para que as mechas com mais comprimento são direcionadas para frente e para cima, criando um ar moderno e muita sensação de movimento.

5. Undercut com coque

Para o corte undercut com coque, é necessário que o cabelo seja longo e com bastante volume. Com os fios das laterais bem curtos, os fios da área superior devem estar longos para, assim, fazer um coque. Muitos chamam de coque samurai, penteado de estilos masculinos marcantes e que se tornaram uma tendência nos últimos anos.

6. Undercut razor part

O estilo razor part combina o conceito slicked back com a marcação das laterais, trazendo de volta a essência do estilo militar, com a parte superior bem demarcada e os fios superiores muito bem alinhados.

7. Undercut spiky

O undercut spiky se aproxima de um moicano, mas menor. Nesse tipo, há a demarcação da parte lateral e da parte superior. Para deixar ainda mais estiloso, os fios ficam espetados, o que garante muito mais volume.

Há diferença entre undercut e sidecut?

Existe uma diferença básica, apesar de os dois cortes serem bastante parecidos.

  • O undercut utiliza raspagem na nuca e nas laterais;
  • O sidecut se concentra apenas em uma das laterais raspadas.

Como cuidar de um corte undercut?

Para garantir um corte undercut bonito e estiloso, é preciso:

  1. Cuidar dos fios e do couro cabeludo — já que ele fica relativamente exposto nas laterais. Com isso, mantenha a lavagem regular do cabelo com shampoo e condicionador que mais se adequa ao seu tipo de cabelo.
  2. Indo além, dependendo do tipo de undercut que você optar e se você deseja deixar os fios volumosos ou não, é uma boa ideia priorizar o uso de gel e produtos de qualidade para fixar o penteado sem ter risco de reações alérgicas, queda de cabelo ou demais problemas.
  3. Por fim, é muito importante manter nuca e laterais sempre baixas e alinhadas para dar não somente o devido destaque ao estilo do topo da cabeça, mas também para manter o ar de higiene e elegância promovidos pelo penteado.

Undercut pode ser um corte feminino?

Pode sim! Apesar de ser tradicionalmente atrelado ao universo masculino, a praticidade oferecida pelo corte undercut podem ser uma boa alternativa para mulheres. É um corte ideal para trazer um ar moderno, charmoso e singular.

O undercut, assim como todos os cortes masculinos, revela o quanto é importante cuidar da sua aparência da forma que mais define sua personalidade. É ideal para todos os tipos de cabelo e abre muitas possibilidades para explorar outros estilos do corte.

Por isso, dê uma chance ao corte e renove seu estilo. Para trazer ainda mais elegância à sua imagem, você é meu convidado para conhecer também os 13 melhores tipos de barba e renovar por completo seu rosto!

Sobre o Autor

Bruno Camacho

Bruno Camacho tem 32 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. Sua paixão por moda masculina foi o pontapé inicial para fundar a marca Vorax Acessórios, com o princípio de oferecer acessórios modernos para os mais diversos estilos masculinos.

Pinterest

Sobre o Autor

Bruno Camacho tem 30 anos, é formado em Marketing e pós-graduado na área de Neurociência. 

Deixe um comentário

Este post contém 0 comentários by Carlos Hollick Corrá on 18 de setembro de 2023 by Khaue on 25 de agosto de 2023 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022 by Bruno Camacho on 1 de fevereiro de 2022